domingo, 2 de dezembro de 2012

ENRIQUE PEÑA NETO TENTARÁ FAZER MÉXICO CRESCER A TAXAS MAIS ALTAS

 


Correio do Brasil, com Reuters - de Cidade do México
 
Enrique Peña Nieto assumiu a presidência do México neste sábado, dando nova oportunidade ao partido que moldou o México moderno, caso consiga por fim a anos de violência e desempenho econômico ruim.
 
Com o retorno ao poder do Partido Revolucionário Institucional (PRI), após 12 anos de hiato, Peña Nieto, 46 anos, visa usar a melhora recente nas perspectivas da economia para impulsionar o crescimento mais rápido do país.
 
O então presidente Felipe Calderón transferiu formalmente neste sábado o poder a seu sucessor. “Hoje começo a desempenhar a honrada função de presidente”, disse Peña Nieto.
 
Nichos de manifestantes de grupos de esquerda entraram em conflito com a polícia na capital depois da posse, alguns arremessando coquetéis Molotov em barreiras próximo ao Congresso numa tentativa de interromper a cerimônia de juramento e o discurso inaugural no início deste sábado.
 
O ex-governador do Estado do México Peña Nieto ganhou a eleição em 1 de julho com cerca de 38% dos votos, mais de 6% à frente do segundo colocado, o esquerdista Andres Manuel Lopez Obrador.
 
Fotogênico e casado com uma atriz popular, Peña Nieto promete restaurar a calma depois que mais de 60 mil pessoas foram mortas em conflitos entre gangues do tráfico de drogas e forças de segurança durante o mandato de seis anos de seu antecessor.
 
O crescimento econômico anual do país teve uma média de menos de 2% sob o Partido da Ação Nacional (PAN) durante os últimos 12 anos. Esses dados e crescentes preocupações com a guerra do tráfico abriram a porta para o retorno do PRI sob Peña Nieto.
 
Ainda assim, a inflação tem sido mantida sob controle, os níveis de dívida estão baixos e o crescimento se recuperou no fim do mandato de Calderón, com a economia do país superando o crescimento brasileiro nos últimos dois anos.
 
O círculo de Peña Nieto é formado por vários economistas jovens e ambiciosos e especialistas financeiros ávidos para provar que o PRI pode fazer um trabalho melhor na administração da segunda maior economia da América Latina.
 
Em boa parte do domínio do PRI, o México teve crescimento mais forte do que o PAN, mas as memórias do calote da dívida do país em 1982 e do colapso financeiro em 1994 e 1995 ainda persistem.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana