segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Timor-Leste: FUNDAÇÃO ALOLA RECEBE PRÉMIO DA ÁSIA-PACÍFICO 2012

 

 
A Fundação STARS reconheceu a Fundação Alola, em Timor-Leste, com o Prémio da Ásia-Pacífico de 2012, na categoria de saúde, no passado dia 15 de dezembro, no Palácio de Kensington, em Londres.

A organização foi selecionada pela fundação STARS (Fundação que apoia organizações locais pelos resultados obtidos), entre centenas de candidatos pela sua abordagem baseada na comunidade na redução significativa das taxas de mortalidade materna e infantil em todo o país.

A Fundação Alola, é a segunda organização de Timor-Leste a receber um prémio da Fundação STARS no valor de $100.000dól e apoio de consultoria personalizado, segundo o site da Nova Zelândia Scoop.

A Alola foi fundada originalmente em 2001, pela a Primeira Dama na altura, Kirsty Sword Gusmão com o objectivo de sensibilizar para a violência sexual contra as mulheres e meninas, durante os ataques das milícias de Setembro de 1999.

Na sua abordagem baseada na comunidade para implementar programas de saúde materna e infantil, a organização trabalha para contribuir para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento das Nações Unidas do Milénio. Nomeadamente na redução da mortalidade infantil e o melhoramento da saúde materna, através dos grupos de Apoio às Mães que estão a operar em nove distritos

Os grupos são compostos por 200 mulheres voluntárias que promovem activamente o aleitamento materno exclusivo e a alimentação complementar para crianças com mais de seis meses de idade em suas comunidades.

A organização tem feito por todo o país campanhas de sensibilização e tem desempenhado um papel importante na redução da taxa de mortalidade de menores de cinco anos.

Actualmente, cerca de 52 por cento das mães alimentam os seus bebés só com leite materno, durante os primeiros seis meses de vida, em comparação com 2005 que a percentagem era de 30 por cento.

O número de nascimentos registados aumentou de 10 por cento para 22 por cento. E o número de mães e bebés que morrem no parto foi reduzida a zero em algumas das vilas.

Em declaração feita ao site Scoop, Teresa Verdial a directora executiva da Fundação Alola disse que a visão da organização é para as mulheres e crianças de Timor-Leste, no sentido de desfrutarem a igualdade em todos os aspectos da vida, inclusive na saúde. Mais oportunidades na área de formação pessoal e investimentos na geração.

SAPO TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana