domingo, 18 de novembro de 2018

Generais, sociais-democratas entre aspas, colonizadores africanos e príncipes sem escrúpulos


Jorge Rocha * | opinião

Ao início da manhã ouço um general a comentar a morte de outro, dizendo que foi uma «enorme perda para o país (...) que lhe sentirá, e muito, a falta!».

Pode ser opinião politicamente incorreta, dado o respeito dos portugueses pelos sucessivos protagonistas da quotidiana necrologia, mas quem continua a proferir este tipo de reações padronizadas não tem consciência de quão ridículas elas se revelam? Que importância ainda poderia ter quem, chegada à condição octogenária, já só cuidava sobreviver à fatal doença, que lhe ia abreviando os dias?

Que revoluções ou contrarrevoluções ainda poderiam ser encabeçadas por um ,general há muito aposentado cujas opiniões mediáticas se iam tornando caducas à medida que o mundo ia mudando e a formatação da mente se desajustava de um qualquer pensamento consistente sobre os fundamentos de tal transformação?

Não é, porém, só o general, que comentava a morte do seu igual, que revela a verborreia do muito que se diz e escreve no dia-a-dia. Por exemplo Sofia Rodrigues assinava uma notícia no «Público» desta sexta-feira em como os «sociais-democratas estariam a suspirar por Passos Coelho». Olha-se para tal título e só se o pode achar estapafúrdio: alguma vez existiu a mínima identificação entre o político de Massamá e o pensamento social-democrata? Daí que se justificasse muito mais um cabeçalho do género: «há quem no PPD suspire por Passos Coelho».

Acendo a televisão e ligo para um programa do canal ARTE onde um documentário apressa-se a elogiar a proximidade de Karen Blixen relativamente aos africanos, que empregava na sua quinta africana. Tal justificaria o elogio de a consagrar como muito mais avançada do que os colonizadores racistas da sua época. Mas como poderia ser de outra forma se nada percebia de agricultura ou de criação de gado e o seu incompetente marido disso sabia tanto quanto ela? Não estava na total dependência dos saberes ancestrais dos seus empregados de cor?

E conclua-se com outra notícia dos noticiários de ontem: a da CIA ter denunciado o príncipe herdeiro da Arábia Saudita como mandante do crime contra o jornalista Khashoggi. Seria motivo para nos surpreendermos, quando vamos acompanhando a progressiva ascensão ao poder de um jovem ambicioso, que não olha a qualquer meio - nem sequer ao genocídio, que mandou executar no Iémen - para alcançar os seus objetivos megalómanos?

O espaço mediático está cheio deste tipo de exemplos: querem-nos embalar com falácias cujos conteúdos apenas intentam distrair-nos das causas verdadeiras do que vamos vivendo e das consequências, que possam estar-lhes subjacentes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana