terça-feira, 4 de novembro de 2014

Hong Kong: NÃO VÃO A PEQUIM, SENÃO... DOIS MILHÕES CONTRA O OCCUPY




Estudantes descartam possibilidade de ir a Pequim

Hong Kong, China, 04 nov (Lusa) -- Os líderes estudantis do movimento pró-democracia em Hong Kong descartaram hoje enviar representantes a Pequim este fim-de-semana para apelar diretamente ao Governo Central.

A possibilidade foi descartada hoje por Yvonne Leung, de 21 anos, durante uma conversa sobre o movimento na Universidade de Hong Kong, apesar de a líder estudantil não ter colocado de parte de a possibilidade de a viagem vir a ocorrer no futuro.

Nathan Law, outro ativista estudantil que acompanhou hoje Leung, disse que ainda estavam a debater quando e como ir e que estavam a recolher opiniões antes de rumarem à capital chinesa para transmitirem aos líderes chineses as suas aspirações.

O secretário da Federação de Estudantes, uma das organizações que promove os protestos, Alex Chow, tinha manifestado, esta semana, a possibilidade de os estudantes irem a Pequim durante a cimeira da APEC (Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico) que se realiza na próxima semana, em Pequim, na qual vão participar diversos líderes mundiais.

Há mais de um mês que os manifestantes, na sua maioria estudantes, ocupam as ruas da cidade, exigindo que Pequim recue na sua decisão, tomada no final de agosto, a qual prescreve que o chefe do Executivo de Hong Kong será eleito por sufrágio universal, mas só depois daquilo a que a ala democrata designa de "triagem".

Isto porque, ao abrigo da proposta de Pequim, os aspirantes ao cargo precisam de granjear o apoio prévio de mais de metade dos membros de um comité eleitoral, para poderem concorrer à próxima eleição, em que apenas dois ou três candidatos vão ser selecionados.

DM // JCS

Grupo anti "Occupy" reúne 1,8 milhões de assinaturas contra protestos

Hong Kong, China, 04 nov (Lusa) -- A Aliança para a Paz e Democracia, que está contra o movimento pró-democracia iniciado em setembro, apresentou mais de 1,8 milhões de assinaturas que alegadamente recolheu numa petição contra a campanha de desobediência civil em Hong Kong.

O porta-voz da Aliança, Robert Chow, disse hoje que o grupo vai tentar marcar reuniões com deputados e líderes dos estudantes, para tentar encontrar uma solução para o impasse político, segundo a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

Robert Chow defendeu que a Aliança para a Paz e Democracia quer ouvir a reação dos líderes dos protestos, no que descreveu como um aumento da oposição às manifestações e bloqueios das ruas.

O mesmo responsável disse que os líderes dos protestos deveriam indicar como planeiam restabelecer a paz e a ordem em Hong Kong.

A campanha de recolha de assinaturas para pedir o fim da ocupação das ruas teve início a 25 de outubro.

Em linha com a Aliança para a Paz e Democracia, Pan Pey-chyou, um dos vice-presidentes da Hong Kong Federation of Trade Unions (HKFTU), conotada como sendo pró-Pequim, defendeu hoje, em declarações à RTHK, que era boa ideia estabelecer reuniões presenciais entre os manifestantes pró-democracia que ocupam algumas das artérias principais da cidade e os mais afetados por estas ações.

Pan Pey-chyou falava à RTHK um dia depois de cerca de 3.000 trabalhadores terem participado numa manifestação promovida pela FTU para expressar o seu descontentamento em relação ao movimento de desobediência civil pela "verdadeira" democracia.

Na segunda-feira, cerca de 50 advogados concentraram-se em silêncio nas imediações do Supremo Tribunal de Justiça para expressar a sua preocupação com que o consideram ser uma violação do Estado de Direito pelos manifestantes que ocupam as ruas, escreve hoje o jornal South China Morning Post (SCMP).

Em comunicado, os advogados declararam que o movimento "'Occupy Cental' perturba e coloca em perigo as vidas dos cidadãos de Hong Kong, causando imensuráveis prejuízos e inconvenientes para todos os segmentos da população".

Os advogados pediram ao governo para aplicar a lei sem demoras e instaram os manifestantes a abandonarem as locais de protesto imediatamente.

FV // ARA

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana