domingo, 8 de agosto de 2021

OPÇÃO PELA VIDA – I

A PARTIR DA DIALÉTICA IMPLICADA NA PRÓPRIA ESSÊNCIA DA MÃE TERRA!

Martinho Júnior, Luanda 

A consciência dialética do estado do mundo, obriga-nos a saber optar pela vida!

Há que reaprender e reequacionar desde o que é essencial, porque a opção é entre uma civilização sustentáculo de vida, uma civilização ainda tão carente de aprendizagem, ou uma barbárie induzida que conduz à extinção da vida tal e qual a conhecemos, alterando profundamente o estado do mundo e a imensa dádiva filtrada pelo ventre da Mãe Terra!

A água e o homem devem ser colocados no centro de todas as atenções, de forma a eliminar as pistas que danificam o essencial e retiram sustentabilidade à vida das próximas gerações!

Essa opção de civilização não pode ter horizontes utilitaristas, nem estruturalistas: ou ganhamos consciência dialética dos fenómenos inerentes à vida na Mãe Terra, ou a humanidade está no caminho certo para desaparecer!

Nunca os danos praticados por uma parte de forma cada vez mais daninha, mexeram tanto e de forma tão arriscada e intensa com o todo!

… O primeiro estadista a dar o alerta tão urgente quão necessário, foi o Comandante Fidel, em Junho de 1992!…

“Uma importante espécie biológica está em perigo de desaparecer devido à rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem”!

A Polónia não deve ficar na UE a todo custo, diz ministro

# Publicado em português do Brasil

A Polônia não deve permanecer membro da União Europeia a todo custo, disse o ministro da Justiça em uma entrevista publicada na sexta-feira, enquanto protestava contra o que chamou de "chantagem" do bloco sobre as reformas judiciais da Polônia.

Os comentários vêm no momento em que as tensões entre Varsóvia e Bruxelas estão se intensificando, com uma disputa de longa data sobre o estado de direito chegando ao limite, já que a Polônia enfrenta o prazo final de 16 de agosto para implementar uma decisão do tribunal superior da UE ou pode enfrentar penalidades financeiras.

“Sou um ferrenho oponente de sucumbir à chantagem ilegal da União Europeia levada a cabo pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)”, disse Zbigniew Ziobro ao jornal Rzeczpospolita.

Brexit: o que é a 'Convenção de Lugano' e o que isso importa?

# Publicado em português do Brasil

Mary Honeyball*| Stefano Stefanini * | EU Observer | opinião

Muitas das barreiras comerciais que agora existem após o Brexit entre a UE e o Reino Unido continuarão inevitavelmente no futuro previsível. Tal atrito é uma consequência inevitável da saída da Grã-Bretanha da UE - vividamente demonstrado pela tentativa de implementação do protocolo da Irlanda do Norte.

A lógica, portanto, exige que as barreiras cruzadas adicionais sejam minimizadas enquanto a nova relação UE-Reino Unido evolui.

Após sua saída da União Europeia, o Reino Unido deixou de ser membro da Convenção de Lugano , um tratado internacional que rege disputas legais civis e comerciais transfronteiriças.

Em maio, a Comissão Europeia publicou um parecer pedindo que o novo pedido do Reino Unido fosse rejeitado. Na semana passada, a comissão anunciou que havia dito aos administradores da convenção, o Conselho Federal Suíço, que o bloco não estava em posição de consentir com a adesão do Reino Unido. A questão agora, em última análise, cabe aos Estados membros decidirem por meio de uma votação no Conselho.

A França de Macron é autoritária e funciona como um negócio

A França de Emmanuel Macron é autoritária porque funciona como um negócio

# Publicado em português do Brasil

Maxime Quijoux* | Jacobin

Ao se tornar presidente, Emmanuel Macron prometeu transformar a França em uma "nação iniciante". Mas a imitação das hierarquias do local de trabalho tornou seu governo profundamente autoritário - sujeitando as instituições democráticas à tirania do chefe.

Eleito para a presidência em maio de 2017, Emmanuel Macron prometeu transformar a França em uma “ nação start-up ”. Ajudado por sua juventude e seu perfil “técnico” - como mostrado por seu comportamento frio ao abrir o hub de startups Station F de Paris em julho daquele ano - Macron expressou ambições ousadas para o futuro da economia francesa. Ele prometeu atrair talentos facilitando a obtenção de vistos e levantando capital, além de simplificar os procedimentos burocráticos e fortalecer os laços comerciais em toda a Europa.

Mas logo, o projeto de Macron foi além de criar um “ecossistema” de start-ups e revelou uma filosofia de governo subjacente, amplamente criticada e até ridicularizada por sua arrogância flagrante. Este foi o Macron que falou dos " ninguéns que você encontra na Gare du Nord " - o presidente que aconselhou um desempregado vestindo uma camiseta que ele deveria "trabalhar para pagar um terno", e disse que os desempregados precisam para “atravessar a rua” para encontrar emprego.

Esses comentários expressam um certo estado de espírito - um "ethos", diríamos nós, sociólogos - indicativo dos esquemas intelectuais que governam esta "nação iniciante". Aqui, as divisões que permeiam a sociedade são justificadas pelos diferentes níveis de esforço que cada um de nós coloca e, especialmente, a genialidade de “aqueles que chegam lá primeiro”.

Nessa visão, a injustiça na sociedade não se deve aos mecanismos de desigualdade que moldam esses indivíduos - suas circunstâncias, suas escolas de elite e seu capital social. Em vez disso, é um efeito da falta de solidariedade que esses novos pioneiros mostram para com o resto da população. O recente novo slogan do governo “ liberdade, fraternidade, igualdade de oportunidades” fornece mais uma prova dessa perspectiva: essa distorção do antigo lema republicano enfraquece sua dimensão coletiva original em favor de princípios individualistas e meritocráticos.

Esta é uma mensagem notável para enviar quando sabemos há muito tempo - pelo menos desde os anos 1960 e o trabalho de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron - que a meritocracia é uma cortina de fumaça , apresentando falsamente os privilégios culturais de classe como uma questão de talento individual . Numa época em que a França é um dos países com as maiores desigualdades educacionais do mundo, a substituição de “igualdade de oportunidades” por “igualdade” nada mais é do que um movimento ideológico descarado.

Desde o início da presidência de Macron, todas as políticas sociais e econômicas da França buscaram impulsionar o mundo dos negócios - e fazer da França um farol da “iniciativa empresarial do século XXI”. Mas, como vimos, isso também significa transformar o estado de espírito do CEO em uma mentalidade do próprio estado.

O hemisfério ocidental ruma para uma "guerra civil covarde'?

# Publicado em português do Brasil

Robert Bridge* | Strategic Culture Foundation

Passaportes de vacinas nas principais cidades serão vistos como um abuso de poder político por motivos ocultos, escreve Robert Bridge.

Condições de apartheid estão sendo criadas nos países ocidentais entre os vacinados e os 'antivaxxers'. E com a introdução dos passaportes de vacinas, que teoricamente poderiam negar aos não vacinados os serviços mais básicos e essenciais, as coisas poderiam ficar feias muito rápido.

Não era para ser assim. O que começou como “15 dias para achatar a curva” e, em seguida, como um programa de vacinação voluntária, agora está se transformando em uma forma de exagero do governo, pois as coisas simples que as pessoas consideravam naturais - visitar um restaurante, ir ao teatro e andar de trem - em breve exigirá um passaporte obrigatório para a vacina. Os cidadãos aceitarão em silêncio essas medidas sem precedentes, sem luta? Até agora, não parece promissor.

Enquanto o consumidor médio das notícias da mídia tradicional raramente ouve falar delas, os protestos antivacinas e de bloqueio massivo, com multidões não vistas desde os dias que antecederam a Guerra do Iraque em 2003, têm abalado todas as partes do mundo ocidental. Na semana passada, por exemplo, milhares ignoraram a proibição da Alemanha de medidas anti-Covid e foram às ruas em protesto em massa. Um manifestante teria morrido após romper uma barricada policial. Vários policiais ficaram feridos na confusão que levou à prisão de 600 manifestantes. E, à medida que os governos começam sua implementação de medidas de saúde, em meio a um amplo ceticismo sobre a segurança das vacinas da Covid, a resistência promete aumentar.

A Amazon tenta forjar o Trabalhador-Vassalo

# Publicado em português do Brasil

Exame da construção de subjetividade submissa. Rastreado, ele obedece e se adequa, para ter “direitos”. Não procura companheiros. Tudo é individualizado e emana competição. Em contraponto, são urgentes espaços sociais de autonomia

Panos Theodoropoulos, na Roar Magazine | em Outras Palavras | Tradução: Vitor Costa

A Amazon criou uma identidade coletiva que está firmemente enraizada nos ideais neoliberais. Para desafiá-la, sindicatos e movimentos sociais devem se concentrar na construção dos Comuns.

São cerca de três da tarde em um armazém bem iluminado da Amazon em Glasgow, na Escócia. Estamos cumprindo nossas funções, quando os gestores nos chamam para a sala comum onde observamos de imediato o clima festivo e os hambúrgueres, as batatas fritas e os drinks. Estávamos esperando a habitual reunião mensal em que nossos superiores nos informam alegremente sobre nosso sucesso e amigavelmente nos alertam sobre nossas infrações, mas dessa vez parece muito melhor.

Dizem-nos para relaxar e definir nosso dispositivo portátil, que monitora a maioria de nossas atividades, no modo “administrador”. A responsabilidade por nossa pausa no trabalho agora será assumida pela administração. Quando começamos a comer, nosso gerente de local anuncia que um de nossos colegas foi nomeado “Associado do Mês”, um prêmio que vem com prestígio e um voucher de 50 libras da Amazon. As paredes da sala comum estão forradas com as fotografias dos vencedores anteriores, uma lembrança diária do seu sucesso para o resto de nós.

Este “associado” — não “funcionário”, não “colega” — provou ser digno de se tornar um funcionário permanente. A partir do próximo mês, receberá o cobiçado “distintivo azul”. Nos dizem que sua ética de trabalho incansável, sua simpatia, flexibilidade e disposição para ajudar o restante da força de trabalho são os motivos para sua seleção. Somos informados de que ele demonstrou compromisso inabalável com a satisfação do cliente ao verificar consistentemente as datas de validade de cada produto antes de embalá-lo.

Aplaudimos alegremente o seu sucesso e a administração nos lembra que todos têm a chance de subir ao seu nível. Eles se comprometem a nos ajudar em qualquer coisa que possamos precisar para alcançar nosso verdadeiro potencial. Afinal, somos uma equipe de pessoas apaixonadas e altamente capazes. Revigorados e inspirados, retomamos nosso trabalho.

A falácia do olimpismo português

João Tomaz* | Dinheiro Vivo | opinião

Poucas coisas serão mais fotogénicas do que uma medalha, se olímpica e dourada nem é preciso flash. O sucesso, embora pessoal, é transmissível. As múltiplas homenagens aos vencedores servem tanto aos homenageados como aos homenageadores. Serão poucos os vencedores que discutirão em praça pública a inexistência do mérito de quem se apressa a ladeá-los. Talvez devessem fazê-lo.

A política para o desporto em Portugal é quase inexistente, contribuindo escassa ou nulamente para os sucessos ocasionais. Pura e simplesmente não há políticas integradas com impacto positivo no setor. O desporto escolar é cada vez menos relevante e caracteriza-se sobretudo pelos lamentos de professores crescentemente desmotivados.

O apoio estatal aos clubes, afinal os dinamizadores do desporto em Portugal, limita-se à esfera local, é casuístico e subjugado, muitas das vezes, a uma lógica eleitoralista. O investimento em infraestruturas desportivas é condicionado às preferências das populações ou resulta de desempenhos extraordinários de um filho da terra.

E as condições oferecidas aos atletas de alta competição inviabilizam a dedicação exclusiva ao desporto. Os subsídios são parcos (um campeão olímpico recebe 1300€ mensais durante dois anos e uma bolsa de 28 mil euros para a preparação, gerida pelas federações...) e condicionados a critérios redutores. Por exemplo, um classificado abaixo da 16ª posição perde a bolsa olímpica, praticamente inviabilizando, não fossem os clubes, a sua evolução.

Benfica, Sporting e outros em menor escala são quem sustenta o olimpismo português. Promovem a captação e a formação, pagam os ordenados de atletas e treinadores, garantem os meios indispensáveis, como o acompanhamento médico, entre outros, e dão visibilidade aos atletas, indispensável para a captação de patrocínios. Clubes esses cuja referência durante os Jogos Olímpicos é, segundo se vai dizendo, desaconselhada aos atletas. De outro modo, a fotografia ajustar-se-ia à realidade, mas seria inútil para muitos.

*Gestor e autor

Quando não fragilizarem direitos haverá trabalho digno

CGTP: Só haverá trabalho digno quando se revogarem normas que fragilizam direitos

A Intersindical tece duras críticas à «agenda do trabalho digno e valorização dos jovens no mercado de trabalho», apresentada pelo Governo na sequência do Livro Verde. São «meros paliativos», diz. 

Na sequência do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, o Governo apresentou um documento sob o lema do trabalho digno e da valorização dos jovens no mercado de trabalho. Mas as medidas nele vertidas são, «na melhor das hipóteses», «meros paliativos», alertou a CGTP-IN num comunicado divulgado esta sexta-feira. 

A Intersindical reforça a necessidade de se responder aos problemas dos trabalhadores com a garantia de estabilidade no emprego, valorização dos salários, carreiras e profissões, e redução dos ritmos e horários de trabalho. Daí resultará a possibilidade de os jovens construírem «um futuro de progresso e de estabilidade», e para os mais velhos «o reconhecimento da experiência e do seu trabalho», sendo esta, no entender da CGTP-IN, a «matriz essencial para um país desenvolvido que dignifica quem trabalha e produz a riqueza».

Garimpeiros

Joana Amaral Dias* | Diário de Notícias | opinião

É difícil falar, porque não me preparei para o discurso de derrota. A única coisa que me cabe dizer é desculpa. Desculpa a Portugal. Só posso pedir desculpa, mas estou de consciência limpa, dei o meu melhor", disse a judoca portuguesa Rochele Nunes que acabou em nono a categoria +78 kg dos Jogos Olímpicos.

Dói escutar, certo? Magoa e embaraça. Não, Rochele, não peças desculpa. Como tu própria explicas, o atleta dá tudo, dá o seu melhor - Portugal é que deve envergonhar-se por não garantir meios para quem o representa. Como lembrou João Pereira (Triatlo) "Falta investimento, capital, para melhorar as condições. É insuportável competir com estes atletas que estão o ano todo em estágios, viajam nas melhores condições."

Pois é, quem se recorda do nosso campeão olímpico Obikwelu que teve que ir treinar para Espanha porque Portugal não tinha uma única pista coberta? E de Carlos Lopes que corria entre os fumos dos tubos de escape na segunda circular (onde acabou por ser atropelado)? - por cá, quase todos os atletas são trabalhadores precários em part-time.

Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento

O campeão do triplo salto Pedro Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento de Tóquio2020, depois de conquistar a quinta medalha de ouro para Portugal em Jogos Olímpicos, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Pichardo, que chegou ao título com um novo recorde nacional, de 17,98 metros, levará a bandeira que, na cerimónia de abertura, foi transportada por Nelson Évora, também ele campeão olímpico no triplo salto, em Pequim2008, e pela judoca Telma Monteiro, bronze no Rio2016.

A missão portuguesa, de 92 atletas, conquistou quatro medalhas em Tóquio2020: o ouro de Pichardo, a prata de Patrícia Mamona, também no triplo salto, e o bronze do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta.

Simão Freitas | Notícias ao Minuto

Mais lidas da semana