sábado, 1 de dezembro de 2012

É PRECISO PRESERVAR ESTABILIDADE EM TIMOR-LESTE – PR de Cabo Verde

 


É preciso preservar estabilidade em Timor-Leste para desenvolvimento arrancar com dinâmica - PR Cabo Verde
 
Díli, 01 dez (Lusa) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou hoje em Díli que Timor-Leste é um país com grandes potencialidades, mas para o desenvolvimento arrancar com "dinâmica" é preciso preservar a estabilidade.
 
"Neste momento há que ser preservada a estabilidade política no território de Timor-Leste. Esse é um ganho importante, porque é um pressuposto básico essencial para que o processo de desenvolvimento arranque e em dinâmica", afirmou o Presidente cabo-verdiana.
 
Jorge Carlos Fonseca falava à agência Lusa no último dia da visita oficial que realizou a Timor-Leste, a primeira de um Presidente de Cabo Verde ao país.
 
"É um país que tem grandes potencialidades em termos de recursos, nomeadamente financeiros, e, portanto, é um país que tem possibilidades visíveis de financiar um processo de desenvolvimento inclusivo, de consolidar a democracia, de aperfeiçoar o Estado de Direito e criar as condições para um efetivo progresso económico, social e cultural dos timorenses", salientou.
 
O Presidente de Cabo Verde chegou na terça-feira a Timor-Leste e antes de iniciar a visita de Estado, na quinta-feira, participou na quarta-feira em Same, a sul de Díli, nas cerimónias do centenário da revolta do Manufahi e no 37.º aniversário da proclamação unilateral da independência do país.
 
Durante a sua estada no país, Jorge Carlos Fonseca reuniu-se com o seu homólogo timorense, Taur Matan Ruak, com o presidente do Parlamento nacional, Vicente Guterres, e com o vice-primeiro-ministro timorense, Fernando La Sama de Araújo, e com o secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri.
 
No âmbito da visita foi assinado um documento para fixar uma série de ações que devem ser realizadas para efetivar ideias de cooperação, estando prevista, no próximo ano, a deslocação de uma delegação timorense a Cabo Verde.
 
Na sexta-feira, o Presidente de Cabo Verde esteve também reunido com a comunidade daquele país presente em Timor-Leste, a maior parte dos quais filhos de cabo-verdianos.
 
No final da segunda guerra mundial vieram para Timor-Leste muitos cabo-verdianos (ligados à construção civil) para a reconstrução de Díli e de toda a ilha.
 
O Presidente de Cabo Verde regressou hoje ao país.
 
MSE. // MSF.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana