quarta-feira, 10 de abril de 2013

Portugal: PCP e BE pedem demissão de Gaspar pela “chantagem” do despacho




Sofia Rodrigues - Público

O PCP e o BE reclamam a saída do ministro das Finanças, na sequência do despacho que assinou e que proíbe novas despesas do Estado sem autorização.

Os deputados das duas bancadas não têm dúvidas em afirmar que o despacho vai “paralisar” os serviços públicos nos aspectos mais elementares, como os serviços de limpeza.

“O senhor ministro que aproveite as folhas de papel ainda limpas para pedir a demissão”, afirmou o deputado Honório Novo, depois de ter dado nota da “repulsa” do PCP sobre o despacho que “vai paralisar os serviços públicos”.

Numa declaração aos jornalistas no Parlamento, Honório Novo referiu “o teor inaceitável e chantagista do ministro das Finanças” relativamente à “impossibilidade de execução orçamental”. Para o deputado comunista, “a impossibilidade era há muito conhecida e deve-se à incompetência deste Governo e às consequências práticas desta política”.

Na mesma linha, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, sustentou que o ministro Vítor Gaspar “só tem uma saída, que é a porta da rua”. “Falta-lhe autoridade para tanto autoritarismo”, disse o deputado bloquista, que considera que o despacho vai paralisar serviços públicos como centros de saúde e escolas.

“Há uma chantagem sobre o Tribunal Constitucional que é inaceitável”, afirmou. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana