terça-feira, 22 de março de 2016

Moçambique. GOVERNO INICIA CONSTRUÇÃO DE 15 MIL CASAS PARA COMBATENTES



O ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, lançou, ontem, no município de Dondo, em Sofala, a primeira pedra para a construção de 15 mil casas so­ciais destinadas aos combaten­tes. O projecto orça as casas em cerca de 450 mil meticais, que deverão ser pagos em 15 anos.

O evento reuniu centenas de pessoas, no bairro de Nhamaya­bue, localizado no município de Dondo, que acabou se tornando pequeno para acolher a moldura humana composta, maioritaria­mente, por veteranos da Luta de Libertação Nacional e comba­tentes da Defesa da Soberania e da Democracia.

O ministro dos Combatentes referiu, na ocasião, que a cons­trução de habitações condignas para os combatentes é uma ac­ção que se enquadra na imple­mentação do Programa Quin­quenal do Governo 2015-2019.

“As casas a serem construídas são do tipo 3, com um ‘quar­to suite’, com dimensão de 125 metros quadrados. Terão ainda uma vida útil de 50 a 100 anos e estarão preparadas para evitar rachas, infiltração e incêndio”, garantiu Lambo, acrescentan­do que as residências poderão suportar terramotos de magni­tude até 7,0 graus na escala de Richter.

“As mesmas contêm mecanis­mos para geração de energia solar e terão tanques de água unitários com capacidade para 5 000 litros”, acrescentou.

Francisco Raiva – O País

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana