quarta-feira, 21 de março de 2018

Autores lusófonos da Fundação PLMJ em exposição em Luanda

PARTILHAR
No âmbito da Exposição, será também promovida uma Conferência subordinada ao tema “Património Cultural Angolano”

É inaugurada no próximo dia 27 de Março (3ª feira), pelas 18H30, a exposição coletiva e itinerante de Artes Plásticas “Autores Lusófonos na Colecção da Fundação PLMJ – Vol. II”. Com Curadoria de João Silvério, estará patente em Luanda (Angola) até 24 de abril, nas instalações do Camões/Centro Cultural Português.

Segundo João Silvério, Curador da exposição, “a mostra enquadrou uma apresentação de obras de artistas representantes de uma geração pós-colonial que construiu a sua obra sob o signo da libertação e das transformações sofridas pelas novas sociedades independentes, enquanto novas nações, perante o desafio da liberdade e da democracia, num contexto mundial em que a globalização se concretizava atingindo todos os extratos da sociedade, todas as classes sociais e as mais diversas áreas económicas”.

Este é o segundo passo de um Programa iniciado em 2016, na cidade de Maputo, por ocasião do 11º Encontro de Fundações da CPLP, onde foi apresentada uma exposição coletiva que reuniu trabalhos de artistas oriundos dos países que integram a Comunidade de Língua Portuguesa, com particular incidência naqueles que têm uma estreita ligação ao país de acolhimento da Mostra.

A exposição “Autores Lusófonos na Colecção da Fundação PLMJ – Vol. II” reúne trabalhos de dezasseis artistas, na maioria com reconhecimento internacional do seu trabalho:

Abraão Vicente, Délio Jasse, Francisco Vidal, Ihosvanny, Inez Teixeira, Jorge Días, Kiluanji Kia Henda, Lino Damião, Mauro Pinto, Nú Barreto, Paulo Jazz, Paulo Kapela, Paulo Kussi, René Tavares, Rita GT, Rosana Ricalde, Yonamine.

Ainda no âmbito esta exposição, a Fundação PLMJ promoverá, no dia 28 de março pelas 18h, em parceria com o Camões/Centro Cultural Português, umaconferência, subordinada ao tema “Património Cultural Angolano”. Participarão nesta conferência destacadas figuras, angolanas e portuguesas, como a Dra. Teresa Mateus, Diretora do Camões/Centro Cultural em Luanda, do Dr. Emanuel Caboco, Diretor Geral Adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, o Dr. Afonso Valentim, Coordenador da Sub-Comissão da Cultura da Comissão Nacional da UNESCO, para além da Dra. Patrícia Dias Mendes, Diretora da Fundação PLMJ, do Dr. Bruno Xavier de Pina, Sócio de PLMJ Advogados e do Dr. Francisco Neves, Associado Sénior de PLMJ Advogados.

Mais informações por favor contactar:
Paulo Correia – pcorreia@atrevia.com
Joaquim Vicêncio – jvicencio@atrevia.com  
Francisco Bruto da Costa – fbcosta@atrevia.com
PARTILHAR

Author: verified_user

0 comentários: