segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DESLIZAMENTO DE TERRAS NA INDONÉSIA PROVOCOU PELO MENOS 56 MORTOS




Jemblund, Indonésia, 15 dez (Lusa) -- Equipas de salvamento continuavam a procurar hoje sobreviventes na ilha de Java, Indonésia, três dias após um deslizamento de terras que provocou 56 mortos, segundo o último balanço oficial.

As autoridades referiram ainda que 57 aldeões permanecem desaparecidos na sequência das chuvas torrenciais que na noite de sexta-feira provocaram um aluimento de terras na região de Jemblung.

As hipóteses de encontrar sobreviventes são escassas, declarou à agência noticiosa AFP o porta-voz da Agência nacional de catástrofes naturais, Sutopo Purwo Nugroho.

O balanço anterior apontava para 39 mortos e 69 desaparecidos.

Mais de um milhar de socorristas, incluindo soldados e polícias, prosseguiam os trabalhos com a ajuda de escavadoras, entre toneladas de terra, lama e pedra que se acumularam na povoação devastada, situada num vale rodeado por colinas e florestas.

"Rezamos e esperamos poder socorrer alguns dos desaparecidos, mas as hipóteses são escassas", admitiu Sutopo.

Pouco após a catástrofe, os esforços dos socorristas foram perturbados por chuvas diluvianas, mas o estado do tempo registou uma melhoria a partir de domingo.

Os aluimentos de terras são frequentes durante a estação das chuvas na Indonésia, um país do sudeste asiático com clima tropical.

Os estudos indicam que cerca de metade dos 250 milhões de habitantes vivem em zonas propícias a deslizamentos de terras. O maior arquipélago do mundo é ainda afetado regularmente por sismos e erupções vulcânicas.

PCR // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana