terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CUIDADO! A ECONOMIA PROVOCA SURDEZ E ALUCINAÇÕES

 


Nicolau Santos – Expresso, opinião, em Blogues
 
O facto de desde 2008 não se falar de outra coisa se não de economia está a ter efeitos nocivos sobre a saúde de milhões de pessoas.
 
O caso mais exemplar aconteceu esta semana com o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Junker, e o primeiro-ministro e o ministro das Finanças portugueses, Pedro Passos Coelho e Vítor Gaspar, terem dito publicamente que as novas condições dos empréstimos concedidos à Grécia deveriam ser estendidas a Portugal e à Irlanda, tendo em conta o princípio da igualdade.
 
Dois dias depois, Junker constatou que está surdo. "Percebi mal a pergunta e nem sequer a ouvi", disse. Pois mesmo assim respondeu, o que é extraordinário. E pode alguém dizer uma coisa que não queria dizer só porque não percebeu a pergunta? Pode, claro. Para Junker pode.
 
Por sua vez, Gaspar explicou vagarosamente, como é seu hábito, que as afirmações de Junker e de Passos "estão inteiramente corretas e foram descontextualizadas de forma pouco cuidadosa por alguma informação".
 
Quanto às afirmações que ele próprio, Gaspar, tinha feito no Parlamento português no mesmo sentido, não explicou.
 
Suspeita-se, contudo, que há remédio para estas alucinações coletivas e para a surdez de alguns. Com efeito, assim que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, explicou que Portugal faria muito mal em pedir o mesmo que a Grécia obteve, toda a gente percebeu. E toda a gente corrigiu o discurso.
 
Há esperança, pois. Os efeitos podem ser graves mas se todos os políticos falarem em alemão, qualquer problema linguístico será liminarmente afastado.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana