terça-feira, 22 de março de 2016

MAIS MORTES E FERIDOS EM BRUXELAS. E CHAMAM A ISTO DEMOCRACIA?



As notícias sobre o ataque terrorista em Bruxelas ocupam as azafamadas redações dos órgãos de comunicação social de todo o mundo, principalmente na Europa. Atualizações dão-nos conta de quase uma trintena de mortos e a caminho de centena e meia de feridos. Desses não sabemos quantos ainda vão morrer, se é que vão. Com muita saúde não irão ficar.

Não iremos trazer para o PG sistemáticas atualizações porque são profícuas em vários jornais, rádios e televisões. Faremos somente atualizações em caso de se justificar, com dados novos sobre o ocorrido. As nossas considerações sobre o atentado de hoje e outros anteriores estão expressos no habitual texto que incluímos por abertura complementar do Expresso Curto sob o título SEM JUSTIÇA NÃO HÁ DEMOCRACIA. DESCANSEM EM PAZ, IRMÃOS DE TODO O MUNDO.

É evidente que condenamos qualquer espécie de violência, qualquer ato de terrorismo, incluindo o terrorismo dos estados subservientes às políticas ilusório-democratas que dão cobertura a modernos processos de ditaduras, de esclavagismo, de exploração, de neocolonialismo, de pseudo-humanismos, de roubos aos povos, de sementeiras de guerras que servem para explorar e aterrorizar povos para enriquecerem os 1% de capitalistas que dominam o mundo inteiro. Uns países mais que outros, uns povos mais que outros.

Bruxelas tem sido o principal alvo de ataque do terrorismo vindo do médio oriente. Bruxelas é a capital dos poderes decisórios de potências neocolonialistas onde se albergam muitos dos 1% que se servem dos povos que neocolonizam, que manipulam, que assassinam por via de chorudos lucros. Isso também é terrorismo.

Na Europa e nos EUA preocupam-se, lamentam-se, erguem muros pela enormidade do aumento de imigrantes… mas não investem salutarmente nos países de proveniência das moles imensas que procuram empregos e alguma qualidade de vida. Essa era a solução para conter tanta imigração. Decerto que os povos prefeririam ficar nos seus países se tivessem condições e qualidade de vida, mas não, não investem de modo a reter os povos nos seus países e quando investem oferecem instabilidade porque a qualquer momento são livres de sair, de se irem embora, de usarem a deslocalização em busca de maiores lucros, de mais fácil e rendível exploração e consequente enriquecimento.

Um nojo. Um terrorismo dos 1% capitalista que domina os estados. Produzindo estados terroristas contra tudo e todos. Produzindo a galope a desumanidade. E chamam a isto democracia?

Redação PG / MM

26 mortos e 136 feridos, segundo novo balanço provisório

Pelo menos 26 pessoas morreram e 136 ficaram feridas nas explosões de hoje de manhã no aeroporto Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, em Bruxelas, segundo um novo balanço provisório das autoridades.

No aeroporto, 11 pessoas morreram e 81 ficaram feridas, segundo números confirmados pela ministra da Saúde, Maggie De Block, à televisão pública RTBF.

Na estação de metro, pelo menos 15 pessoas morreram e 55 ficaram feridas, 10 das quais estão em estado grave, segundo um "balanço provisório" da empresa que explora o metropolitano, STIB.

Duas explosões, uma das quais "provavelmente provocada por um atacante suicida" segundo o procurador belga, registaram-se hoje de manhã no aeroporto e uma outra na estação de metro de Maelbeek.

MDR // APN - Lusa


Sem comentários:

Mais lidas da semana