sexta-feira, 15 de março de 2013

Governo apresentou ao país situação de "catástrofe nacional" e deve demitir-se - CGTP

 


ICO (NM/ND) – MBA – Lusa, foto Tiago Petinga
 
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse que o Governo confrontou hoje o país com uma “situação real de catástrofe nacional”, pedindo demissão imediata do Executivo de Passos Coelho e a convocação de eleições antecipadas.
 
“Estamos perante um fracasso, que é acima de tudo político. Uma política que colocou o país numa situação de calamidade, que está a destruir a economia, a esmagar os direitos sociais e laborais e a aprofundar as desigualdades”, disse Arménio Carlos em conferência de imprensa, após as declarações do ministro Vitor Gaspar sobre os resultados da sétima avaliação da ‘troika’ ao programa de ajustamento português.
 
Para a CGTP, este é um Governo que está “descredibilizado” e deve demitir-se e por isso mesmo, os trabalhadores e as suas famílias devem manifestar o seu descontentamento e exigir a convocação de eleições antecipadas.
 
A central sindical anunciou ainda a convocação de um conselho nacional extraordinário na segunda-feira para “analisar a situação económica, social e política” do país.
 
As metas do défice orçamental deste ano tiveram que ser novamente revistas sete meses depois, com a nova meta do défice para 2013 a ser de 5,5%, superior à meta de 2012.
 
O Governo reviu também hoje em baixa a sua projeção para a economia portuguesa, prevendo agora que a recessão seja de 2,3% do PIB este ano e não de 1% do PIB.
 
Em conferência de imprensa de apresentação dos resultados da sétima avaliação do Programa de Assistência Económica, Vitor Gaspar reviu ainda em alta a taxa de desemprego para este ano de 16,4% para 18,2%.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana