segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

GOVERNO DE TIMOR-LESTE PROÍBE VENDA E USO DE MATERIAL PIROTÉCNICO

 

MSE – PMC - Lusa
 
Díli, 17 dez (Lusa) - O governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado, que o uso e venda de material pirotécnico no país está proibido e só pode ser utilizado "excecionalmente", mediante autorização das autoridades, em festas e cerimónias.
 
"Sendo dever do Estado garantir o sossego público, o pleno exercício da cidadania, a manutenção da ordem, da proteção pessoal e patrimonial de todos os cidadãos, o governo resolveu proibir a venda, o transporte e o uso, sob qualquer forma, de materiais pirotécnicos", refere em comunicado.
 
A decisão foi tomada durante a reunião extraordinária de Conselho de Ministros, realizada quarta-feira, e proíbe a venda de velas, bombas de carnaval, foguetes e estalinhos.
 
Nos últimos meses tem-se verificado em Díli o aumento daqueles artefactos por parte dos jovens, que os atiram contra as pessoas, casas e automóveis.
 
"A utilização de artefactos pirotécnicos é uma situação recorrente que se tem vindo a agravar", refere o documento, acrescentando que a venda daqueles materiais é feita à revelia das autoridades competentes.
 
O governo timorense alerta também que o "uso daqueles materiais pode provocar graves acidentes pessoais" e representa um "perigo potencial para a população e, sobretudo, para as crianças".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana