quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Angolanos e portugueses inauguram nova era


 Jornal de Angola | editorial

Começa hoje a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal a convite do Chefe de Estado da República Portuguesa, aguardada com muita expectativa quer em Angola, quer em Portugal. A nova fase que está a ser inaugurada pelas autoridades angolanas e lusas representa o culminar da viragem de uma página menos boa a nível das relações políticas, que felizmente passou a ser superada. Hoje, ninguém pretende que se fale sobre o “irritante” na medida em que, como aconselham todas as perspectivas de relançamento das relações bilaterais, todos pretendem olhar para frente. Na verdade, Angola e Portugal têm muito a ganhar com a necessidade de se ganhar mais tempo com assuntos a tratar para melhorar o futuro das relações, em vez de se perder tempo com aspectos do passado e situações pontuais, mas plenamente superáveis. Não precisamos de esperar que as relações entre os dois Estados sejam perfeitas ou livres das eventuais fricções, próprias das relações que envolvem os seres humanos. O mais importante é que as autoridades angolanas e lusas sejam capazes de ultrapassar os imprevistos que tendem a atravessar as relações, como tem sido ao longo de mais de 40 anos de laços políticos, diplomáticos, económicos e culturais, na base do respeito mútuo.

Durante três dias, o Chefe de Estado vai ter uma agenda bastante preenchida, a julgar pelo programa que envolve, além da audiência com o Presidente e o primeiro-ministro, em Lisboa, a visita  ao  Porto e à Base Naval do Alfeite e encontros com governantes e com a comunidade angolana. Este último item, o encontro com a comunidade angolana em Portugal, é também aguardado com muita expectativa na medida em que vai ser pela primeira vez que este importante segmento da diáspora angolana vai encontrar-se com o Presidente João Lourenço. 

Foi bom ouvir as declarações do primeiro-ministro português, António Costa, na entrevista ontem à Rádio Nacional de Angola, a partir de Lisboa, relativamente às expectativas a todos os níveis ligadas à visita de Estado do Presidente. O reforço das relações bilaterais em domínios que precisam de ser desenvolvidos, no âmbito da diversificação da economia, continua como a principal “raison d'être” da visita de Estado. 

O Fórum Económico e Empresarial Portugal/Angola, em que discursam o Presidente da República e o primeiro-ministro português, vai ser uma oportunidade relevante para os empresários e os empreendedores dos dois países. Esperamos que, daqui para a frente, estejam a ser lançadas as sementes para a construção de laços políticos, diplomáticos, económicos e culturais que permitam “sepultar” para sempre o “irritante” e inaugurar uma nova era.  

Sem comentários:

Mais lidas da semana