quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Portugal: RISCO DE BANCARROTA ACIMA DE 42%

 


Jorge Nascimento Rodrigues - Expresso
 
Na trajetória de subida desde 19 de outubro, a probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa atingiu hoje 42,19%. Portugal mantém-se no 5º lugar do "clube" dos 10 países com mais alto risco. Espanha regressou ao "clube".

A probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa não para de subir. Hoje fechou em 42,19%, segundo dados da CMA DataVision.
 
A trajetória de subida do risco de incumprimento (default) mantém-se desde 19 de outubro.
 
O custo dos credit default swaps (cds, seguros contra o risco de incumprimento) fechou em 633,02 pontos base. A 18 de outubro estava em 415,76 pontos e o risco de default era de 30,83%.
 
Portugal está em 5º lugar no "clube" dos 10 países com mais alto risco de default, um grupo que é liderado pela Grécia, Argentina e Chipre.
 
Ontem, o Banco de Portugal revelou a sua previsão de recessão para 2013 apontando para 1,6%, enquanto a previsão oficial que enforma a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano é de 1%.
 
Hoje o Instituto Nacional de Estatística avançou com estimativas preliminares de uma recessão de 3,4% no 3º trimestre de 2012 em relação a período homólogo do ano passado. A projeção do governo para a quebra anual do PIB em 2012 é de 3%. Esta quebra no terceiro trimestre é superios à quebra homóloga de 3,2% que se tinha registado no segundo trimestre. A economia portuguesa entra no oitavo trimestre consecutivo de recessão.
 
Espanha, entretanto, regressou, hoje, ao referido "clube", ao 10º lugar, tendo fechado com um risco de 26,15%, apesar de Olli Rehn, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, ter afirmado hoje que Bruxelas não vê necessidade de exigir a Madrid medidas adicionais em 2012 e 2013 no quadro do procedimento de défice excessivo. A nova avaliação, nesse âmbito, ocorrerá em fevereiro do próximo ano.
 

1 comentário:

Anónimo disse...


QUANTO MAIS LEMBRAM O "DEFAULT", MAIS É NECESSÁRIO LEMBRAR OS EXEMPLOS DO EQUADOR E DA ISLÂNDIA!!!

Mais lidas da semana