quinta-feira, 13 de setembro de 2012

POBRE NOTICIÁRIO SOBRE TIMOR-LESTE, EM PORTUGUÊS, SURGE HOJE MAIS RICO

 


Presidente Taur Matan Ruak atribui certificado honorário a equipa médica chinesa
 
13 de Setembro de 2012, 11:51
 
O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, atribuiu na semana passada um certificado honorário a todos os membros da 4º equipa médica chinesa enviada para Timor-Leste.

Ruak discursou juntamente com Fang Wenxin, encarregado de negócio interino da embaixada chinesa em Timor Leste, informa o CRI online.

Taur Matan Ruak elogiou a equipe chinesa pelo seu trabalho e enfatizou o sucesso da cooperação entre China e Timor na área da medicina. O presidente timorense espera ainda que os dois países aprofundem as cooperações de amizade.

Por sua vez, Fang Xinwen relembrou que esta é a quarta equipa médica a deslocar-se a Timor Leste, desde o seu inicio em 2004.

Durante dois anos, os médicos chineses ultrapassaram vários contratempos, mas através da sua coragem e perseverança, ganharam o respeito da comunidade local, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do país. A 5º equipa médica chinesa irá chegar a Timor no fim de setembro.

SAPO TL com CRI

Ministro do Petróleo exige gasoduto
 
13 de Setembro de 2012, 02:05
 
O Ministro do Petróleo disse que o seu país irá vetar o desenvolvimento de um campo de gás de propriedade conjunta com a Austrália, segundo a rádio australiana ABC.

Parte dos campos de óleo e gás do Greater Sunrise está dentro da Área Conjunta de Desenvolvimento Petrolífera no Mar de Timor, que é controlada por ambos os países e está a ser desenvolvida por um consórcio de empresas de petróleo, liderado por Woodside Petroleum.

A Woodside prefere a opção de construir uma planta flutuante LNG (Liquefied natural gas) no local de extracção do gás, mas o Ministro Alfredo Pires não irá permitir que o projecto avance, a não ser que Timor seja responsável pelo processo e pela exportação do gás.

"Não existe outra opção para o Greater Sunrise" e como " proprietários desses mesmos recursos, nós já decidimos que a opção mais favorável para nós é a construção de um gasoduto para Timor-Leste, disse Alfredo Pires à ABC.

O Ministro disse ainda à rádio que se o gasoduto não vier na direcção de Timor-Leste, que fique para as gerações futuras.

Timor-Leste foi segundo país pobre que mais reduziu taxa de mortalidade infantil
 
13 de Setembro de 2012, 09:01
 
Lisboa, 13 set (Lusa) - Timor-Leste foi o segundo país pobre do mundo que mais reduziu a taxa de mortalidade infantil nos últimos 20 anos, com uma diminuição de 70%, conclui um relatório da UNICEF hoje divulgado.
 
No relatório "Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada", a agência das Nações Unidas para a infância sublinha os progressos registados nas duas últimas décadas, período durante o qual o número de mortes de menores de cinco anos diminuiu 41%, de quase 12 milhões em 1990 para 6,9 milhões em 2011.
 
Entre os 20 países de baixos rendimentos com maiores reduções estão dois países de língua portuguesa: Timor-Leste, com uma diminuição de 70%, e Moçambique, com uma quebra de 54%.
 
Ainda assim, Moçambique é o 22.º dos 195 países analisados com maior taxa de mortalidade infantil (103 mortes em 1000 nados vivos) e Timor-Leste o 51.º (54).
 
Numa tabela liderada pela Serra Leoa, com 185 mortes por 1000 nados vivos, e em que San Marino surge com a mais baixa taxa (duas mortes por mil nados vivos), os países africanos de língua portuguesa estão todos, exceto Cabo Verde, entre os 30 piores.
 
A Guiné-Bissau é o sétimo país do mundo com mais mortes de menores de cinco anos (161 por mil nados-vivos) e Angola é o oitavo, embora a taxa angolana tenha diminuido 35% desde 1990, de 243 para 158 em cada 1000 nados vivos, e a guineense 24%.
 
São Tomé e Príncipe, o 28.º país da lista, registou 89 mortes por mil nados-vivos em 2011, apenas menos 8% do que em 1990.
 
Cabo Verde, com 21 mortes por 1.000 nados vivos, é o melhor país africano de língua portuguesa, encontrando-se no 91.º lugar da lista de 195 países, e teve também uma das melhores reduções, de 63% entre 1990 e 2011.
 
Já o Brasil, com uma taxa de 16 mortes por 1000 nados-vivos (menos 73% do que em 1990), surge em 107.º lugar, enquanto Portugal, referido no relatório como um exemplo de sucesso, teve uma redução de 78% nas duas últimas décadas e regista hoje uma taxa de mortalidade infantil de 3,4% e é o nono país do mundo mais bem classificado.
 
FPA.
 
Fontes: Agência Lusa e Sapo TL
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana