sábado, 1 de março de 2014

EUA, UE E RÚSSIA AFIAM FACAS SOBRE A UCRÂNIA




As notícias sobre a Ucrânia são profusas e extensas. Trazemos aqui uma boa parte daquilo que os interessados no tema podem ler no Diário de Notícias e na Voz da Rússia. A má informação e a contra-informação pecam por não nos permitir fazer um juízo imparcial e justo dos vários cenários que envolvem os acontecimentos na Ucrânia. Sabemos, isso sim, que o regime de Yanukovich estava baseado numa máfia política que não servia os interesses e direitos democráticos do povo ucraniano. 

Mas não se confundam os direitos realmente democráticos com os pseudo-direitos democráticos da UE ou dos EUA. Nem esqueçamos que a UE e os EUA, numa ação concertada, se intrometeu de modo a atiçar o descalabro, apoiando inclusive grupos nazis ucranianos instruídos por agentes seus. É evidente que a Rússia não pode ficar sentada a assistir ao que está a acontecer no país vizinho, a Ucrânia. Muito menos permitir que a presença e comandos da EU e dos EUA sejam ali colocados para dominar aquela parte do mundo leste europeu, como o faz por praticamente todo o globo terrestre e pelos oceanos. 

O equilíbrio da paz mundial depende da existência de potências que obriguem os EUA pensar duas vezes sobre a acelerada corrida que vem fazendo para se apoderar de todo o planeta, o que já quase acontece, impondo globalmente as suas regras, os seus atos criminosos, a sua exploração, a sua ditadura capitalista mascarada de democracia. Verifica-se que os EUA, a UE e a Rússia afiam facas sobre a Ucrânia. O que acontecerá nos próximos episódios dependerá do bom senso dos políticos e militares envolvidos na contenda que essencialmente vitima os ucranianos. (PG-MM)

Obama adverte Moscovo para riscos de invasão

O Presidente dos Estados Unidos da América deixou esta madrugada um sério aviso à Rússia, declarando que as suas movimentações militares em território ucraniano comportam um risco potencial de desestabilização... – Leia desenvolvimento em Diário de Notícias

Leia mais em DN

Rússia não vai ignorar pedido da Crimeia

A Federação Russa não vai ignorar o apelo que o primeiro-ministro da Crimeia, Serguei Aksenov, dirigiu ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo ajuda para manter a paz e tranquilidade no território da república autónoma ucraniana, segundo declarou a administração do Kremlin. – Leia desenvolvimento em Voz da Rússia.

Leia mais em VR

Sem comentários:

Mais lidas da semana