quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TUFÃO HAGUPIT AFETOU 800.000 TRABALHADORES NAS FILIPINAS




Cerca de 800.000 trabalhadores nas Filipinas foram afetados pelo tufão Hagupit, vendo o seu meio de subsistência danificado, disse hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Destes, cerca de 370.000 trabalhadores encontravam-se em situação de emprego precário, vivam na pobreza e aceitavam qualquer trabalho que estivesse disponível, informou a OIT em comunicado.

No centro das Filipinas, 20% da população empregada foi afetada pelo tufão - mais de metade destes trabalhadores tinha empregos precários.

Em resposta ao impacto do Hagupit, a OIT vai disponibilizar 1,5 milhões de dólares norte-americanos e apoiar o Governo através da criação de `empregos de emergência`.

Os programas de `emprego de emergência` da OIT garantem um salário mínimo, segurança social, seguro de saúde e acidentes, e asseguram a segurança no local de trabalho através de pessoal e equipamento médico, como máscaras, luvas e roupa.

"Não estamos apenas a enviar dinheiro, muito necessário, para estas zonas, mas também a ajudar os trabalhadores afetados a desenvolverem novas competências, ganharem um salário decente e acederem a melhores condições de trabalho, incluindo proteção social", disse Lawrence Jeff Johnson, diretor do gabinete da OIT para as Filipinas, citado pela agência Xinhua.

Com uma média de 20 tufões por ano, as Filipinas são o país com maior propensão para os desastres naturais no mundo.

Lusa, em RTP

Sem comentários:

Mais lidas da semana