sábado, 24 de agosto de 2013

SOBRE OS MÉDICOS CUBANOS

 


Gustavo BarretoDebates Culturais - em 24.08.2013
 
‘Relatos de danos’ e o patético jornalismo brasileiro: o capítulo ‘Médicos cubanos’
Há cerca de seis meses, quando visitei Cuba, “denunciavam” (aqui do “Brasil”, claro) para mim que lá era a sociedade da vigilância e que todos os cubanos eram vigiados pelo “sistema comunista”.
 
Lá, ao perguntar sobre isso, riram de mim: “Com essa Internet?”.
 
Hoje, após as revelações da vigilância global estadunidense, subitamente Cuba foi “esquecida” e a Europa está furiosa com o que está acontecendo e acusa os EUA de violações do direito internacional. E pior: parte da mídia brasileira continua a insistir que os informantes militares foram presos porque “vazaram informações sigilosas” — e dá um ponto aí. Quase nada sobre o conteúdo desses vazamentos: violações brutais e bárbaras dos direitos humanos. Vai entender.
 
Agora, o Brasil traz médicos cubanos que são mais ‘baratos’ — óbvio — e dispostos a ir a lugares que nenhum médico brasileiro quer ir (e apenas nestes casos).
 
Claro, imagina receber uma “esmola” como essa de 20, 25 mil reais pra morar no “fim do mundo”. Nem pensar. Todos, claro, vivendo em grandes cidades com seus planos de saúde privados.
 
A pergunta para quem mora em cidades do interior com falta de médicos é a seguinte: você quer ou não quer mais médico? Qual que você acha que é a resposta? Eis o resultado de uma pesquisa que mostra claramente isso: veja aqui.
 
Aí levam ao jornal da maior emissora de TV do Brasil a brilhante argumentação do diretor do Conselho Federal de Medicina: “Nós temos relatos da Bolívia e da Venezuela de que estes médicos (cubanos) estão causando danos à população”.
 
Veja bem, caso não tenha ficado claro: este é o melhor argumento deles, “relatos” de “danos à população”. (Aos queridos alunos de jornalismo, fica a importante dica: se for preciso dar uma resposta rápida ao governo, não são necessárias evidências ou objetividade — fala qualquer merda mesmo e foda-se o jornalismo.)
 
Se você tinha dúvidas sobre se essa medida é boa ou não, creio que o jornal desta emissora ajudou a esclarecer.
 
*Gustavo Barreto, jornalista, radialista e produtor cultural, coordena a revista Consciência.net.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana