Expresso das Ilhas
Numa operação de
marketing de grande escala e afinada ao pormenor, a Portugal Telecom divulgou
os seus produtos de ponta a investidores institucionais que, juntos,
representam fundos e empresas com mais de um trilião de dólares na sua gestão.
Na «Technology
& Innovation Conference», que decorreu na Sala Tejo do Parque das Nações,
em Lisboa, a Portugal Telecom mostrou a sua tecnologia mais avançada para os
sectores da saúde, do serviço público, dos negócios e do entretenimento."Somos
uma empresa que não está imune à quebra de consumo, mas importa salientar que
com a transformação que operamos na nossa oferta, hoje temos serviços que têm
preços competitivos e são mais relevantes para os nossos clientes, e isso é o garante
da sustentabilidade a médio prazo da nossa empresa", disse Zeinal Bava em
entrevista à Thomson Reuters. O CEO acrescentou que, além do investimento nas
novas tecnologias, a PT vai ter mão-de-ferro na "disciplina de custos e
financeira" e continuará a beneficiar do facto de ser geograficamente
diversificada, com cerca de 60 por cento das receitas a resultarem dos
investimentos no Brasil, África e Ásia. A Telecom fechou o segundo trimestre de
2012 com um lucro líquido de 69 milhões de euros, menos 17 por cento que no
período homólogo, mas as receitas da rede fixa cresceram 5 por cento, graças ao
sucesso do MEO, o serviço triple play que inclui televisão, telefone e Internet
numa só factura, enquanto os custos desceram 8,3 por cento. A PT pôs em marcha nos
últimos cinco anos uma estratégia de forte investimento em novas tecnologias,
com destaque para a implementação de uma rede de fibra óptica à escala
nacional, com vários anos de avanço face à maioria das empresas europeias do
sector, recordou o CEO.
Soluções que seriam
úteis a Cabo Verde
Dentro de poucos
meses, a PT Telecom vai ter a funcionar o sexto maior Data Center do mundo,
localizado na Covilhã, uma cidade do interior de Portugal, a cerca de duas
horas de Lisboa, uma zona que tem a particularidade de ser muito fria e
praticamente sem riscos naturais, ou seja, terramotos, inundações, ou tornados.
Esta
infra-estrutura, cujo investimento ronda os 90 milhões de euros, vai ser uma
referência mundial em termos de eficiência energética e de sustentabilidade.
"Esperamos reduzir em cerca de 40 por cento a nossa factura
energética", explicou ao Expresso das Ilhas Miguel Covas, um dos
responsáveis pelo projecto.
Um dos grandes
custos deste tipo de instalações está associado à componente energética.
"Estas unidades são verdadeiros glutões de energia", refere Covas, e
só para exemplificar, o consumo do novo Data Center será equivalente ao de 100
mil pessoas. Como uma estrutura mais eficiente dá mais competitividade à
empresa, porque os custos mais baixos têm reflexo nos preços que a PT pode
praticar no mercado, uma das grandes novidades será o sistema inovador de
climatização, "que denominamos por free cooling" e que consiste em
utilizar o ar exterior para arrefecer as salas dos computadores, evitando assim
o uso dos vulgares sistemas de climatização. O Data Center da PT terá inclusive
um lago artificial que permite dois objectivos: recolha da água das chuvas e
optimização do processo de arrefecimento, mesmo nos dias mais quentes.
Outra das inovações
apresentadas tem a ver com o serviço público e é utilizada para diminuir os
custos das autarquias e dos governos na gestão quotidiana da água e da electricidade.
É uma tecnologia inteiramente portuguesa. No primeiro caso, monitoria e
controlo dos contadores da água, a solução é composta por um dispositivo rádio
que se instala em cada contador e transmite a contagem para a plataforma, via
rede da PT. "Com base nisso, podemos fazer a leitura remota dos contadores,
seja agendando-a seja pedindo-a através de qualquer dispositivo com acesso à
internet. Permite também gerar alertas e notificações em caso de algum evento
relacionado com a água", resume Ricardo Ferreira ao Expresso das Ilhas.
Em termos de
electricidade, a solução da PT permite o controlo remoto de luminárias da via
pública. "Permite acender ou apagar as luminárias e permite fazer a
diminuição do fluxo luminoso e consequentemente do consumo de cada luminária.
Com esta ferramen-ta, as câmaras municipais, por exemplo, podem programar a sua
iluminação pública de forma a poderem diminuir a sua quantidade luminosa num
período pré-determinado". Esta programação pode ser feita de forma diária,
semanal ou mensal e assim consegue-se reduzir o consumo e optimizar os
recursos. No futuro, o serviço poderá evoluir para a manutenção do parque de
lâmpadas: monitorizar o tempo de vida, alerta de lâmpadas fundidas, etc.
Outro dos serviços
apresentados consiste numa plataforma de telemedicina, desenvolvida pela PT,
que permite fazer uma consulta à distância usando apenas a internet e um
computador normal com uma câmara digital.
Como sublinha
Sandra Teixeira, "o sistema pode funcionar com um profissional de saúde,
que está a acompanhar o doente, e como estamos aqui a simular podemos fazer uma
ecografia em tempo real que depois é transmitida para o centro hospitalar onde
existe o respectivo especialista".
A principal
vantagem é a redução de custos "porque o doente não precisa de viajar e
levamos assim médicos a zonas onde eles não existem, seja ao interior de um
país seja em países com grande dispersão geográfica".
*O Expresso das
Ilhas viajou para Portugal a convite da PTTelecom
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