sábado, 10 de agosto de 2013

Olimpíadas de Maputo da CPLP ajudam a desmistificar "o quebra-cabeças" Matemática

 

PMA - MLL - Lusa
 
Dezasseis alunos de países lusófonos participaram esta semana, em Maputo, nas III Olimpíadas de Matemática da CPLP, destinadas a promover o gosto pela disciplina e a desmistificar a ideia de que a Matemática é um "quebra-cabeças".
 
Os 16 alunos, menores de 18 anos e a frequentarem entre o 10.º e o 12.º anos, foram submetidos a provas de Matemática, na quarta e na quinta-feira, com vista a apurar-se a classificação final para alunos e países e a premiar os melhores com medalhas.
 
"Os alunos surpreendem, descobrem-se jovens com um talento espetacular, que descobrem caminhos e estratégias de resolução fantásticos", disse à Lusa Ismael Cassamo, presidente das Olimpíadas de Matemática da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
 
Manuel João Horácio, 16 anos, um dos representantes de Portugal e aluno do Colégio Paulo VI, em Gondomar, acredita que a sua participação irá aprofundar a paixão pela Matemática e pelo desafio de resolver problemas novos na disciplina.
 
"Estar nesta e noutras olimpíadas ajuda-me a cultivar o meu espírito de matemática. É importante ter este espírito olímpico, que nos ajuda a escolher o que possamos fazer no futuro, que, no meu caso, em princípio, estará relacionado com a Matemática", disse Manuel João Horácio.
 
Mostrar "a beleza" que é montar o "quebra-cabeças Matemática" é uma das principais motivações pela disciplina do aluno brasileiro Gabriel Toneati, do Colégio Etapa, em São Paulo.
 
"A matemática é um quebra-cabeças, mas, como qualquer quebra-cabeças, quando você monta, você vê como ele fica muito bonito", diz Toeati, 15 anos, descrevendo a emoção de desafiar uma das disciplinas escolares mais temidas.
 
Totalista por ter participado nas três olimpíadas de Matemática da CPLP, a moçambicana Angel Lázaro, 17 anos, acredita que compensa superar as dificuldades colocadas pelos exercícios de Matemática.
 
"A Matemática não é assim um bicho-de-sete-cabeças; esforçando-nos, faz-nos sentir melhor", disse.
 
Os resultados da competição deverão ser divulgados durante o fim de semana.
 

1 comentário:

Matemático10 disse...

Estou aguardando tua visita no blog http://matematico10.blogspot.com/2013/05/blog-post.html

Mais lidas da semana