quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

PORTUGAL E ARREDORES NUM CURTO MOLHADO POR EXCESSOS DE SÃO PEDRO

Vamos ter de falar sobre o tempo, Manuel

Rui Gustavo | Expresso (curto)

Bom dia,

Não é por falta de assunto, mas vamos ter de falar sobre o tempo. Depois da tempestade que se abateu ontem sobre o país, com especial intensidade no Alentejo e na Grande Lisboa, a bonança ainda não é para hoje.

De acordo com o IPMA – e com isto visualizo logo o Anthímio de Azevedo a preto e branco a colar nuvens com raios e gotas de água num painel metálico com o território de Portugal – estão previstos “aguaceiros, por vezes fortes” e “trovoada em especial na região Sul” a partir das nove da manhã de hoje e até às 18h00. O tempo só deverá melhorar amanhã, quinta-feira.

A chuva vai continuar, tanto na zona de Lisboa como no Porto talvez com menos intensidade do que ontem (nunca tinha chovido tanto em 24 horas em Lisboa) o que provocou um caos com estradas cortadas e destruídas, escolas fechadas, casas, lojas e garagens inundadas, autocarros parados, pessoas desalojadas, animais abandonados à sua sorte e a certeza de que talvez seja altura para agir com alguma assertividade em relação às alterações climáticas, porque a parte de falar já lá vai. Se bem que, tal como diz o presidente do IPMA, Miguel Miranda, “se nós dizemos que é um problema da mudança climática para justificarmos a nós próprios, não fazemos algumas intervenções que são necessárias, então não me parece muito boa estratégia”.

Eu sei que sou suspeito, mas não é de mais recomendar o excelente trabalho que os meus camaradas do Expresso estão a fazer sobre esta convecção (esta aprendi ontem) que continuará a afetar o país.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas repetiu ontem os apelos para as pessoas “ficarem em casa” porque não era “dia de sair”. Para hoje, ainda não se sabe. Mas na distante localidade de Gondizalves, a 3,3 quilómetros de Braga (temperatura máxima de 16 graus, chuva e talvez trovoada) há um homem desejoso de sair de casa.

Há um ano que Manuel Pinho está em prisão domiciliária sob suspeita de ter recebido cinco milhões de euros do Grupo Espírito Santo quando era ministro da Economia de um dos governos de José Sócrates. Hoje, um ano depois de lhe terem posto uma pulseira no tornozelo (tornozeleira, no português do Brasil), Pinho terá de ser acusado ou libertado. Isto se não surgir algum fenómeno climatérico judicial de última hora, o que não seria totalmente inédito.

O caso começou a ser investigado há dez anos e para além de Pinho, são arguidos no processo António Mexia e João Manso Neto que, na sequência das suspeitas de terem corrompido o ex-ministro da Economia para favorecer os interesses da EDP, foram afastados da administração da empresa energética. Estes factos não deverão ser incluídos na acusação do Ministério e vão continuar a ser investigados, aparentemente sem prazo definido para uma conclusão.

Nos últimos meses, a tensão entre Manuel Pinho e os procuradores do MP que o investigam agudizou-se com flippers apreendidos, acusações de homofobia a um dos magistrados e uma pensão congelada por motivos não climatéricos.

Mas hoje, Manuel, temos de falar do tempo.

OUTRAS NOTÍCIAS

E agora notícias do mundo do entretenimento:

França e Marrocos disputam hoje a segunda vaga na final do Campeonato do Mundo que se disputa no Qatar por entre relatos de abusos dos direitos humanos e algum bom futebol. Os gauleses, que já venceram dois títulos mundiais e dois europeus, são claramente favoritos tal como era a Bélgica, a Espanha e todos sabemos quem. E também todos sabemos como acabou, num vale de lágrimas que ainda não sarou.

Os africanos chegam a esta fase da prova com o feito notável de terem sofrido apenas um golo que nem sequer foi marcado por um adversário: Autogolo de Aguerd no jogo contra o acessível Canadá. São também a primeira seleção do continente africano a chegar a uma meia-final do Mundial

Ainda assim, a França tem tudo para chegar à quarta final da história, o que é notável se notarmos que ainda a bola não tinha começado a rolar e já “le bleus” tinha perdido N’Golo Kanté, Pogba e Benzema, só para falar das ausências mais signficativas.

História com alguma piada: Olivier Giroud, o avançado que se tornou o maior marcador da seleção francesa durante este mundial, dividiu o balneário com o selecionador marroquino, Walid Regragui. Em 2008, o então jovem avançado jogou no Grenoble com o lateral que nunca chegou muito alta na carreira de jogador. Giroud, já então subestimado, foi dispensado e Regragui preparava-se para a despedida.

Ontem, a Argentina (que também tem dois títulos mundiais) cilindrou a Croácia de Modric demonstrando que o barrilete cósmico não morreu. Messi foi Messi – ai o segundo golo, minha mãe - e o jovem Julian Alvarez fez um bis. Ficou 3-0.

A final disputa-se no próximo domingo e vai ter dois jogadores do campeonato português: Enzo Fernandez e Nicolas Otamendi têm feito parte do 11 titular e jogam no Benfica.

O treinador português Vítor Pereira vai treinar o Flamengo, do Rio de Janeiro. O técnico tinha abandonado o rival Corinthians com o argumento de que tinha de acompanhar a sogra doente. Vai passar uns tempos a ter de justificar esta mudança de planos.

Em Portugal, joga-se o futuro próximo de Fernando Santos, o técnico que lidera a empresa que levou a seleção aos quartos de final do mundial. A Bola de ontem garantia que o acordo para sair está feito. A notícia não foi desmentida nem confirmada. Cheira a fim de festa.

Francisco J. Marques depõe hoje em tribunal a partir das 11h00 no caso da divulgação dos emails do Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto está a ser julgado por violação de correspondência ou de telecomunicações, acesso indevido e ofensas a pessoa coletiva agravados. Em causa está o facto de ter divulgado emails do Benfica que, segundo ele, denunciavam um esquema de favorecimento dos árbitros aos encarnados.

Eva Kaili, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu suspeita de corrupção declarou-se inocente de ter feito lóbi ilegal a favor do Qatar e, segundo o advogado que a defende, nada tem a ver com os sacos de dinheiro que foram apreendidos ao pai em fuga.

Um quarto dos adolescentes portugueses já se feriu de propósito e nove por cento está “tão triste” que “não” aguenta. Mas também há boas notícias neste estudo da Organização Mundial de Saúde: os jovens portugueses estão mais ativos e menos gordos.

Nos Estados Unidos, cientistas da Infraestrutura Nacional de Fusão conseguiram produzir mais energia do que a despendida por um feixe de lasers que incidiu numa cápsula com o tamanho de um grão de pimenta. O feito inédito promete abrir caminho a uma nova fonte de energia limpa. E há uns anos, também podia ser o início de uma obra de ficção científica.

Frases

“Triste sina esta de viver em Lisboa, a mítica cidade fundada por Ulisses e por onde Ulisses nunca passou, como lembrou com algum sarcasmo Eduardo Lourenço, e onde os autarcas, ministros e demais entidades se sucederam ao longo de décadas anunciando tranquilizantes prazos e engenharias que sabiam inutilmente destinadas a uma gaveta.”

Francisco Louçã, lisboeta molhado e deprimido

"Temos muitas zonas da cidade que estão em estado de catástrofe"

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa que ainda assim não declarou o estado de calamidade

“Ninguém escolhe ser refugiado”

Joana Brandão, da Portugal com ACNUR, parceira nacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ACNUR), a escolher relembrar o óbvio

“Aos jogadores pagava-se, impostos não se pagavam”

Contabilista da Naval no julgamento de Aprígio Santos, ex-presidente do clube que se extinguiu em 2016 com um total de nove milhões de euros em dívida. Neste processo, estão em causa 860 mil que não foram pagos ao Estado.

“Admito que não tenha pago"

Ferreira Nunes, ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem que foi ver um jogo do Benfica a Dortmund com despesas pagas, supostamente por Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico dos encarnados

O que eu ando a ler

Kafka à beira-mar

Haruki Murakami

Casa das Letras

Eu não costumo oferecer livros sem os ler, mas abri uma exceção para este imponente tomo de 387 páginas e dei-o à minha irmã embalado pelas críticas favoráveis e hipnotizado pelo gato da capa. A bizarra odisseia de Kafka, um adolescente japonês de quinze anos, tornou-se o livro favorito da minha sobrinha da mesma idade e voltou a mim, para finalmente o ler. Murakami é um encantador de leitores e sabe como manter viva uma história de um aparente crime que decorre num cenário onírico e surrealista com um erotismo desconcertante. Nipónico ocidentalizado (explorou um bar de jazz em Tóquio e traduziu Carver e Sallinger), o autor faz referências constantes à cultura ocidental, mais especificamente à música clássica de Beethoven ou Haydn, passando pelo jazz de Coltrane e o rock dançável de Prince. O livro foi escrito antes do regresso de Murakami ao Japão (viveu grande parte da vida adulta em Nova Iorque) que a partir daí entrou numa nova fase literária que aspiro vir a ler.

Sugestões sempre excelentes da equipa multimédia do Expresso:

“É um milagre político a unidade da UE nesta guerra. As primeiras brechas vão aparecer no pós-conflito”. A União Europeia já vai no nono pacote de sanções contra o regime de Vladimir Putin. Será que esta sucessão de medidas significa que os pacotes anteriores tiveram pouco efeito? E até quando podemos contar com a unidade europeia neste conflito? E será que os europeus têm os meios para aguentar esta guerra no tempo? Uma conversa de Martim Silva com Sandra Fernandes, convidada residente do Bloco de Leste e investigadora da Universidade do Minho.

https://expresso.pt/podcasts/2022-12-14-E-um-milagre-politico-a-unidade-da-UE-nesta-guerra.-As-primeiras-brechas-vao-aparecer-no-pos-conflito---a-analise-de-Sandra-Fernandes-e07d3a8c

Corrupção da Defesa e falta de prudência no Governo. Na Comissão Política desta semana com moderação de Eunice Lourenço, Vítor Matos, David Dinis e Hélder Gomes discutem a Tempestade Perfeita que destapou suspeitas de corrupção na Defesa. E é de corrupção que fala o investigador Luís Sousa, numa participação especial da edição desta semana onde também se discute a oposição que o PSD faz

https://expresso.pt/podcasts/comissao-politica/2022-12-13-Comissao-Politica-corrupcao-da-Defesa-e-falta-de-prudencia-no-Governo-a065ee7d

A arbitragem no Mundial “não está ao nível” do que se vê em campo - e o regresso em força da violência ao futebol português. Duarte Gomes traz para cima da mesa de A Culpa é do Árbitro as sete agressões a árbitros que aconteceram no último fim de semana em Portugal, pedindo medidas mais punitivas. E no Mundial, continuam os erros de arbitragem, com destaque para o Inglaterra - França

https://expresso.pt/podcasts/a-culpa-e-do-arbitro/2022-12-13-A-arbitragem-no-Mundial-nao-esta-ao-nivel-do-que-se-ve-em-campo---e-o-regresso-em-forca-da-violencia-ao-futebol-portugues-99e2715a

Por hoje é tudo. Um dia molhado não tem de ser amaldiçoado.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana