quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Angola: MINISTRO PROMETE COMBATE AO CRIME

 


José da Costa – Jornal de Angola
 
O Ministério do Interior vai estabelecer mecanismos com os órgãos do sistema de justiça para permitir a realização célere dos julgamentos e condenação dos réus, anunciou ontem, em Luanda, o novo ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga.

O novo ministro, que falava na cerimónia de passagem de pastas do seu antecessor, Sebastião Martins, sublinhou que essa medida visa desencorajar os crimes de violação e os actos praticados com armas de fogo.

Ângelo Veiga disse que a Polícia Nacional confronta-se com um quadro de crimes violentos, aos quais promete dar um “combate enérgico e implacável”.

O ministro garantiu que vai trabalhar para aumentar o número de estabelecimentos prisionais e centros de reeducação e recuperação de delinquentes, incluindo a reforma dos serviços da ordem pública.

Os crimes informáticos e económicos, com destaque para o “branqueamento” de capitais, a sinistralidade rodoviária e a regulamentação do novo Código de Estrada, vão também merecer a atenção do novo titular do Ministério do Interior. Ângelo Veiga defendeu o reforço do trabalho educativo e de sensibilização dos utentes da via pública e a conjugação de esforços com outros órgãos nacionais, para solucionar os problemas do trânsito automóvel. O ministro defendeu uma política migratória que tenha em conta os interesses do Estado e do cidadão e acentuou ser fundamental o reforço da fiscalização e controlo de todas as fronteiras nacionais.

Ângelo Veiga advogou o rigor na contratação de empresas fornecedoras de bens e serviços ao Ministério do Interior e garantiu que vai desempenhar as suas funções com “humildade e espírito de equipa”.

O novo ministro do Interior desencoraja os efectivos que insistem na prática de comportamentos que mancham a corporação policial e lembrou que o seu mandato vai basear-se na “disciplina, rigor e controlo dos efectivos”.

O ministro cessante, Sebastião Martins, disse que vai continuar a trabalhar com o Ministério do Interior e agradeceu aos funcionários pelo empenho demonstrado durante o seu mandato.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana