quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Timor-Leste: AUMENTA NÚMERO DE DOENTES MENTAIS, MAMA VITALÍCIA PARA POLÍTICOS

 


1455 pessoas sofrem de doenças mentais
 
11 de Outubro de 2012, 11:57
 
O diretor geral do Ministério de Saúde, Agapito da Silva disse que cerca de 1455 pessoas sofrem de uma deficiência mental.

Esse é o grande problema atualmente na comunidade. O Estado e a comunidade deveriam trabalhar juntos no tratamento e prevenção da doença, segundo Agapito da Silva.

Em cada seis meses aumenta o número de pessoas com deficiências mentais, segundo a CJITL. O chefe do departamento das doenças mentais, Teofilo Júlio Tilman informou que o total das pessoas que sofrem da referida doença classifica-se em 700 homens e 755 mulheres.

Teofilo Tilman acrecentou ainda que pode-se curar a doença, mas que é necessário a colaboração da família e do Governo para que essas pessoas possam receber um tratamento intensivo no hospital.

SAPO TL com CJITL

Lei da Pensão Vitalícia para discussão
 
11 de Outubro de 2012, 14:22
 
O deputado do Partido Democrático (PD) no Parlamento Nacional, Duarte Nunes disse que até agora o Parlamento ainda não fez qualquer discussão sobre a revisão da Lei Pensão Vitalícia, apesar da referida lei tornar-se uma polémica no torno da sociedade, informa a CJITL.

“Ainda não conseguimos debater sobre esta lei. Porque damos mais prioridades ao Orçamento Rectificativo e ao Orçamento Geral 2013”, informou o deputado.

Reconhece que recebe muitas críticas da parte de comunidade e sociedade civil sobre a Lei Pensão Vitalícia. “Este assunto é muito importante que todos saibam”, disse Nunes.

Sobre o mesmo assunto, o deputado Elídio Faculto da bancada da Fretilin disse que é importante fazer uma alteração sobre a Lei da Pensão Vitalícia no Parlamento Nacional. “Pretendo eliminar esta lei. Porque só dá vantagem a uma parte. É só para os governantes. Na verdade, o dinheiro deveria ser dado ao povo.

Nomeadamente para a área de Educação, Saúde e mais outras porque só assim é que se pode ajudar a vida do povo”, salientou Faculto.

Segundo o deputado da Fretilin, deve-se considerar a declaração que foi feita pelo Presidente da República, Taur Matan Ruak, porque a referida lei está a preocupar e a receber críticas de muitas pessoas. Por isso o Parlamento Nacional deve agendar e discutir o assunto.

SAPO TL com CJITL

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana