segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

São Tomé e Príncipe: A INSTABILIDADE POLÍTICA SOB AS RÉDEAS DO PR

 


Partidos políticos com assento parlamentar buscam consenso para estabilizar a governação
 
Abel Veiga – Téla Nón, com foto
 
Após a reunião do Conselho de Estado, o Presidente da República Pinto da Costa, reuniu-se com os partidos políticos, para promover o entendimento. O conselho de Estado e o Presidente da República deram ultimato aos 4 partidos, para chegarem a acordo o mais tardar até segunda – feira.
 
O Presidente da República Manuel Pinto da Costa, está a tentar aproximar os partidos políticos com assento parlamentar, como forma de ultrapassar a crise política que se instalou no país após a aprovação pela Assembleia Nacional na última semana de uma Moção de Censura contra o Governo minoritário de Patrice Trovoada.
 
No auge da crise política, em que a maioria parlamentar composta por três partidos da oposição, aprovou a moção de censura contra o Governo, minoritário no parlamento, o Presidente da República convocou no sábado o conselho de Estado.
 
O órgão de consulta do Chefe de Estado reconheceu que a situação política é preocupante. «Os conselheiros do Estado pensam que a situação política do país é preocupante, consideram que as instituições devem funcionar regularmente, e que é importante que as regras da nossa constituição democrática sejam correctamente aplicadas particularmente para o funcionamento harmonioso do Estado», afirmou João Carlos Silva, porta voz do conselho de Estado.
 
Segundo o Conselho de Estado na busca das vias para o apaziguamento da situação política, os conselheiros, recomendaram ao Presidente da República, « o uso da sua magistratura de influência par aproximar os partidos políticos com assento parlamentar num clima de diálogo construtivo e de plena disponibilidade para assunção e cumprimento de compromissos. O que o país precisa é de paz tranquilidade e desenvolvimento», concluiu o porta voz do conselho de Estado.
 
O conselho de Estado anunciou que o Presidente da República iria se encontrar com os partidos políticos com representação parlamentar, com vista a encetar negociações para resolver a crise parlamentar, o mais tardar até esta segunda – feira.
 
Por volta das 19 horas de sábado Pinto da Costa, recebeu os 4 partidos políticos no salão nobre do palácio do povo. Eugénio Tiny, porta voz da coligação da oposição, maioritária no parlamento, garantiu que deverá ser criado um novo governo. «O que nós pretendemos é que haja um novo governo, e enquanto partidos da oposição, o que dissemos é que vamos dar sustentação ao próximo governo», afirmou Eugénio Tiny, tendo acrescentado que o próximo governo deverá ser mesmo da ADI, partido vencedor das eleições legislativas de agosto de 2010.
 
Nota de realce na reunião do Conselho de Estado de Sábado, foi a investidura pelo Presidente da República de Alcino Pinto novo Presidente da Assembleia Nacional, como membro do Conselho de Estado. Só depois de investir Alcino Pinto como membro do seu órgão de consulta é que Pinto da Costa, abriu a reunião do Conselho de Estado.
 
Artigos Relacionados:
 
* Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana