segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Presidente da Guiné Equatorial convoca oposição para diálogo de consenso




Lisboa, 31 ago (Lusa) -- O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, convocou toda a oposição para uma mesa redonda destinada a "encontrar um consenso político nacional", divulgou a Presidência.

Teodoro Obiang, que está no poder desde agosto de 1979, fez o pedido de diálogo na última quinta-feira, quando discursava em Bata, capital continental, mas só no fim de semana a informação foi divulgada pelo gabinete de imprensa da Presidência.

A convocação para a reunião surge poucas semanas depois de ter participado, nos Estados Unidos, numa cimeira EUA-África, organizada pelo Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama.

O chefe de Estado disse no discurso de quinta-feira que se trata de uma reunião "de diálogo entre o Governo e todos os partidos políticos legalizados e outras forças políticas da Guiné-Equatorial não identificadas, para o próximo mês de novembro do presente ano de 2014".

"Estamos conscientes de que o exercício da democracia é incompatível com a exclusão, a intolerância e a desqualificação", disse Obiang, acrescentando que "a violência por causa de diferenças políticas não contribui para favorecer, antes ameaça, a paz e a estabilidade".

A Guiné-Equatorial entrou para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a 23 de julho, no decorrer da X Cimeira de chefes de Estado e de Governo, em Díli, capital de Timor-Leste.

A entrada do país para a CPLP era uma pretensão antiga de Teodoro Obiang, que há 10 anos participou numa cimeira, como convidado, e dois anos depois pediu oficialmente o estatuto de observador para a Guiné Equatorial, manifestando ainda na década passada a pretensão de aderir oficialmente ao bloco de países de língua portuguesa.

FP// ATR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana