quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BAN KI-MOON DIZ QUE TIMOR-LESTE ESTÁ PRONTO PARA GARANTIR A SUA SEGURANÇA



HB (PDF) - Lusa

Díli, 15 ago (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse hoje em Díli que Timor-Leste está preparado para a saída das forças de segurança internacionais que se mantêm no país há 13 anos.

"Timor-Leste já não precisa de operações de manutenção da paz da ONU", afirmou o secretário-geral da organização, no primeiro de dois dias de visita a Timor-Leste, lembrando que a Polícia Nacional "fortaleceu as suas capacidades" e "apoiou com sucesso três votações legislativas e presidenciais" nos últimos meses.

A assistência das Nações Unidas a Timor-Leste no futuro será garantida, mas noutros moldes, afirmou Ban Ki-moon, que hoje se avistou com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, empossado no passado 20 de maio em substituição de José Ramos-Horta.

A dupla ronda presidencial e as legislativas, realizadas recentemente, eram o último teste que as Nações Unidas precisavam para manter o plano de encerrar a atual Missão Integrada da ONU para Timor-Leste (UNMIT) até ao final de 2012.

Apesar de incidentes pós-eleitorais em meados de julho, a seguir ao anúncio da nova coligação que vai governar o país, a forma pacífica como decorreram quer as legislativas quer as presidenciais contrastaram com a crise política e de segurança, verificadas em 2006, quando mais de um terço do efetivo militar desertou e a Polícia Nacional implodiu.

A visita que Ban Ki-moon realiza a convite do Presidente da República timorense, a segunda ao país desde dezembro de 2007, surge num período considerado "crítico" pela ONU .

No final de fevereiro no Conselho de Segurança o ex-Presidente José Ramos-Horta agradeceu o apoio da ONU neste trajeto e levou "boas notícias", que têm sido raras naqueles corredores.

"Vim aqui há cinco anos pedir, num cenário bastante triste e dramático, uma nova missão de paz da ONU em Timor-Leste, e hoje regresso mais para partilhar boas notícias com um Conselho de Segurança que enfrenta todos dias situações extremamente difíceis noutros pontos do mundo", declarou na ocasião o então chefe de Estado.

As várias intervenções de membros do Conselho de Segurança foram sobretudo de congratulações pelos progressos, com o embaixador de Portugal, Moraes Cabral, a sublinhar que o país é já um "caso de sucesso" na história das missões de paz da ONU.

O mandato da UNMIT foi então renovado, provavelmente pela última vez, até final de 2012, e de aí em diante "haverá uma missão política, não de paz", previu Ramos Horta.

Após a votação, o embaixador britânico junto da ONU, Mark Lyall Grant, afirmou que o plano conjunto entre o governo de Díli e a UNMIT "pode definir um padrão para futuras transições de missões de paz" noutros pontos do mundo.

A decisão em relação ao futuro da ONU em Timor-Leste compete agora aos membros do Conselho de Segurança, e em Díli Ban Ki-moon irá recolher "a visão do governo timorense", adiantou à Lusa fonte próxima do secretário-geral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana