domingo, 16 de setembro de 2012

Ex-secretário executivo Simões Pereira vai ser condecorado pelo PR Cavaco

 

TQ (SBR/CSR) - Lusa
 
Lisboa, 14 set (Lusa) - O ex-secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Domingos Simões Pereira vai ser condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, anunciou hoje a instituição.
 
A CPLP indica, em comunicado, que a cerimónia de condecoração decorrerá na próxima terça-feira de manhã, no Palácio de Belém, em Lisboa.
 
Na IX conferência de chefes de Estado e de Governo dos países lusófonos, que decorreu em julho deste ano em Maputo, promovida pela CPLP, Domingos Simões Pereira foi homenageado pelo "papel esclarecido e empreendedor" como desempenhou o cargo de secretário-executivo.
 
Numa declaração então aprovada realça-se que o guineense Domingos Simões Pereira contribuiu para a "projeção e reforço do prestígio internacional da CPLP" e para a "prossecução da reforma institucional da organização" no desempenho do cargo, entre julho de 2008 e julho de 2012.
 
A organização teve em conta "o seu papel ativo na aproximação da CPLP à sociedade civil" e o "empenho pessoal na promoção e divulgação dos seus objetivos, princípios e valores dentro e fora do espaço da comunidade".
 
"Eu sou engenheiro civil, vim exercer um cargo fundamentalmente de diplomacia. A única coisa que tentei foi não me transformar num diplomata, não por achar que não fosse esse um requisito importante, mas porque iria perder quatro anos a tentar ser aquilo que não era. Limitei-me a emprestar à organização aquilo que sou", disse Simões Pereira à agência Lusa em julho, no termo do seu mandato como secretário executivo da CPLP.
 
Quanto ao futuro, foi claro: "Quero trabalhar na Guiné. Estou completamente disponível para a Guiné-Bissau".
 
Militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder até ao golpe de estado de 12 de abril) desde os anos 1980, afastou, para já, futuras candidaturas a cargos políticos.
 
Simões Pereira, nascido em Farim, na Guiné-Bissau, em 1963, é engenheiro civil e industrial pelo Instituto de Engenharia de Odessa (Ucrânia) e mestre em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Estatal da Califórnia, em Fresno (Estados Unidos).
 
Entre dezembro de 2006 e 2008 foi conselheiro do primeiro-ministro da Guiné-Bissau para as Infra-estruturas por conta do Banco Mundial, secretário-geral da Caritas da Guiné-Bissau de setembro de 2006 a setembro de 2008, ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo de maio de 2004 a novembro de 2005 e ministro do Equipamento Social entre 2002 e 2003.
 
Entre outras funções, foi também assistente técnico para a Reforma das Infra-Estruturas no Projecto de Reforma e Desenvolvimento do Sector Privado (Banco Mundial), de 2000 a 2004, e assistente técnico para a Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (União Europeia), de 1999 a 2000.
 
A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana