terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Angola | OS PINCHOS DA CARMENCITA SEVILHANA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Em Angola tudo é possível e tudo vai acontecer se é que não aconteceu já. Um dia apareceu no Negage o senhor Caras Lindas, nome de verdade, não é alcunha. Chegou encavalitado na carga do camião Tamestrader tripulado pelo camionista Olhos de Cão, nome herdado porque era bóer e tinha olhos clarinhos como o meu cão Rubi, um portentoso Baía dos Tigres. O viajante estava coberto de poeira e só os olhinhos estavam limpos. A barba longa coberta de poeira. O cabelo escondido sob uma capa de pó amarelado. E capengava, sinal trágico de uma paralisia infantil, doença muito em voga nesses tempos.

João Bernardo Pinto Caras Lindas era o nome do viajante que desembarcou em frente ao hotel do meu pai, coberto de poeira na roupa e no corpo, excepto nos olhos. Pediu alimentação e alojamento a crédito, até arranjar casa e montar escritório, pois era solicitador encartado.  

O meu papá torceu o nariz mas minha mãe pediu ao Alexandrino, gerente da unidade hoteleira, para o instalar no anexo que tinha quarto, uma divisão onde podia instalar o escritório e casa de banho! Uma hora depois o hóspede apareceu limpinho, barba aparada e bem vestido. Soube mais tarde que na sua maleta tinha duas mudas de roupa, uns livros de poesia e pouco mais. Branco pobre. Apareceu no Negage vindo do Lobito. Sua esposa faleceu e deixou dois filhos ainda crianças. Queria juntar a família, o mais depressa que pudesse. E conseguiu.

O Caras Lindas declamava poemas de Guerra Junqueiro e Gomes Leal. Deste dizia com estremecida emoção “A Duquesa de Brabante” que começava assim: Tem um leque de plumas gloriosas,/na sua mão macia e cintilante,/de anéis de pedras finas preciosas/a Senhora Duquesa de Brabante. 

Como solicitador fazia requerimentos ao governador do distrito no Uíge e ao geral em Luanda. Tratava de renovar bilhetes de identidade. Escrevia cartas para o Puto em nome dos analfabetos que eram a maioria da população branca. Um dia anunciou que ia mandar vir a família. Por isso deixou as instalações no hotel e alugou uma casinha. Estava no seu novo lar quando o Costa do Bungo o levou. Gerente! 

No dia 15 de Março de 1961 rebentou a Grande Insurreição. Mas a família do Caras Lindas já tinha regressado ao Lobito, nunca soube porquê. O gerente do Costa do Bungo foi a Luanda vender café e levou o seu braço direito. No regresso, o patrão trazia o bornal cheio de dinheiro e o empregado, uma menina espanhola com a qual amigou numa noite de cabaré. Diz quem sabe que eram muito felizes. Mas pouco tempo. 

Os guerreiros da UPA atacaram no Lukunga e uma unidade da tropa portuguesa estava cercada. O alferes que comandava as tropas do Bungo pediu voluntários para ir ajudar os colegas. Ninguém se acusou. Mas o Caras Lindas ofereceu-se para a operação de resgate dos cercados. E lá foi capengando. Morreram todos junto à ponte. A senhora espanhola estava grávida e viúva. Um a tragédia.

A LIBERTAÇÃO QUE SOPRA DESDE O CORAÇÃO ARDENTE DA MÃE ÁSIA

Martinho Júnior, Luanda

Os eventos em torno da Ucrânia trouxeram à tona o impulso implícito dos Estados Unidos para abandonar as tentativas de reforçar sua posição global com meios legítimos e adotar métodos ilegítimos para garantir seu domínio. 

Qualquer coisa serve.

Mecanismos e instituições outrora reverenciados que foram criados pelo Ocidente liderado pelos EUA foram descartados (e não por causa do que estamos vendo na Ucrânia). 

Livre mercado, concorrência justa, livre iniciativa, inviolabilidade da propriedade e presunção de inocência, em uma palavra, tudo em que o modelo de globalização ocidental se baseava desmoronou da noite para o dia. Sanções foram impostas à Rússia e outros países censuráveis que não cumprem esses princípios e mecanismos. Claramente, as sanções podem ser impostas a qualquer momento a qualquer país que, de uma forma ou de outra, se recuse a seguir as ordens americanas sem pensar.

A União Européia foi completamente subsumida por essa ditadura dos EUA (não vale a pena discutir isso muito). A assinatura da Declaração Conjunta sobre a Cooperação UE-NATO, a 10 de janeiro, foi o ponto alto deste processo, algo que se arrasta há vários anos. – https://www.mid.ru/ru/foreign_policy/news/1848395/?lang=en  

A ILUSÃO IMPERIALISTA DO PODER PELA FORÇA DAS ARMAS PRODUZIDAS PELAS CORPORAÇÕES DA INDÚSTRIA DO ARMAMENTO.

A superioridade militar da Federação Russa em qualquer teatro de operações deriva de conceitos de raiz que respondem à necessidade de sobrevivência da própria Federação em função dos desafios decorrentes da implosão da União Soviética.

Ideologia, ciência, capacidade industrial e tecnológica, economia, finanças, sociedade, tudo se conjuga na direcção da maturação perante desafios, riscos e a necessidade de segurança vital garante da sobrevivência da Federação.

Esse modo de fazer viver a Rússia, é uma experiência exemplar que advém do passado, algo que tem a ver com o peso da grande batalha de Stalinegrado, (actual Volgogrado): se foi lá que foi feita a contensão das forças de Hitler, foi a partir de lá que se passou à contra ofensiva que só parou com a tomada de Berlim!

Isso quer dizer que a refinação dos conceitos em função das experiências históricas é a pedra filosofal com vista à eclosão duma ampla e aturada maturação, passo a passo, prova a prova, aproveitando muito do que foi produzido antes como base para melhor se poder avançar tecnológica e operativamente, ao mesmo tempo que se vão introduzindo capacidades inovadoras em outros tantos sectores só possíveis graças a uma intensa força de investigação e vontade de existir para vencer!

ARMADILHA DOS EUA PARA A RÚSSIA CAPTUROU O OCIDENTE -- Joe Lauria

Um mês antes da invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, o CN escreveu que os EUA estavam armando uma armadilha para atrair a Rússia para uma guerra econômica, de informação e por procuração. Todos os três falharam para os EUA

Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

O Ocidente liderado pelos EUA não poderia lançar sua guerra econômica, de informação e por procuração contra a Rússia sem justa causa. Essa causa seria a Rússia invadindo a Ucrânia para defender os russos étnicos em uma guerra civil que dura desde 2014.

A guerra econômica , destinada a estimular os russos a derrubar seu governo, fracassou espetacularmente. O rublo não entrou em colapso apesar das sanções do banco central russo. A economia também não.

Em vez disso, está surgindo um sistema econômico, comercial e financeiro alternativo que exclui o Ocidente, com China, Índia e Rússia na liderança, e a maior parte da Ásia, África e América Latina participando. É o colapso final do colonialismo ocidental. Em vez disso, as sanções saíram pela culatra no Ocidente, especialmente na Europa. 

A guerra da informação fracassou em todo o mundo. Apenas os Estados Unidos e a Europa, que se consideram “o mundo”, acreditam em suas próprias “informações”.  

A guerra por procuração está sendo perdida no terreno, embora mais de US$ 100 bilhões em ajuda dos EUA à Ucrânia tenham criado um banho de sangue. Haverá um acordo negociado no qual a Ucrânia perderá território; uma vitória russa total; ou uma terceira guerra mundial, potencialmente a guerra final. 

Os EUA levaram a Rússia ao limite para provocar sua intervenção. Começou com uma expansão de 30 anos da OTAN para o leste com exercícios da OTAN nas fronteiras da Rússia. Em dezembro de 2021, o Ocidente rejeitou as propostas do tratado russo para reverter o envio de tropas da OTAN e instalações de mísseis na Europa Oriental.

Um acordo de paz para acabar com a guerra civil ucraniana de 8 anos, desencadeada pela derrubada inconstitucional de um presidente eleito em 2014, foi endossado pelo Conselho de Segurança da ONU e deveria ser implementado sob os auspícios da Alemanha e da França.

Mas os líderes alemães e franceses na época admitiram recentemente que não tinham intenção de implementar o acordo que daria autonomia à etnia russa Donbass, embora permanecesse parte da Ucrânia.

Em vez disso, Angela Merkel e François Hollande disseram que a Rússia foi enganada para dar tempo à OTAN para fortalecer as forças armadas da Ucrânia para supostamente se defender contra uma invasão russa. A Rússia teve oito anos para invadir, mas em vez disso depositou suas esperanças nos Acordos de Minsk para evitar um conflito maior. Quando uma ofensiva apoiada pelo Ocidente em Donbass começou em fevereiro passado, a Rússia agiu.

O Ocidente teve seu conflito maior. Em 4 de fevereiro de 2022, 20 dias antes da invasão russa, o Consortium News expôs a armadilha que estava sendo armada para a Rússia, que um ano depois prendeu o Ocidente. Quanto mais rápido ele entender isso, melhor. 

Os EUA e a OTAN estão despejando armas na Ucrânia. Kiev diz que não planeja nenhuma ofensiva contra o Donbass, mas se Washington forçar uma, Moscou terá uma decisão importante a tomar, escreve Joe Lauria. 

Leia Joe Lauria a seguir.

TOP SECRET: Bundeswehr da Alemanha prepara-se para declarar guerra à Rússia

General alerta para possível ataque russo à Alemanha em documento secreto

Prof Michel Chossudovsky e news.de

Global Research, 05 de fevereiro de 2023

Introdução

Embora existam divisões dentro da OTAN, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock   – que estudou assiduamente a política externa no Fórum WEF de Jovens Líderes Globais (YGL) de Klaus Schwab –  confirmou na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) (25 de janeiro de 2023) , que a Alemanha e seus aliados [OTAN] estão em guerra com a Rússia: 

“Os comentários de Baerbock vêm logo após quase um ano de narrativa russofóbica direta, incluindo planos abertamente declarados de guerracom a Rússia .

Em meados de novembro de 2022, Der Spiegel publicou um documento vazado do Ministério da Defesa alemão  [68 páginas], revelando que o Bundeswehr está se preparando para a guerra com a Rússia [Veja abaixo]

O documento secreto intitulado “Diretrizes operacionais para as Forças Armadas” foi elaborado pelo chefe do Estado-Maior da Alemanha, general Eberhard Zorn. 

“Ele enfatizou a necessidade de uma “mega-reforma” das forças armadas alemãs e identificou claramente a Rússia como uma “ameaça imediata”. Infobrics

Captura de tela do Der Spiegel, 14 de novembro de 2022

Tradução do texto acima (do alemão pela Global Research)

Temido confronto com a Rússia   

Preparação para “guerra forçada” – O Bundeswehr deve se tornar significativamente mais poderoso”

Em um documento estratégico confidencial, o chefe do Estado-Maior Zorn jura que o Bundeswehr enfrentará anos difíceis pela frente. Um conflito com a Rússia está se tornando mais provável. As tropas devem se concentrar totalmente na defesa [ Abwehr ] contra um ataque.

O que essa declaração ousada sugere é que a Alemanha e seus aliados deveriam “se defender” (plural) contra um ataque russo.

Veja também a declaração contraditória do ministro das Relações Exteriores da Alemanha:

“O mais importante é que façamos isso juntos, estamos lutando contra a Rússia” 

KIEV TEM ORGULHO DE DECLARAR QUE IMPLANTOU ARMAS QUÍMICAS EM DONBASS

Bakhmut continua sendo um dos campos de batalha mais sangrentos do Donbass

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Na periferia noroeste, as unidades de Wagner continuam seu ataque nas aldeias de Paraskovievka e Krasnaya Gora. De acordo com relatórios preliminares, Krasnaya Gora está quase completamente sob controle russo.

A sudoeste de Bakhmut, os combatentes de Wagner continuam seu ataque em Ivanovskoye. As forças russas estão a apenas um quilômetro da rodovia Bakhmut-Konstantinovka.

Na própria Bakhmut, a luta continua nos distritos norte, leste e sul.

Em 4 de fevereiro, os combatentes de Wagner lançaram um ataque na área da estação Stupka, no bairro norte da cidade. A luta feroz continua.

Os combatentes de Wagner continuam a limpar a área da Fábrica de Processamento de Carne. A luta está em andamento na área de Alabaster Lanes, bem como na rua Glinyanaya.

No distrito de Zabakhmutovka, os combates de rua continuam ao longo da Rua Nekrasov e da Rua Vatunin.

Unidades de assalto russas atacam posições ucranianas na região de Sobachevka, no sul de Bakhmut

Enquanto a guarnição ucraniana de Bakhmut está perto de ser cercada e desmoronar, os nazistas ucranianos começaram a usar armas químicas, das quais se gabavam abertamente nas redes sociais.

O infame blogueiro ucraniano e comandante de um grupo separado de reconhecimento aéreo tático Madyar publicou um novo vídeo mostrando drones FPV e munições químicas, insinuando que os militares ucranianos estão se preparando para usar armas proibidas em Bakhmut.

Na noite de 5 de fevereiro, o primeiro uso dessa arma química foi relatado no vilarejo de Novobakhmutovka, nos arredores de Donetsk. Os militares russos sofreram vômitos e convulsões. As alegações foram apoiadas por fotos de drones acidentados idênticos aos de que Magyar se gabava.

Em 6 de janeiro, o chefe interino do DPR confirmou os fatos do uso de armas químicas pelos militares ucranianos nas áreas de Bakhmut e Ugledar.

Assim, o regime de Kiev está usando armas químicas, declarando-o orgulhosamente em voz alta, mas a chamada comunidade internacional tradicionalmente ignora seus crimes de guerra.

VER VÍDEO, no original

Ler em South Front:

Círculos perigosos na linha de frente do Donbass

EUA falham em atender às necessidades de guerra

Caça a leopardos declarada nas linhas de frente ucranianas

Russos a caminho de sitiar outro reduto ucraniano em Donbass

Portugal - Ucrânia | LEOPARDO CRUZADO


Henrique Monteiro | Henricartoon

Portugal | LUTAR PELOS DIREITOS

Nuno Marques* | Jornal de Notícias | opinião

Sobretudo nas semanas mais recentes, a luta dos professores tem ocupado grande parte da atenção dos meios de comunicação.

É inegável que a maioria das exigências apresentadas são justas e ninguém pode verdadeiramente dizer que haja alguma reivindicação que não seja razoável.

Salários congelados há vários anos, professores que nunca conseguiram entrar no quadro ou que continuam, ano após ano, a andar de casa às costas sem perspetivas de futuro são alguns desses problemas cuja resolução tem vindo a ser adiada.

Muitas destas exigências são transversais a vários setores profissionais, até mesmo do setor privado, mas nem isso pode servir de desculpa para ignorar ou desvalorizar a luta dos docentes.

Porém, se os motivos são, assim, mais do que justos, quanto aos métodos, bem, esses deixam muito a desejar e é também inegável que "as formas imaginativas" de fazer greve ameaçam ir além de uma luta justa e democrática.

As greves, uma forma válida de os trabalhadores lutarem pelos seus direitos, são feitas para causar dificuldades. Não há greves sem perturbação. Uma paralisação de transportes que não pare esses mesmos transportes ou uma greve de professores que não interrompa as aulas é inconsequente. Mas a imaginação dos sindicatos dos professores, alguns deles mais preocupados com guerras fratricidas, vai além desse objetivo.

Os pagamentos aos funcionários para fazerem greve e fecharem as escolas, as escalas rotativas e intermináveis de paralisações são apenas alguns exemplos. Não falando sequer das óbvias consequências para os alunos e para a qualidade do ensino, convém que os professores percebam quando estiverem perante a decisão de cruzar a linha que separa uma luta justa de um conjunto de exigências de um setor em risco de se fechar sobre si mesmo.

E, se perderem a noção desse momento, podem também perder o capital de apoio que conseguiram acumular. Com consequências que podem demorar muito tempo a ultrapassar.

*Editor-executivo adjunto

Mais lidas da semana