sábado, 27 de outubro de 2012

Angola: APROFUNDAR COOPERAÇÃO COM PORTUGAL, DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

 


Embaixador de Portugal em Luanda abordou cooperação com ministra dos Assuntos Parlamentares
 
26 de Outubro de 2012, 11:34
 
Luanda, 26 out (Lusa) - Portugal e Angola vão aprofundar a cooperação no setor dos assuntos parlamentares, visando uma maior aproximação entre os órgãos legislativos e Governos dos dois países, anunciou hoje em Luanda o embaixador de Portugal.
 
João da Câmara falava à saída do encontro que manteve hoje na capital angolana com a ministra dos Assuntos Parlamentares, Rosa Micolo.
 
O diplomata manifestou ser desejo de Portugal que a cooperação neste setor se intensifique, principalmente na área da formação de quadros e troca de experiências, noticiou a agência Angop.
 
Rosa Micolo salientou, por seu lado, que no quadro da troca de experiências, técnicos angolanos efetuaram recentemente uma visita a Portugal, durante a qual foi manifestado o desejo de formar os quadros angolanos a título gratuito.
 
"É positivo este gesto, mas cabe formalizar oficialmente o pedido e acredito que isso vai acontecer, não só por causa do afeto que existe entre os dois países, mas pelo princípio do comprimento de cooperação entre ambas as partes" sublinhou.
 
O encontro de João da Câmara com Rosa Micolo sucede ao que manteve no passado dia 17 com o ovo presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando Piedade Dias dos Santos.
 
Neste encontro, o diplomata defendeu maiores facilidades na concessão de vistos a cidadãos angolanos, "desde que tenham a documentação necessária".
 
As relações institucionais entre os dois países constaram igualmente do encontro de João da Câmara com Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
EL/TQ // VM.
 
Governo de Angola aposta na diversificação das exportações
 
26 de Outubro de 2012, 15:34
 
Luanda, 26 out (Lusa) - O Governo angolano vai apostar a curto prazo na diversificação das exportações através do programa Angola Investe, de apoio às micro, pequenas e médias empresas, disse hoje o ministro da Economia citado pela agência Angop.
 
Abraão Gourgel, que falava na abertura do seminário "O programa Angola Investe: Objetivos e Características", dirigido a funcionários de 20 bancos comerciais envolvidos no programa, esclareceu que apenas dois por cento das empresas angolanas exportam e que são todas dos setores do petróleo, gás e diamantes.
 
Segundo o ministro, apenas as grandes empresas contribuem de modo significativo para o aumento das receitas fiscais do Estado, enquanto a contribuição das micro, pequenas e médias empresas ainda é muito reduzida.
 
Para inverter este cenário, o executivo angolano criou o programa Angola Investe que pretende reduzir a burocracia e os custos do financiamento da atividade empresarial, prevendo o acesso ao crédito com taxas de juros bonificadas pelo Estado, que não deverão ultrapassar os cinco por cento.
 
A ideia é, segundo o ministro, promover a diversificação da economia através do aumento da produção de bens ligados à indústria de materiais de construção, pescas, agricultura, pecuária, indústria transformadora e minas para reduzir a dependência dos setores do petróleo, gás e diamantes.
 
O Angola Investe, criado em 2011, será gerido por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem) e que terá 75 por cento de capital social angolano.
 
O financiamento de projetos a juros bonificados poderá atingir os 20 milhões de kwanzas (cerca de 161 mil euros) no caso das micro empresas, os 150 milhões de kwanzas (1,2 milhões de euros) para as pequenas e os 500 milhões de kwanzas (cerca de quatro milhões de euros) para as médias empresas.
 
CFF //JMR.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana