domingo, 16 de janeiro de 2022

A CARTA DE SAVIMBI A PEDIR AJUDA AO EXÉRCITO COLONIAL PORTUGUÊS

ANGOLA

Jonas Savimbi, em Outubro de 1973, enviou esta carta ao capitão Benjamim Almeida, que comandava uma companhia de artilharia da tropa portuguesa, aquartelada em Cangumbe e o protegia de possíveis ataques da guerrilha do MPLA:

Senhor capitão Almeida:

“Fiquei contente em receber a sua carta de 5.10.73. Que tenha feito uma boa viagem e pela sua carta depreendo que tudo tenha corrido o melhor possível, é o que mais me alegra, pois associo aos seus sucessos pessoais a possibilidade de se falar no assunto. (Integração da tropa da UNITA nas Forças Armadas Portuguesas). Quanto à minha saúde vou muito melhor do que dantes, o que me cria condições de pensar e analisar para penetrar os labirintos complexos da política Angolana que está sendo fortemente influenciada pela opinião mundial. É este factor que tem também de pesar nas nossas decisões pois embora Portugal sempre resolveu os seus problemas com a capacidade de uma nação independente, nem sempre os outros quiseram deixar os outros em Paz. A correlação e a interdependência das políticas internas com as políticas exteriores têm hoje a sua maior expressão no desenvolvimento dos meios de comunicação, na unidade económica que só projectam com maior facilidade as ambições dos países mais fortes e as tendências ao imperialismo. Angola fica precisamente situada nessa encruzilhada. Só os homens de uma vasta visão política, podem evitar para Angola o que a História dolorosamente escreveu na alma e nos corpos de outros países que muitas vezes foram projectados para o desconhecido com as nefastas consequências que se conhecem por aí fora.

A minha experiência permite-me pensar que não há soluções mágicas para os problemas políticos nem um homem chave para decifrar tais equações. Se de um lado a capacidade dos dirigentes pesa decididamente na correcta solução dos problemas e Portugal tem homens à altura, principalmente na distintíssima pessoa de Sua Excelência o Presidente do Conselho (Marcelo Caetano), há que se ter em conta as circunstâncias que rodeiam as situações que vivemos e a evolução do Mundo. É neste capítulo que eu tenho de lamentar os processos utilizados pelas Autoridades estaduais em resolver os problemas de Angola, na hora em que o MPLA sofre a sua maior crise de sempre. O optimismo em demasia é também reflexo do desconhecimento dos problemas desta África em constante mutação.  Hoje já não há aliados definitivos e incondicionais.

Propus às Autoridades do Luso o dia 20.10.73 para um encontro com o senhor Capitão Benjamim o que espero poderá materializar-se e assim terei mais um prazer de falar consigo”.

 (Páginas 174 e 175 do livro Angola – O Conflito na Frente Leste)

O encontro com o capitão aconteceu. Savimbi, no dia 22 de Outubro, enviou-lhe a seguinte carta, entregue em mão pelo tenente Sabino, da UNITA:

“Senhor Capitão Almeida:

Esta tem por fim desejar-lhe boa saúde e que tenha tido um regresso agradável depois do nosso encontro. O meu amigo PUNA e eu mesmo, ficámos com uma excelente impressão da sua pessoa e cremos que haverá um campo largo de cooperação entre as forças que comanda e as nossas, desde que uma oportunidade para isso se apresente. E será com prazer que daremos esse passo mais à frente na direcção da consolidação do que já conseguimos no decurso dos dois anos transactos. Não há dúvida de que a nossa conversa do dia 20 (Outubro de 1973) passado veio desanuviar grandemente a atmosfera das nossas relações com o Luso (Comando da Zona Militar Leste das Forças Armadas Portuguesas) que estavam a tornar-se já de um equilíbrio difícil. Oxalá que os factos que discutimos abertamente tenham no futuro uma interpretação consentânea com os maiores interesses das populações do Leste e da Paz para Angola que continua Portugal em África, na sua forma mais actualizada. Estou bastante optimista que há um campo muito vasto em que a política de Portugal em África pode ser consolidada, apesar dos vendavais movidos pelos ambiciosos que só têm o olho em casa de outrem. Haveria, é certo, uma maneira mais curta para se resolverem os problemas da participação da UNITA na vida Nacional na sua fase mais avançada da integração. Há, porém, factos que nos levam a andar mais devagar para que consigamos resultados mais duradouros. Embora a nossa vontade seria de resolver os nossos problemas entre nós, isto é, em casa, temos e teremos por muito tempo que contar com a influência do estrangeiro, pois nem as alianças de Portugal com o resto do mundo são isentas de traições que só a cobiça explica e muito menos as fronteiras de Angola com o resto de África podem ser hermeticamente fechadas. É a situação com a qual temos de nos medir, nós e os vindouros, hoje e amanhã, para que a política de multirracialidade encontre enfim os ecos que o mundo de hoje bem precisa para salvaguarda da Humanidade. O seu contributo será enorme pois que a proximidade de Cangumbe connosco faz com que seja o elemento mais indicado para a troca de impressões, quando isso for superiormente autorizado. Estamos esperando pela nota do Luso, para que se tomem as necessárias providências para que a nossa delegação possa continuar as discussões a nível mais alto.

Não gostaria de ser incómodo, mas é a necessidade que me obriga a solicitar a sua boa vontade, caso possa fazê-lo, para me arranjar: Uma boa capa de chuva, um par de botas altas militares número 42, cinco frascos de aero-om e algumas bisnagas de bálsamo de mentol, pomada tópica. Caso lhe seja possível adquiri-los, gostaria que me indicasse quanto é.

É tudo que se me oferece para hoje. Com respeito e amizade, Jonas Malheiro Savimbi

(Páginas 199 e 200 do livro Angola- O Conflito na Frente Leste).

Tribuna de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana