segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Angola: UNITA exorta angolanos a aumentarem participação na vida política

 

NME – VM - Lusa
 
Luanda, 03 dez (Lusa) - A UNITA (oposição) exortou hoje os angolanos a "planearem uma série de ações políticas e sociais" que visam aumentar o seu nível de participação na "defesa da democracia, dos direitos humanos e da Constituição".
 
O apelo foi feito pelo líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, quando procedia à abertura da sua II reunião da Comissão Política, em que deverão ser avaliadas e aprovadas medidas políticas a serem tomadas por aquela formação partidária.
 
Segundo Isaías Samakuva, chegam à UNITA mensagens dos cidadãos sobre a insatisfação com o atual quadro político e social do país, cujas reivindicações não são expostas porque as pessoas "precisam de ganhar o pão".
 
"Mas sabemos que, na vida de uma nação, chega um momento em que todos precisam de agir. Cada um no seu lugar. Este momento é agora. Vamos começar a planear agora uma série de ações políticas e sociais, para aumentarmos o nosso nível de participação na defesa da democracia, dos direitos humanos e da Constituição", referiu Isaías Samakuva.
 
O político apelou à "consciência nacional" de todos os angolanos para "salvarem" Angola e garantirem um futuro melhor para as crianças.
 
"Apelo aos patriotas da administração pública, aos trabalhadores, aos dirigentes e quadros políticos, aos sindicalistas, comerciantes e consumidores, patrões e empregados, ricos e pobres, políticos e não políticos, a todos: apelo a que se libertem do medo. Vamos reivindicar os nossos direitos e exigir que o executivo cumpra a Constituição e a lei", acrescentou o líder da UNITA.
 
Isaías Samakuva apelou ainda aos angolanos a não aceitarem o "conformismo", incentivando-os a demonstrarem o seu "direito à indignação".
 
"Lutemos contra o medo. O povo deve reivindicar o seu direito à água, à luz sem falhar, o seu direito de não ser governado por um Governo corrupto, o seu direito a um salário digno, o seu direito a uma vida digna", sublinhou.
 
Neste encontro, que termina na quarta-feira, a UNITA vai analisar o desempenho do partido na aplicação das estratégias definidas pelo XI congresso, realizado há cerca de um ano, e definir o calendário de ações políticas para o ano 2013, "no quadro da luta dos angolanos por uma Angola mais justa e solidária".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana