Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

terça-feira, 20 de junho de 2017

INCÊNDIOS SEMPRE A PROGREDIR | Situação grave em Góis, aldeias estão a ser evacuadas



Autarca de Góis admite que a situação se pode tornar “gravíssima” no concelho, depois de o incêndio ter chegado à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar "praticamente dominado" na freguesia de Alvares, informou esta terça-feira o município, falando numa "situação grave que pode passar a ser gravíssima". A SIC avança que a aldeia de Cadafaz foi evacuada, enquanto o “JN” refere que a população foi retirada de três aldeias.

"Nós temos uma situação grave e se calhar pode passar a ser gravíssima porque o incêndio passou de Pampilhosa da Serra. Ficou praticamente dominado na freguesia de Alvares [em Góis], mas passou do concelho de Pampilhosa da Serra para uma outra freguesia do concelho de Góis e neste momento lavra com alguma intensidade", disse à agência Lusa a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira.

O município de Góis faz fronteira com Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, para onde as chamas progrediram, após deflagrarem no sábado, em Fonte Limpa.

"Há imensos meios, viaturas, meios aéreos, mas é outra freguesia [afetada] neste momento, é a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal", precisou Lurdes Castanheira.

A autarca explicou que "o vento foi de tal maneira forte que projetou" o fogo.

"Galgou o alcatrão, a estrada nacional 112, e passou para o concelho de Góis novamente, para outra freguesia", indicou.

"Estamos bastante preocupados", admitiu, notando que o combate às chamas "é difícil".

De acordo com a informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil pelas 8h20, o incêndio em Góis está a mobilizar 692 operacionais, auxiliados por 237 viaturas e cinco meios aéreos.

Expresso | Lusa | Foto Lucília Monteiro

Sem comentários: