sábado, 27 de outubro de 2012

Cabo verde: TRIBUNAL DE CONTAS, 10 MILHÕES DA UE, VISTOS FÁCEIS, CIMEIRA COM LUSOS

 


Governo cabo-verdiano defende modernização e nova legislação para o Tribunal de Contas
 
26 de Outubro de 2012, 19:00
 
Cidade da Praia, 26 out (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano defendeu hoje a aprovação de uma nova lei de organização e funcionamento do Tribunal de Contas (TC), com vista à sua modernização e melhor controlo das contas do Estado.
 
José Maria Neves discursava no encerramento da VII Assembleia-Geral da Organização das Instituições Superiores de Contas, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP), que decorreu na Cidade da Praia desde quarta-feira.
 
O chefe do Governo cabo-verdiano explicou que o reordenamento legislativo do TC é necessário para aumentar o seu "índice de tecnicidade e de capacitação para dar respostas mais exequíveis às demandas mais exigentes".
 
"Desde logo, urge-se-lhe uma legislação mais adequada e mais actualizada para que possa realizar o seu papel de órgão supremo de arbítrio, de fiscalização e de controlo da legalidade das despesas públicas", afirmou.
 
José Maria Neves defendeu ainda que, para que o controlo externo das contas públicas seja efetivo e mais qualificado, é necessário a aprovação de uma nova lei para substituir a legislação aprovada em 1993.
 
"Temos de continuar a prestar muita atenção às contas o Estado. É fundamental que o Tribunal de Contas aperfeiçoe os seus mecanismos de análise, de modo a melhorar o seu auxílio ao parlamento na análise minuciosa e rigorosa das Contas do Estado", disse.
 
O chefe do Governo cabo-verdiano defendeu ainda que, no ambiente de crise e de "profunda deterioração das contas públicas em vários países do mundo", o trabalho das Tribunais de Contas torna-se mais exigente, quer no auxílio aos parlamentos na fiscalização da ação governativa, como no controle da utilização dos recursos públicos.
 
Durante a VII Assembleia-geral, a Câmara de Contas de Timor-Leste tornou-se membro de pleno direito da Organização das Instituições Superiores de Contas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP), devendo Macau entrar em 2013.
 
A Câmara de Contas timorense vai, deste modo, assumir a presidência da organização, sucedendo ao Tribunal de Contas de Cabo Verde.
 
Esta Assembleia-geral também aprovou o plano estratégico 2011-2016 da organização, além das auditorias às contas de 2011 do secretariado executivo da CPLP, seguindo o respetivo processo para a fase de contraditório, para que depois se possa concluir o relatório, o mesmo sucedendo com o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na Praia.
 
O primeiro-ministro sublinhou o trabalho realizado durante o encontro, considerando que os resultados conseguidos fazem com que a reunião da Praia "seja mais um marco no fortalecimento global da construção e qualificação do Estado de Direito Democrático nos países da CPLP".
 
CLI // ARA.
 
Durão Barroso anuncia mais 10,2 ME de apoio a Cabo Verde
 
26 de Outubro de 2012, 21:09
 
Cidade da Praia, 26 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia (UE) anunciou hoje um reforço de 10,2 milhões de euros a Cabo Verde para programas de apoio orçamental e luta contra a pobreza.
 
José Manuel Durão Barroso, que chegou hoje a Cabo Verde para uma visita de dois dias, falava numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, após os dois se terem reunido a sós e, mais tarde, junto com delegações das duas partes.
 
Durão Barroso lembrou que o programa de cooperação 2009/13 celebrado entre os "27" e Cabo Verde tem o valor de 50 milhões de euros, a que se juntará, agora, o novo montante, o que constitui, disse, "uma demonstração da confiança" de Bruxelas nas reformas em curso no arquipélago.
 
Acordo de facilitação de vistos entre Cabo Verde e UE é inovador, destaca PM
 
26 de Outubro de 2012, 21:27
 
Cidade da Praia, 26 out (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano congratulou-se hoje com a assinatura do acordo de facilitação de vistos celebrado entre Cabo Verde e a União Europeia (UE), mas admitiu que há ainda um longo caminho a "desbastar" nas relações com os "27".
 
José Maria Neves, numa conferência de imprensa conjunta, na Cidade da Praia, com o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, salientou a importância do acordo, que permitirá aos estudantes, empresários, investigadores, entre outros, a isenção de vistos para a Europa.
 
O primeiro-ministro cabo-verdiano, numa curta declaração, reiterou a vontade de Cabo Verde em continuar a "ser útil" à União Europeia (UE) junto das organizações internacionais, como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e União Africana, no quadro sub-regional e regional.
 
José Maria Neves lembrou que o "fermento" da boa governação por si exigida desde 2001, altura em que chegou à chefia do Governo em Cabo Verde, levou o país a tornar-se, pelo segundo ano consecutivo, o segundo Estado de África com melhores hábitos nesse domínio.
 
"A transparência na gestão financeira, da democracia, a estabilidade e a segurança, a integração regional, o combate ao narcotráfico e à lavagem de capitais e a ainda o cumprimento dos seis pilares da parceria especial de Cabo Verde com a UE são alguns dos exemplos", reivindicou.
 
"Queremos reforçar a parceria, pois há muito ainda a desbastar", disse, salientando o 5.º aniversário da parceria, o reconhecimento, pelos "27", dos esforços cabo-verdianos e a vontade em "ir mais longe".
 
Na sua intervenção, José Maria Neves realçou que, em 2003, foi com Durão Barroso, então primeiro-ministro português, que abordou pela primeira vez a questão de um estatuto especial de Cabo Verde junto dos "27", algo que viria a alcançar em 2008.
 
"Durão Barroso teve um papel decisivo na melhoria das relações entre Portugal e os países africanos lusófonos e entre a Europa e a África", afirmou o chefe do executivo cabo-verdiano, que felicitou também a União Europeia pela recente distinção com o Prémio Nobel da Paz.
 
JSD // ARA.
 
Cimeira Portugal/Cabo Verde marcada para 01 a 03 de dezembro, confirma PM cabo-verdiano
 
26 de Outubro de 2012, 23:50
 
Cidade da Praia, 27 out (Lusa) - A segunda Cimeira Portugal/Cabo Verde vai realizar-se de 01 a 03 de dezembro próximo, disse na sexta-feira à noite à agência Lusa o primeiro-ministro cabo-verdiano.
 
José Maria Neves, que falava à Lusa à margem da visita a Cabo Verde do presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, nada mais adiantou, pondo, assim, de parte a possibilidade de a cimeira ser adiada para 2013.
 
Por definir está o local, pois, inicialmente prevista para o Mindelo, na ilha de São Vicente, a cimeira poderá realizar-se, porém, na Cidade da Praia (ilha de Santiago).
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Guiné-Bissau (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana