domingo, 2 de junho de 2013

Cabo Verde: “BUZINÃO” NA PRAIA FOI UM FIASCO




O protesto organizado pelo deputado tambarina Nelson Centeio contra a instalação de parquímetros no Plateau, ficou muito aquém do esperado, apesar de terem pago pela participação dealguns automobilistas. O parlamentar tambarina é a cara da derrota

“O PAICV já não é o que era”, disse-nos um velho militante comentando o fiasco protagonizado hoje pelo deputado tambarina Nelson Centeio (na foto). A intensão era um grande “buzinão” para contestar a decisão da Câmara Municipal da Praia em instalar estacionamento pago nas ruas do Plateau, uma bandeira erguida pelo partido tambarina que, como se constatou, não teve o benefício da adesão popular. É que grosso modo, os praienses entendem a medida e concordam com as autoridades municipais que pretendem dar ordem ao Plateau e preservar a traça histórica que lhe é subjacente. Por outro lado, o velho militante do PAICV adianta outra justificação: “aquele rapaz não tem credibilidade nenhuma, veja aquilo da segurança”, refere, numa alusão a recentes declarações de Centeio onde este defendia que o governo já tinha resolvido o problema da segurança.

Contestação paga

Os participantes não chegaram a ultrapassar a meia centena de viaturas e, mesmo assim, os organizadores tiveram que pagar a 10 taxistas para engrossarem a fila de “descontentes” que se traduziu num buzinãozinho passando praticamente despercebido.

Visivelmente desiludidos com a fraca adesão dos praienses, os organizadores ameaçam agora seguir para tribunal, por considerarem ilegal a decisão camarária. E parece até ter havido uma inversão de estratégia. Se antes, Centeio e os camaradas eram contra a instalação de parquímetros, agora já são a favor de momento que sejam “legais”, porque “ka tive concurso público na parquímetro”, como se podia ler nos vidros de uma das viaturas.

Entre os participantes era muito difícil encontrar alguém que não fosse militante tambarina. Além de Nelson Centeio, uma das mais patuscas figuras da Assembleia Nacional, foi um desfilar de eleitos municipais do PAICV e de mais meia dúzia de pessoas que não sabiam muito bem para que tinham ido ali. Claro está, tudo muito bem embrulhado: “é apenas cidadania”, garantia ao final da manhã o pobre do Centeio desolado pelo fiasco.

Sem comentários:

Mais lidas da semana