domingo, 23 de setembro de 2012

São Tomé e Príncipe: FMI ELOGIA MAS PAÍS TEME MAIS CARÊNCIA ALIMENTAR

 


FMI elogia governo por desempenho orçamental
 
22 de Setembro de 2012, 13:52
 
São Tomé 22 set (Lusa) - Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que terminou uma missão de avaliação macroeconómica em São Tomé e Príncipe elogiou hoje o desempenho orçamental do governo do arquipélago.
 
Um comunicado do FMI saúda o governo são-tomense "pelo seu empenho na preservação da arduamente conquistada prudência fiscal".
 
"Um controlo rígido dos gastos não prioritários compensou o desempenho abaixo do esperado das receitas fiscais, devido ao enfraquecimento da atividade económica", explica o comunicado.
 
O comunicado indica que a missão teve encontros com o ministro das finanças e cooperação internacional, Américo Ramos, com a governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe e os respetivos assessores, altos funcionários do governo e representantes do setor privado.
 
"Para 2012 o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) continua a ser projetado em 4,5%, embora o risco associado a esta projeção se tenha elevado, refletindo em parte os efeitos da crise na Europa e a uma execução de projetos abaixo do esperado, devido a dificuldades persistentes de financiamento", diz o comunicado.
 
A missão constatou ainda que a inflação "está numa trajetória decrescente, tendo-se situado em oito por cento em abril" deste ano, o nível mais baixo dos últimos 10 anos.
 
A missão do FMI esteve durante uma semana no arquipélago a pedido do governo para analisar a situação macroeconómica e a execução orçamental de 2012 e "dar seguimento a outras necessidades e prioridades de assistência técnica", no âmbito do Programa de Ajustamento Estrutural, assinado em 1988.
 
MYB
 
PM visita Alemanha e participa na assembleia-geral da ONU
 
22 de Setembro de 2012, 15:13
 
São Tomé, 22 Set (Lusa) - O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada viajou hoje para Alemanha onde vai participar na reunião da Africon, seguindo para os Estados Unidos da América onde deverá participar nos trabalhos da reunião anual Assembleia-geral das Nações Unidas.
 
Patrice Trovoada em declarações no aeroporto antes de viajar, disse que a reunião do Africon (comando americano para África) decorrerá em Estugarda e vai dar a posição do seu país sobre o que pensa sobre a defesa e segurança no golfo da Guiné.
 
"Vou a convite do estado-maior das forças armadas americanas, nomeadamente o estado-maior para África para fazer uma intervenção sobre o que nós pensamos sobre o conceito de defesa e segurança no Golfo da Guiné", disse o primeiro-ministro são-tomense.
 
Patrice Trovoada que participará nesta reunião acompanhado do ministro da defesa e segurança pública, Carlos Stock, disse que vai aproveitar o evento para "falar das relações a nível militar do setor da defesa entre São Tomé e Príncipe e os Estados Unidos da América".
 
No final dos trabalhos da Assembleia-geral da ONU, o chefe do executivo são-tomense desloca-se para Washington para encontros com o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a sociedade financeira internacional.
 
O BM e o FMI, recorde-se, financiam um Programa de Ajustamento Estrutural (PAE) no arquipélago, desde 1988.
 
MYB
 
Governo prevê agravamento da situação alimentar no próximo ano
 
22 de Setembro de 2012, 15:34
 
São Tomé, 22 set (Lusa) - O Governo são-tomense apelou hoje à população para "cultivar cada pedaço de terra disponível" de modo a inverter os prognósticos "pessimistas" de agravamento da situação alimentar em 2013, devido à subida do preço dos bens.
 
Em comunicado, o governo afirma que em 2013 a subida de preços no mercado internacional "vai agravar-se", exortando, por isso, a população a empenhar-se "no cultivo de cada pedaço de terra".
 
"O conselho de ministros analisou a problemática da segurança alimentar, à luz dos prognósticos pessimistas para o ano de 2013, devido à seca e às intempéries em muitas regiões consideradas exportadoras de bens alimentares", provocando "uma subida dos preços no mercado internacional", refere o comunicado.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre São Tomé e Príncipe (ligação no símbolo da barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana