quarta-feira, 17 de julho de 2013

MANIFESTO APELA A ENTENDIMENTO DOS PARTIDOS DE DIREITA





Ricardo Costa - Expresso

Um conjunto de personalidades acaba de assinar um manifesto - que o Expresso divulga em primeira mão - dirigido ao PSD, PS e CDS - para que alcancem um acordo de salvação nacional.

Rui Vilar, Alexandre Relvas, Daniel Bessa ou João Talone são alguns dos signatários que entendem ser fundamental que os três partidos cheguem rapidamente a acordo. 

O manifesto, que o Expresso publica em primeira mão, surge num momento em que continuam a decorrer as negociações entre PSD, CDS e PS para que se chegue a um "compromisso de salvação nacional".

O texto, ao que o Expresso apurou, começou a ser elaborado ontem e ainda está a recolher assinaturas. 

Texto do manifesto:

"O Presidente da República convocou o CDS, o PS e o PSD a um compromisso de "salvação nacional". Decorridos mais de dois anos sobre a assinatura do "Memorando", foram conseguidos alguns resultados positivos (por exemplo, nas contas externas), há objetivos que só foram parcialmente alcançados (sobretudo em matéria de finanças públicas e de reformas estruturais), as medidas adotadas provocaram, como não poderiam deixar de provocar, um rasto de sofrimento (de que o desemprego constitui o exemplo maior). O tempo não é de recuar mas de avançar, de forma concertada, cumprindo a nossa parte, enquanto a União Europeia não cumpre, também ela, a sua própria parte no processo de refundação da Área do Euro.

O Presidente da República estipulou três condições, para que esse avanço seja possível:

* um compromisso de curto prazo, que permita dar por cumpridos, no essencial, os objetivos do Memorando, sobretudo em matéria de finanças públicas;
* um compromisso de médio prazo, capaz de oferecer às finanças públicas portuguesas a trajetória de sustentabilidade sem a qual não haverá desenvolvimento possível;
* a antecipação das eleições legislativas em cerca de um ano, como forma de equilibrar os ganhos e perdas, presentes e futuros, das três forças políticas chamadas ao compromisso.

Ao tomar esta iniciativa, o Presidente da República colocou-se em linha com os anseios mais profundos manifestados pela população portuguesa. Sabemos o risco que corre: o de que CDS, PS e PSD não cheguem a acordo, em prejuízo de todos nós. Por isso, só por isso, nos permitimos este apelo: entendam-se, nos termos que só os próprios determinarão, condicionados, para que o exercício cumpra os objetivos pretendidos, ao acordo das entidades que hoje nos financiam, enquanto não conseguirmos dispor da autonomia que só poderá ser assegurada por um regresso pleno aos mercados financeiros."

Daniel Bessa; Francisco van Zeller: João Bento: João Talone; José Manuel Morais Cabral: Rui Horta e Costa; Alexandre Relvas; António Palha; António Ramalho; Duarte Calheiros; Frederico Lima Mayer; João Melo Franco: João Soares da Silva; Nuno Fernandes Thomaz; Nuno Galvão Teles; Paulo Azevedo P. Silva; Paulo Sande; Rui Vilar; Salvador de Mello; Vasco de Mello.

*Título alterado por PG. Na circunstância acrescentou-se “DE DIREITA” porque entendemos que os partidos (PS incluído)  que acordarem no proposto pelo PR Cavaco darão o aval a políticas ainda mais de direita, tão ou mais neoliberais e gravosas que aquelas que há cerca de 3 anos estão a destruir Portugal e a miserabilizar os portugueses. (Redação PG-CT)

Relacionados

Sem comentários:

Mais lidas da semana