sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EX-PRESIDENTE CABO-VERDIANO PEDRO PIRES DEFENDE MAIS PORTUGUÊS NA CIÊNCIA

 

JSD - Lusa
 
Cidade da Praia, 14 set (Lusa) - A língua portuguesa necessita de se afirmar não só como língua de cultura mas também, e sobretudo, como uma de ciência e tecnologia, defendeu o ex-Presidente de Cabo Verde Pedro Pires, numa entrevista à Rádio ONU.
 
Citado hoje na edição "online" do semanário cabo-verdiano A Nação, Pedro Pires salientou que, para tal, deve existir um esforço conjunto da comunidade académica, da sociedade civil e dos governos dos países lusófonos para elevar o estatuto da língua portuguesa no campo da pesquisa.
 
"Além de uma língua de cultura, o português deverá ser uma língua de ciência e tecnologia, trabalho que tem de ser feito", afirmou o vencedor do prémio Mo Ibrahim, que reconheceu e premiou a "excelência na liderança africana" do antigo primeiro-ministro (1975 a 1991) e ex-chefe de Estado (2001 e 2011) de Cabo Verde.
 
"Cabe aos países mais avançados e mais populosos, como Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, trabalharem nesse sentido", acrescentou.
 
Para o atual presidente da Fundação Amílcar Cabral, as investigações nos mais diversos domínios vão precisar de ser em língua portuguesa.
 
"É um esforço que deve ser feito», concluiu.
 
O português é falado, como língua oficial, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana