terça-feira, 14 de maio de 2013

Portugal – Governo: CDS IRRITADO COM PASSOS, MAS NÃO PARTE… PARA JÁ




Liliana Valente – Jornal i

Centristas ficaram irritados com declaração no final do Conselho de Ministros. Porta-voz do CDS diz que “há um compromisso” para que a taxa sobre as pensões não avance. Vítor Gaspar confirma, mas não dá certeza que desapareça

Ontem, por lapso, o ministro da Presidência Marques Guedes chamou a Paulo Portas o “líder do principal partido da oposição”. E é isso que o líder do CDS se prepara para ser nos próximos tempos. Os centristas não gostaram da manobra de fonte do governo que fez sair para a comunicação social, depois do turbulento Conselho de Ministros de domingo, a informação de que o CDS tinha aceitado a taxa sobre as pensões. Houve quem defendesse que era hora de o CDS abandonar o governo e outros de, já que não sai, começar a olhar para dentro. O CDS continua a dizer que a não implementação da polémica taxa é ponto de honra, não só dos centristas, mas de todo o governo que se “comprometeu” com isso, disse ontem João Almeida.

Pires de Lima falou de uma “espécie de vingança do CDS” pensando na discussão dos últimos dias. E é nestes termos que se move neste momento a relação entre os dois partidos da coligação. Paulo Portas até pode ter deixado que a polémica taxa sobre as pensões continue no papel como “facultativa” ou como “excepcional”, mas a crise no governo já não é disfarçável. Até quando aguenta o CDS engolir o sapo de dar o dito por não dito? No CDS há dirigentes que defenderam uma radicalização do discurso junto ao próprio líder do partido e quem já fale com convicção na saída do executivo.

A polémica frase, que foi transmitida por fonte do governo no domingo, que garantia que o CDS tinha aceitado “que excepcionalmente pudesse vir a ser considerada a introdução” da TSU sobre os pensionistas, foi a manobra que obrigou a que o partido mais pequeno da coligação levasse o dia de ontem a explicar-se e a corrigir a informação. O evidenciar da “cedência” de Paulo Portas por fonte do governo, depois de ter sido combinado um comunicado simples a dizer apenas que tinham sido confirmadas as decisões para que fosse possível encerrar a sétima avaliação da troika em Conselho de Ministros, irritou os centristas.

O primeiro a reagir foi João Almeida que negou de imediato a informação. Ontem, para salvar a cara do líder do partido e do CDS, vários foram os dirigentes a ir a terreno falar. Pires de Lima disse à agência Lusa que “está-se a transformar uma vitória do governo português e em concreto do Dr. Paulo Portas numa espécie de vingança do CDS”. “Mas é importante desmistificar aquilo que se passou ao longo da última semana”, disse, para depois reafirmar que foi “uma cedência da troika” e não do CDS.

À tarde foi a vez de João Almeida, que voltou a falar para dizer que há “um compromisso” de todo o governo em que a TSU dos pensionistas não avance.

Os centristas até contaram com o apoio do primeiro-ministro para pôr água na fervura e mais tarde do próprio ministro das Finanças. Passos Coelho repetiu ontem a frase, que já disse várias vezes, mesmo no pico das maiores divisões do governo, para garantir que “não há nenhuma divergência dentro do governo”. Junto ao homólogo espanhol, o primeiro-ministro tentou corrigir o tiro dado ao CDS no dia anterior e disse que as preocupações que foram manifestadas, quer pelo CDS, quer pelo PSD, dentro da coligação, foram devidamente atendidas”. E lembrou ainda: “Ambos [primeiro-ministro e Paulo Portas] dissemos que faríamos essas reformas procurando minimizar o impacto sobre o rendimento dos pensionistas, e é isso que está traduzido no acordo da sétima avaliação”.

Depois foi mesmo Vítor Gaspar, ao cair da noite, a confirmar a leitura de João Almeida, quando garantiu que o governo está “colectivamente empenhado” em evitar a aplicação da taxa.

Mas o mal estava feito e no CDS o desagrado foi evidente ao ponto de haver quem fale na estratégia de sobrevivência e que se remeta ao silêncio sobre a crise na coligação para não a alimentar mais. Já o ministro da Presidência, Marques Guedes, preferiu lançar as culpas para a comunicação social, dizendo que esta andou envolvida em “tricas” e em “especulação”.

Como fica? 

Tudo parece resumir-se a uma questão de semântica. A medida ficou na carta enviada à troika, que garante o corte na despesa de quatro mil milhões de euros, mas é “facultativa”. Ou seja, depende do trabalho de reforma do Estado que está a cargo de Paulo Portas e só será tomada em caso de “absoluta necessidade”. Gaspar não garante que desapareça, mas diz que dependendo da reforma do Estado a taxa pode “ter uma forma completamente diferente ou possa inclusivamente ser substituída completamente por outra medida que seja considerada menos gravosa”.

O PS veio ontem pedir uma clarificação do que ficou decidido em Conselho de Ministros. Já João Semedo, do BE, diz que Portas “se rendeu ao PSD”. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana