terça-feira, 18 de setembro de 2012

TIMOR-LESTE UNE-SE AO BRASIL NO FMI

 

FYRO - Lusa
 
Rio de Janeiro, 18 set (Lusa) - Timor-Leste passará a integrar a direção (círculo eleitoral) do Brasil no Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) a partir de 01 de novembro, anunciaram hoje os governos dos dois países.
 
A entrada será concretizada após as eleições para a direção-executiva do Fundo internacional. Com o acordo, o novo diretor-executivo brasileiro passará a representar também os interesses timorenses perante o FMI.
 
"A decisão reflete os laços de irmandade, as afinidades históricas, culturais, linguísticas e políticas, assim como a estreita colaboração existente entre Timor-Leste e o Brasil em variados temas da agenda internacional", diz a nota oficial dos dois países.
 
Em comunicado, divulgado pelo Ministério da Fazenda, o Governo brasileiro ressalta que a entrada de Timor-Leste na direção do Brasil vai ao encontro da política do país de tentar "ampliar a voz e a visibilidade" no FMI de nações de menor dimensão.
 
"A presença timorense enriquece sobremaneira a atuação do assento brasileiro. Entre outros motivos, porque Timor-Leste coordena atualmente o G7+, grupo que procura dar visibilidade internacional ao tema dos Estados frágeis saindo de situações de conflito", ressalta a nota do Governo brasileiro.
 
Timor-Leste será o primeiro país asiático a fazer parte da cadeira brasileira, que já é compartilhada pelas nações da América do Sul, América Central e do Caribe.
 
O Governo timorense, por sua vez, considerou que, com a união à direção brasileira, o país "melhorou sua voz e visibilidade" no Fundo Internacional.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana