quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Trabalhadores da TV Cabo Verde ameaçam paralisar por falta de salários

 

CLI - JMR - Lusa
 
Cidade da Praia, 10 out (Lusa) - Os trabalhadores da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) ameaçam paralisar as emissões da rádio e televisão públicas durante dois dias para reivindicar o pagamento de salários em atraso.
 
Os trabalhadores querem ainda a "adoção de um modelo de financiamento regular" e exigem a prestação de "informações vitais para o funcionamento da RTC", nomeadamente sobre os "planos, os relatórios e os projetos estruturantes para o desenvolvimento da empresa".
 
A greve, que deverá abranger todos os setores de atividade da empresa e prevê a paralisação durante dois dias das emissões de rádio e televisão, foi convocada pelo Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) e pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).
 
"Pretendemos discutir com a empresa para que se fixe uma data para o pagamento futuro dos salários, estamos ainda a exigir a reposição do subsídio de Natal, um direito adquirido pelos trabalhadores e retirado pelo atual Conselho de Administração", disse o presidente do SITHUR, Carlos Lopes.
 
Para além dos sucessivos atrasos no pagamento de salários, os trabalhadores da RTC queixam-se da alegada falta de investimento na infraestrutura tecnológica, uma situação que "tem estado a ter repercussão na degradação da qualidade do sinal, tanto da rádio como da televisão em vários pontos do país".
 
O Movimento para a Democracia, (MD, maior partido da oposição), anunciou que o seu grupo parlamentar vai solicitar a audição do ministro que tutela a Comunicação Social em cabo Verde para explicar a situação da RTC.
 
Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o responsável do grupo parlamentar do MD, Fernando Elisio Freire, afirmou que a sua bancada vai ouvir o ministro Rui Semedo, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa e a Comissão dos Trabalhadores.
 
O conselho de Administração da RTC já reagiu, afirmando que não consegue pagar os salários porque a empresa de eletricidade e água (ELECTRA) não tem estado a repassar os montantes arrecadados na cobrança da taxa de rádio e televisão, pagos através das faturas de eletricidade.
 
A administração da RTC disse ainda que o montante em dívida já ultrapassa os 150 mil contos.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana