sábado, 3 de novembro de 2012

PT ATRAI A LISBOA 1 TRILIÃO DE DÓLARES

 

Expresso das Ilhas (cv)
 
Numa operação de marketing de grande escala e afinada ao pormenor, a Portugal Telecom divulgou os seus produtos de ponta a investidores institucionais que, juntos, representam fundos e empresas com mais de um trilião de dólares na sua gestão.
 
Na «Technology & Innovation Conference», que decorreu na Sala Tejo do Parque das Nações, em Lisboa, a Portugal Telecom mostrou a sua tecnologia mais avançada para os sectores da saúde, do serviço público, dos negócios e do entretenimento."Somos uma empresa que não está imune à quebra de consumo, mas importa salientar que com a transformação que operamos na nossa oferta, hoje temos serviços que têm preços competitivos e são mais relevantes para os nossos clientes, e isso é o garante da sustentabilidade a médio prazo da nossa empresa", disse Zeinal Bava em entrevista à Thomson Reuters. O CEO acrescentou que, além do investimento nas novas tecnologias, a PT vai ter mão-de-ferro na "disciplina de custos e financeira" e continuará a beneficiar do facto de ser geograficamente diversificada, com cerca de 60 por cento das receitas a resultarem dos investimentos no Brasil, África e Ásia. A Telecom fechou o segundo trimestre de 2012 com um lucro líquido de 69 milhões de euros, menos 17 por cento que no período homólogo, mas as receitas da rede fixa cresceram 5 por cento, graças ao sucesso do MEO, o serviço triple play que inclui televisão, telefone e Internet numa só factura, enquanto os custos desceram 8,3 por cento. A PT pôs em marcha nos últimos cinco anos uma estratégia de forte investimento em novas tecnologias, com destaque para a implementação de uma rede de fibra óptica à escala nacional, com vários anos de avanço face à maioria das empresas europeias do sector, recordou o CEO.
 
Soluções que seriam úteis a Cabo Verde
 
Dentro de poucos meses, a PT Telecom vai ter a funcionar o sexto maior Data Center do mundo, localizado na Covilhã, uma cidade do interior de Portugal, a cerca de duas horas de Lisboa, uma zona que tem a particularidade de ser muito fria e praticamente sem riscos naturais, ou seja, terramotos, inundações, ou tornados.
 
Esta infra-estrutura, cujo investimento ronda os 90 milhões de euros, vai ser uma referência mundial em termos de eficiência energética e de sustentabilidade. "Esperamos reduzir em cerca de 40 por cento a nossa factura energética", explicou ao Expresso das Ilhas Miguel Covas, um dos responsáveis pelo projecto.
 
Um dos grandes custos deste tipo de instalações está associado à componente energética. "Estas unidades são verdadeiros glutões de energia", refere Covas, e só para exemplificar, o consumo do novo Data Center será equivalente ao de 100 mil pessoas. Como uma estrutura mais eficiente dá mais competitividade à empresa, porque os custos mais baixos têm reflexo nos preços que a PT pode praticar no mercado, uma das grandes novidades será o sistema inovador de climatização, "que denominamos por free cooling" e que consiste em utilizar o ar exterior para arrefecer as salas dos computadores, evitando assim o uso dos vulgares sistemas de climatização. O Data Center da PT terá inclusive um lago artificial que permite dois objectivos: recolha da água das chuvas e optimização do processo de arrefecimento, mesmo nos dias mais quentes.
 
Outra das inovações apresentadas tem a ver com o serviço público e é utilizada para diminuir os custos das autarquias e dos governos na gestão quotidiana da água e da electricidade. É uma tecnologia inteiramente portuguesa. No primeiro caso, monitoria e controlo dos contadores da água, a solução é composta por um dispositivo rádio que se instala em cada contador e transmite a contagem para a plataforma, via rede da PT. "Com base nisso, podemos fazer a leitura remota dos contadores, seja agendando-a seja pedindo-a através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Permite também gerar alertas e notificações em caso de algum evento relacionado com a água", resume Ricardo Ferreira ao Expresso das Ilhas.
 
Em termos de electricidade, a solução da PT permite o controlo remoto de luminárias da via pública. "Permite acender ou apagar as luminárias e permite fazer a diminuição do fluxo luminoso e consequentemente do consumo de cada luminária. Com esta ferramen-ta, as câmaras municipais, por exemplo, podem programar a sua iluminação pública de forma a poderem diminuir a sua quantidade luminosa num período pré-determinado". Esta programação pode ser feita de forma diária, semanal ou mensal e assim consegue-se reduzir o consumo e optimizar os recursos. No futuro, o serviço poderá evoluir para a manutenção do parque de lâmpadas: monitorizar o tempo de vida, alerta de lâmpadas fundidas, etc.
 
Outro dos serviços apresentados consiste numa plataforma de telemedicina, desenvolvida pela PT, que permite fazer uma consulta à distância usando apenas a internet e um computador normal com uma câmara digital.
 
Como sublinha Sandra Teixeira, "o sistema pode funcionar com um profissional de saúde, que está a acompanhar o doente, e como estamos aqui a simular podemos fazer uma ecografia em tempo real que depois é transmitida para o centro hospitalar onde existe o respectivo especialista".
 
A principal vantagem é a redução de custos "porque o doente não precisa de viajar e levamos assim médicos a zonas onde eles não existem, seja ao interior de um país seja em países com grande dispersão geográfica".
 
*O Expresso das Ilhas viajou para Portugal a convite da PTTelecom
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana