A comissão de trabalhadores diz
que, muitas vezes, os clientes não percebem que quem trabalha na CGD não tem
culpa nenhuma das decisões de gestão.
As sucessivas notícias e polémicas
a envolver a Caixa Geral de Depósitos (CGD) têm levado muitos clientes a pensar
em "abandonar" o banco do Estado. O aviso é da comissão de
trabalhadores que admite que, nos últimos tempos, a vida nos balcões da Caixa
não tem sido fácil.
Muitos clientes não percebem que
as decisões polémicas não são culpa dos trabalhadores. A coordenadora da
comissão de trabalhadores da CGD explica que com frequência estes têm sido
"visados pelos clientes como se fossem os responsáveis por tudo o que
aparece na empresa", com críticas que aumentam quando surge mais alguma
notícia sobre o banco.
"Quando as notícias saem, os
trabalhadores são muito visados. Então depois da audição de Joe Berardo, os
clientes estavam espantadíssimos com tudo o que se falou", detalha.
Numa altura em que as contas
sofrem cortes constantes nos juros e as esperas aos balcões da CGD são, em
certos dias, longas, os créditos ruinosos do passado são mal compreendidos
pelos clientes gerando críticas e "stress" aos trabalhadores.
"Os trabalhadores da Caixa
estão a dar o seu melhor e não é fácil ouvir frases como uma em que um cliente
disse a um colega que estavam a roubá-lo", diz Isabel Rodrigues, para quem
todas as notícias que surgem são "péssimas" para a imagem da empresa
- "a opinião pública não é hoje muito favorável à CGD".
Sinal dessa imagem negativa é que
muitos clientes têm ido aos balcões com a intenção de acabar com as contas que
têm na Caixa.
A representante da comissão
garante que "são os trabalhadores que têm feito um excelente trabalho,
evitando que muitos clientes saiam", conseguindo "reter grande parte
dos clientes".
Nuno Guedes | Diário de Notícias
| Foto: Rafael Marchante/Reuters
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