sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Portugal: PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO ALGARVE EM GREVE DE 24 HORAS




Esta é a primeira paralisação nesta região que reúne enfermeiros, pessoal administrativo e auxiliares de ação médica. O Sindicato dos Enfermeiros disse que a adesão foi grande durante o turno da noite.

Os profissionais de saúde do Algarve fazem, esta sexta-feira, uma greve conjunta de 24 horas em defesa do SNS que reúne enfermeiros, pessoal administrativo e auxiliares de ação médica.

Em declarações à TSF, Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros, disse que grande parte dos enfermeiros esteve em greve durante o turno da noite, tendo a paralisação sido total em Lagos.

Esta dirigente sindical garantiu ainda que greve teve uma adesão de 87 por cento no Hospital de Faro e de 86 por cento no Hospital de Portimão também durante o turno da noite.

Guadalupe Simões acredita ainda que as consultas externas de hospitais e centros de saúde vão ser afetadas durante a manhã e que muitas cirurgias marcadas para esta sexta-feira terão de ser reprogramadas.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros indicou ainda que continua a não haver por parte do Ministério da Saúde o compromisso de que o problema da carência de pessoal, nomeadamente enfermeiros, será efetivamente resolvido.

«Não adianta o ministro dizer de forma falaciosa que houve contratação de enfermeiros», concluiu Guadalupe Simões, que diz que não se verificou a passagem dos contratos precários dos enfermeiros alguns a trabalhar há mais de dez anos para contratos definitivos.

Esta paralisação foi decretada pelo Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato da Função Pública do Sul. Os médicos não estão a aderir à greve porque o pré-aviso não chegou a tempo.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana