quarta-feira, 20 de março de 2024

Viajando pelo genocídio: Combatentes dos EUA, França e Índia na guerra em Gaza

COMBATENTES ESTRANGEIROS DOS EUA, FRANÇA E ÍNDIA ESTÃO LUTANDO NA GUERRA DE ISRAEL EM GAZA

Jessica Buxbaum* | MintPress News | # Traduzido em português do Brasil

Os israelitas não são o único grupo demográfico entre as forças das FDI em Gaza. Combatentes estrangeiros de lugares tão distantes como os Estados Unidos, França, Espanha, Países Baixos e até mesmo a Índia participam activamente nas hostilidades. Embora o número exacto de combatentes internacionais em Gaza não seja conhecido, o que se sabe é que cidadãos de numerosos países parecem ser, pelo menos, cúmplices daquilo que foi chamado de genocídio.

De acordo com a Lei do Retorno de Israel, qualquer indivíduo com pelo menos um avô ou cônjuge judeu pode obter a cidadania israelense. A este respeito, muitos nascidos no estrangeiro podem servir nas forças armadas de Israel, mantendo a nacionalidade do seu local de nascimento. Muitas vezes emigram e depois servem no exército.

Actualmente, 45% dos “soldados solitários” do exército israelita, aqueles que servem mas não têm família em Israel, são novos imigrantes. O actual programa do “soldado solitário” conta com tropas de mais de 60 países, sendo aproximadamente 35% provenientes dos EUA . É importante notar, porém, que os indivíduos que fazem parte do programa de “soldados solitários” de Israel não são considerados mercenários, pois são profissionais contratados pelo governo de um país para lutar na sua guerra e não são cidadãos desse país.

Para alargar o leque de recrutamento, os militares israelitas aceitam agora a adesão de bisnetos de judeus. Embora não sejam elegíveis para se tornarem cidadãos israelenses sob a Lei do Retorno, eles podem servir no exército israelense.

Outra via é o voluntariado no programa Mahal de Israel, que permite que jovens judeus de outros países se juntem ao exército sem se tornarem cidadãos. Existem atualmente 500 voluntários Mahal nas forças armadas de Israel.

“A maioria dos mercenários que lutam por Israel agora são bem-vindos com base nas suas afiliações religiosas e dupla cidadania, tornando a sua responsabilização bastante complexa”, disse Mustafa Fetouri, jornalista e analista líbio, ao MintPress News. “Muitos países cujos cidadãos lutam por Israel, incluindo os EUA, têm leis que criminalizam tais ações, mas esta não é uma questão simples quando a dupla cidadania é tida em conta.”

CULPANDO BIBI POR TUDO – Caitlin Johnstone

Sofrendo ataques ferozes por apoiar o genocídio, o establishment dos EUA decidiu atribuir toda a culpa a Benjamin Netanyahu para se proteger de novas condenações. 

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | # Traduzido em português do Brasil

Vão realmente tentar atribuir  toda a culpa pela incineração de Gaza a Benjamin Netanyahu , para que nada tenha de mudar quando isto acabar. O império ocidental escolheu um único bode expiatório para levar embora os seus pecados, para que o status quo possa avançar sem ser impedido pela culpa ou pelas consequências. 

Eles querem que todos atribuam toda a culpa pelo genocídio de Gaza a Netanyahu, mas isto não é tudo culpa de Netanyahu. A culpa é de todo o Estado israelense. A culpa é de Joe Biden. A culpa é dos Democratas.

A culpa é de todos os apoiantes de Israel no Capitólio. A culpa é da imprensa ocidental. A culpa é do lobby israelense. A culpa é dos gestores do império não eleitos nas agências governamentais dos EUA. A culpa é de todo o império dos EUA e de todos os seus estados membros imperiais, como a Austrália, o Reino Unido, a UE e o Canadá. 

Ao tentarem fazer com que esta atrocidade em massa seja exclusivamente culpa de Netanyahu e não da gigantesca e extensa rede de instituições imensamente poderosas que tornaram isso possível, estão a trabalhar para garantir que não será necessário fazer alterações em nenhuma dessas instituições.

É exatamente como eles fizeram de Judith Miller um bode expiatório para toda a propaganda de guerra da mídia de massa no período que antecedeu a invasão do Iraque e deixaram toda a culpa pela guerra cair sobre Bush (antes de reabilitar completamente a imagem de Bush durante a administração Trump e decidir ele é um cara muito legal, afinal).

Bala de prata contra invasões do Ocidente: desdolarização do sistema internacional

A bala de prata contra as invasões bárbaras do Ocidente: desdolarização do sistema internacional

A desdolarização é urgente como um imperativo ético e humanitário contra as invasões bárbaras do Ocidente, escreve Mauricio Metri.

Maurício Metri* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Em 13 de fevereiro de 2024, o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de ajuda de 95 mil milhões de dólares para a Ucrânia, Taiwan e Israel. Segundo dados do FMI , este pacote representa um valor superior às reservas internacionais de 165 países. Ou seja, dos 194 países com reservas registadas em dólares, apenas 29 têm volumes mais significativos que o valor do pacote do Senado dos EUA. Este facto dá uma ideia da extravagância desta contribuição.

Esta notícia, transmitida quase normalmente, revela dois factos importantes. Em primeiro lugar, menciona-se a extraordinária e desproporcional capacidade de financiamento e despesa dos Estados Unidos, utilizada, entre outros objectivos, para o aumento do armamento dos seus aliados em conselhos estratégicos, a promoção de conflitos por procuração em regiões marcadas por fracturas geopolíticas e, de um ponto de vista numa perspectiva mais alargada, a execução de uma cronologia ininterrupta de guerras e intervenções militares desde 1991. Além disso, esta capacidade de financiamento e despesa também apoia uma ampla estrutura militar de alcance global com aproximadamente 750 bases militares fora do seu território nacional [1].

Em relação a esta capacidade desproporcional de financiamento e gasto dos Estados Unidos, seguem algumas breves observações discutidas em profundidade em outras ocasiões [2]. A posição do dólar americano na hierarquia monetária internacional e a forma como a economia mundial começou a funcionar após a Guerra Fria permitiram aos Estados Unidos impor o peso da sua violência ao mundo, principalmente devido ao papel que a sua dívida pública desempenha na o jogo económico global. É um sistema de extorsão porque, enquanto o mundo acumula, sem limites aparentes, títulos do Tesouro dos EUA, Washington leva a cabo uma ampla agenda de guerras e ações militares. O actual nível de endividamento do governo federal dos Estados Unidos só é comparável ao de períodos marcados por esforços de guerra significativos, uma vez que a sua dívida pública federal, medida em percentagem do PIB, já atingiu, por exemplo, níveis semelhantes aos do Segundo Guerra Mundial.

Estas vantagens ocorrem porque a absorção de títulos emitidos pelos Estados Unidos tornou-se uma política necessária para que outros estados atuem nos mercados cambiais em defesa das suas moedas e, assim, protejam, no limite, a sua autonomia sobre os instrumentos de política económica. Tudo é igual para os agentes privados, pois ter títulos do Tesouro dos EUA nas suas carteiras é imperativo para lidar com os elevados riscos de um sistema intrinsecamente instável. Esta situação é o cerne do poder monetário dos Estados Unidos, muito mais estratégico do que o próprio poder das sanções financeiras, cujas bases são também a posição do dólar no sistema internacional e amplamente utilizada por Washington contra os alvos da sua política externa.

Primavera de destroços

Lia Pereira, jornalista | Expresso (curto)

Começo por lhe fazer um convite: hoje, às 14h00, "Junte-se à Conversa" com David Dinis e Pedro Cordeiro para falar sobre "Trump vs Biden: o que esperar do remake?". Inscreva-se aqui.

20 de março. No hemisfério norte, este é o dia que assinala a chegada da primavera. Mas no retângulo ocidental a que chamamos Portugal, a época mais florida e poética do ano surge, em 2024, ensombrada por nuvens de instabilidade. Poderá não ser uma primavera de destroços, como cantavam há mais de 20 anos os Mão Morta, mas – apesar da meteorologia benfazeja - também estamos longe de um cenário idílico.

No Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu ontem Pedro Nuno Santos. Duas horas depois, o líder do Partido Socialista confirmou entregar a Luís Montenegro a tarefa de apresentar um “governo estável”, chamando a si e ao seu partido a missão de representar uma “oposição responsável”. Como tal, disponibiliza-se para, no prazo de 30 dias, chegar a um entendimento com a AD para aumentar os salários de professores, forças de segurança, profissionais de saúde e oficiais de justiça, aprovando um orçamento retificativo até ao verão.

Ainda que o resultado final das eleições permaneça por apurar, enquanto se contam os últimos votos da emigração, Pedro Nuno Santos não quer complicar (“O país precisa de um governo estável e o PS não tem uma maioria para apresentar”) e mostra-se disponível para estabelecer com Luís Montenegro um acordo sobre aumentos para vários grupos profissionais da função pública. “O Governo ainda em funções deixou-nos numa situação financeira e económica [que nos permite fazê-lo]”, acredita o secretário-geral socialista, que quer também ter uma palavra a dizer na futura localização do aeroporto. Já a hipótese de o PS aprovar o Orçamento do Estado para 2025 é, vai avisando, “praticamente impossível”.

Hoje, quarta-feira, o Presidente da República recebe a delegação da AD, na pessoa de Luís Montenegro, encerrando assim a ronda de audiências que se seguiram às eleições de 10 de março. O encontro está marcado para a hora a que a CNE (Comissão Nacional de Eleições) deixa de receber votos do estrangeiro, pelas 17h00.

Até ontem, haviam sido escrutinados e registados cerca de 260 mil votos de portugueses residentes no estrangeiro. A menos de 50 mil votos da meta, confirma-se a tendência: eleição de dois deputados para o Chega (Europa e Fora da Europa), um para o PS (Europa) e um para a AD (Fora da Europa).

Se Portugal fosse uma das séries que parecem ter substituído as novelas no imaginário coletivo, seria difícil adivinhar o desfecho desta temporada. Mais duas achegas para os próximos episódios: as reuniões à esquerda convocadas pelo Bloco arrancam esta quarta-feira, com o PAN, e o CDS mostra-se incomodado com uma possível entrada da IL no governo.

Padrinho de Ventura (PSD) apoia aliança PSD-Chega e afilhado que saúda o nazismo*

Padrinho do casamento de Ventura encabeça manifesto por aliança PSD-Chega

Rui Gomes da Silva é o primeiro dos sete militantes do PSD a subscrever o apelo a Luís Montenegro. Querem que o líder renegue a sua principal promessa eleitoral e assine um acordo com a extrema-direita para ficar quatro anos no poder.

Num manifesto divulgado esta terça-feira à imprensa, um grupo de sete militantes do PSD faz o apelo a Luís Montenegro para que quebre a sua principal promessa de campanha - o "não é não" sobre acordos com o Chega para lhe viabilizar um governo - e assine um acordo com o partido de Ventura.

O primeiro subscritor é Rui Gomes da Silva, o antigo ministro de Santana Lopes e padrinho de casamento de André Ventura, que já tinha defendido que o seu partido devia chegar a entendimentos com o Chega. 

Segue-se o líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto Miguel Corte-Real, o ex-autarca de Castelo de Paiva Paulo Ramalheira Teixeira, o médico Manuel Pinto Coelho, adversário da política portuguesa de descriminalização das drogas, João Saracho de Almeida, antigo gestor do ramo imobiliário da Mota Engil e atualmente ao serviço da sua parceira Solida Capital, com sede no Dubai e investimentos na Polónia, Susana Faria, presidente da JSD em Felgueiras, e Paulo Jorge Teixeira, presidente da Cooperativa do Povo Portuense e deputado municipal.

Os subscritores do apelo ao acordo com a extrema-direita justificam-no com a leitura que fazem do resultado eleitoral, entendendo que "os portugueses disseram que não queriam continuar a ser governados pela esquerda e deram o maior resultado, desde 1991, ao espaço não-socialista em Portugal". Assim sendo, consideram "imperativo uma solução governativa à direita, sem medos e muito menos condicionada por aquilo que deseja a extrema-esquerda".

O texto encabeçado pelo ex-ministro de Santana que ficou conhecido por ter precipitado o fim do comentário político de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI em 2004, quando acusou(link is external) o atual Presidente de "destilar ódio ao primeiro-ministro e ao Governo", vai mais longe e acusa Montenegro de "fazer o jogo da esquerda" caso rejeite fazer acordos com o Chega. "Só um acordo, que garanta um governo estável, com compromissos sólidos para quatro anos, coloca os interesses de Portugal em primeiro lugar", conclui o manifesto citado na comunicação social.

Esquerda.net | * Título PG

Portugal | Votos (quase) contados e possível novo PM. Dia 'D' das legislativas?

A contagem dos votos dos emigrantes portugueses termina hoje e serão conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa. Esta quarta-feira deverá também ser o dia em que o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro.

contagem dos votos dos emigrantes portugueses, que fizeram a sua escolha por via postal, termina esta quarta-feira, dia em que deverão ser revelados os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa e que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indigitará o primeiro-ministro

Presidência da República, recorde-se, anunciou, após as eleições legislativas de 10 de março, que "depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portuguesas no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro".

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece também que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República" após serem "ouvidos os partidos representados na Assembleia da República" e as audiências terminam esta quarta-feira, com a Aliança Democrática (AD).

Antes da coligação liderada por Luís Montenegro, foi ouvido o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, que reiterou que irá liderar a oposição, sublinhando que tal não significa que não será uma "oposição responsável".

A Argélia pede uma missão de inquérito da ONU aos territórios saharauis ocupados

Por un Sahara Libre

Genebra, março de 2024 – O embaixador Rachid Bladhane, representante permanente da Argélia, solicitou ao Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos uma missão de inquérito aos territórios saharauis ocupados. O pedido visa documentar e informar o Conselho dos Direitos Humanos sobre as violações sistemáticas dos direitos humanos e do direito internacional humanitário perpetradas pela ocupação marroquina no Sahara Ocidental.

Durante a sua intervenção na 55.ª sessão do Conselho dos Direitos do Homem, o embaixador Bladhane exprimiu a profunda preocupação da Argélia face à intransigência da ocupação marroquina. O diplomata argelino recordou as violações dos direitos humanos e a negação do direito à autodeterminação do povo saharaui, apelando a um acompanhamento constante da situação e à documentação detalhada de todas as violações.

O diplomata argelino criticou a falta de neutralidade do Presidente do Conselho, cuja presidência rotativa é exercida por Marrocos, ao organizar uma visita aos territórios ocupados. O diplomata argelino considera esta ação como uma clara falta de respeito pelo dever de neutralidade e de idealismo exigido para o exercício da função.

Bladhane sublinhou que o sofrimento contínuo do povo saharaui se deve à persistente ocupação militar do Reino de Marrocos no Sahara Ocidental. A falta de respeito pela legitimidade internacional agrava a situação e exige uma ação urgente para garantir a justiça e o respeito pelos direitos fundamentais do povo saharaui. O pedido de uma missão de apuramento de factos é um passo fundamental para a verdade e a defesa dos direitos humanos na região.

Ler/Ver em Por un Sahara Libre:

Ghali alerta para as implicações da transferência do espaço aéreo saharaui para Marrocos

O Presidente saharaui Brahim Gali reúne-se com uma delegação do Parlamento Europeu nos campos de refugiados

África do Sul exige que se acelere a descolonização do Sahara Ocidental na ONU

Sahara Ocidental silenciado no relatório do Parlamento Europeu sobre os direitos humanos devido à pressão de Marrocos

Sahara Ocidental, a última colónia de África traída por Espanha a favor de Marrocos

Alerta da Frente POLISARIO: Espanha pode ser objeto de um processo internacional por apoiar as ambições marroquinas no Sahara Ocidental

Por un Sahara Libre

Genebra, Suíça – O embaixador Abbi Bachraya Bachir, representante da Frente Polisario na Suíça e nas Nações Unidas, alertou para a possibilidade de um processo internacional, incluindo no Tribunal Europeu de Justiça, se a Espanha continuar a apoiar as ambições expansionistas de Marrocos no Sahara Ocidental.

Em entrevista à Rádio Argélia Internacional, Bachir sublinhou que o governo espanhol não só apoiou politicamente as aspirações de Marrocos, como também forneceu instrumentos jurídicos para legitimar a ocupação e a anexação do Sahara Ocidental. Bachir explicou que a deslocação da população saharaui nas zonas ocupadas está ligada à política de colonização persistente de Marrocos e à exploração ilegal dos recursos.

Sobre a possível cessão da gestão do espaço aéreo nas zonas ocupadas, Bachir mencionou a falta de confirmação oficial, mas salientou que o governo espanhol, desde março de 2022, abandonou a sua responsabilidade histórica para com o povo saharaui, evidenciada pela carta do presidente Pedro Sanchez ao rei de Marrocos, onde apoia a proposta de autonomia do Sahara Ocidental.

O embaixador saharaui sublinhou que a posição de Espanha compromete a estabilidade no Magrebe e recordou os acórdãos do Tribunal de Justiça da UE, que reconhece a separação entre Marrocos e o Sahara Ocidental, concedendo a soberania exclusiva ao povo saharaui, representado pela Frente Polisário.

No contexto do conflito que envolve a Espanha como potência administrante, a Frente POLISARIO insta o governo espanhol a reconsiderar a sua posição e a não se colocar ao lado de Marrocos no Tribunal de Justiça da UE, preservando assim os direitos do Sahara Ocidental nos acordos comerciais e de pesca com a União Europeia.

Crise política em Bissau: O Presidente terá de ceder?

Djariatú Baldé | Deutsche Welle

Após meses de crise política na Guiné-Bissau, e numa altura em que os principais atores estão de costas voltadas, analistas insistem que diálogo é a solução. O Presidente Umaro Sissoco Embaló teria um papel fundamental.

Como pôr fim à crise política na Guiné-Bissau? As eleições legislativas antecipadas que o Presidente da República prometeu agendar para breve podem ser a solução?

Em declarações à DW, Lesmes Monteiro defende que sim. O jurista e líder do partido Luz da Guiné-Bissau diz que é imperativo realizar as legislativas depois do Presidente Umaro Sissoco Embaló ter decretado a dissolução do Parlamento, em dezembro.

"Tecnicamente ou juridicamente, já não se pode falar de Parlamento", comenta Lesmes Monteiro. "Neste momento, a única via é irmos às eleições legislativas, redefinir o poder e voltar à normalidade constitucional. Se não houver uma decisão judicial que contrarie o decreto do Presidente da República, não se pode falar da Assembleia Nacional Popular. É impossível".

A jurista e ex-ministra da Justiça guineense Carmelita Pires tem uma opinião contrária. Para ela, a solução seria reabrir o Parlamento o mais depressa possível: "Efetivamente não há as mínimas condições exigidas num Estado de Direito para realizar eleições na Guiné-Bissau. A saída é simples, a Assembleia tem de se reunir."

Nova greve paralisa hospitais e escolas da Guiné-Bissau

Iancuba Dansó (Bissau) | Deutsche Welle

Arrancou em 18.03 uma greve de três dias convocada pela Frente Social dos Sindicatos da Educação e Saúde que exige ao Governo o pagamento de salários. Paralisação afeta escolas e unidades de saúde em todo o país.

Os principais liceus públicos da capital guineense, Bissau, abriram esta segunda-feira (18.03) a meio-gás, com a ausência de vários professores e alunos. Já no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), o maior do país, os serviços mínimos são claramente insuficientes para dar resposta aos vários doentes que aguardam em fila de espera. Nos serviços de Pediatria, por exemplo, várias crianças ficaram sem atendimento esta manhã.

"Fomos ao centro de saúde do nosso bairro, não nos atenderam por causa da greve. Agora vamos para a casa", disse à DW uma das várias mães que procuraram tratamento médico no HNSM. "Esta situação não deve acontecer e o nosso Governo deve focar-se nos setores de saúde e educação", advertiu.

Salários em atraso

No setor da educação, a Frente Social dos Sindicatos da Educação e Saúde exige o pagamento de salários e subsídios aos professores, a resolução das irregularidades no cumprimento do Estatuto da Carreira Docente, a melhoria das condições laborais e a atualização do currículo escolar, em conformidade com a realidade guineense.

No setor da saúde, para além do pagamento de salários e subsídios em atraso, a plataforma sindical exige a aprovação da proposta de lei sobre a carreira dos profissionais de saúde, bem como a avalização do Código Deontológico dos Enfermeiros.

Seni Djassi, porta-voz dos grevistas, salienta que não há pontos prioritários e reivindica ao Executivo em Bissau mais abertura para a discussão. "O importante que pedimos ao Governo é no sentido de nos sentarmos à mesa e [o Governo] apresentar a fórmula de execução de cada ponto, porque os pontos não têm a mesma natureza", explicou.

"É preciso que o Governo indique quando é que cada um dos pontos vai ser resolvido. É só disso que precisamos", frisou.

Uma década de disputa entre sindicatos em Governo

O ano letivo de 2014/2015 foi o último período sem sobressaltos na Guiné-Bissau. Desde então, as escolas públicas mergulharam em constantes greves, o que acentuou as desigualdades entre o ensino público e privado, e originou uma debandada de estudantes para as escolas privadas.

Rosália Djejo, presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), alerta para os riscos das sucessivas greves.

"Nós estamos a falar de uma onda de paralisações que acaba por penalizar a classe estudantil em muitas vertentes", lamentou. "Temos a questão do não cumprimento dos conteúdos programados e a redução de horas letivas", exemplificou.

A DW procurou as autoridades, porém não obteve destas nenhuma reação. 

RENAMO convoca Conselho Nacional e deixa recado a Mondlane

Silaide Mutemba | Deutsche Welle

O porta-voz da bancada da RENAMO, Arnaldo Chalaua, afirma que a reunião será determinante, pois o Conselho Nacional é o órgão encarregado de tomar uma decisão crucial: a realização ou não do congresso do partido.

"Quero garantir a todos que o Conselho Nacional vai-se reunir o mais rapidamente possível para tratarmos a nossas questões internas", declarou Arnaldo Chalaua, porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), esta terça-feira.

A reunião do Conselho Nacional está prevista para a segunda quinzena de abril.

Chalaua acrescentou, em conferência de imprensa, em Maputo, que a falta de fundos tem sido um obstáculo significativo para a marcação do congresso do maior partido da oposição, tendo destacado que o evento requer uma logística complexa.

"O calendário eleitoral está a correr e nós não nos vamos distrair com essas pequenas brincadeiras. Tudo está a ser preparado e, na devida altura, vamos ter a informação. A pressa não é amiga da perfeição", explicou.

Este anúncio ocorre numa altura em que se acentua a crise no seio da RENAMO, depois do deputado Venâncio Mondlane ter submetido ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo duas providências cautelares contra o presidente do partido, Ossufo Momade.

"Recado" para Venâncio Mondlane

A bancada parlamentar da RENAMO expressou a sua desaprovação em relação às ações interpostas no tribunal por Venâncio Mondlane, classificando-as como destituídas de fundamentos.

O porta-voz Arnaldo Chalaua afirmou que as ações de Mondlane não têm justificação e que ele tem "interesses inconfessáveis", além de utilizar a sua capacidade discursiva para denegrir publicamente a imagem do partido. Chalaua alegou que Venâncio Mondlane tem violado os estatutos do partido ao realizar atividades partidárias sem o consentimento do presidente da RENAMO, Ossufo Momade.

"A indisciplina demonstrada pelo nosso colega tem de terminar. Convidamo-lo a redefinir-se. A sociedade moçambicana tem de perceber que não há casa sem regras", apontou.

Questionado sobre a possibilidade de expulsão de Venâncio Mondlane, Arnaldo Chalaua respondeu que "a RENAMO nunca vai pensar em expulsar, até porque tudo o que ele [Mondlane] faz é vitimização".

Angola | É possível renegociar o contrato do Corredor do Lobito?

Nádia Issufo | Deutsche Welle

O Corredor do Lobito pode tornar-se num "corredor de conflitos" devido a descontentamentos a nível interno. Há queixas de fraco envolvimento dos cidadãos no projeto e de benefícios ínfimos para as comunidades.

Quando a palavra de ordem a nível mundial é a transição energética, Angola emerge com um trunfo na mão que vai permitir uma transição da indústria automóvel com maior fôlego: o acesso mais fácil e eficaz as fontes de matérias-primas.

Estamos a falar do cobre extraído da vizinha Zâmbia e República Democrática do Congo (RDC), essenciais para o fabrico de carros elétricos, um setor dominado por dois gigantes mundiais e rivais: a China e os EUA.

Com o Corredor do Lobito, haverá um encurtamento de rotas vantajoso para os EUA, lembra o economista Nataniel Fernandes: "Dada a geografia de Angola e do Corredor do Lobito, eles podem ter um acesso muito mais rápido a esses minerais e fazer evoluir essa indústria dos carros elétricos na própria América e não dependerem tanto, porque eles dependiam, de certa forma, da China, que é um dos grandes produtores desses mesmos carros".

O economista sublinha que os norte-americanos "têm agora uma nova fonte mais eficiente. Isso para a América é muito bom, mas para a China é mau". Esse é um "golpe" que não terá sido bem recebido por Pequim, que além de ter investido na reconstrução da linha férrea que integra o Corredor do Lobito no pós-guerra civil em Angola, também tinha os seus projetos mercantilistas assentes no Corredor do Lobito.

Greve geral em Angola "é legítima e faz todo o sentido"

Djariatú Balde | Deutsche Welle

A organização não-governamental OMUNGA está solidária com a greve geral de três dias em Angola devido à situação "difícil" que os funcionários públicos enfrentam tendo em conta o aumento de custo de vida no país.

Em Angola, os funcionários públicos iniciaram esta quarta-feira (20.03) uma greve geral de três dias para exigir do Governo, entre outros pontos, o aumento do salário mínimo e a redução do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT).

Em entrevista à DW África, o coordenador da organização não-governamental (ONG) OMUNGA, João Malavindele, afirma que o Executivo angolano deve encontrar respostas urgentes através do diálogo e de acordos concretos com as centrais sindicais, para evitar que a greve se alastre por muito tempo.

DW África: As centrais sindicais angolanas convocaram greve geral que se inicia esta quarta-feira. Enquanto líder de uma organização da sociedade civil, como é que está a acompanhar esta situação?

João Malavindele (JM): Acompanho com bastante atenção, mas em todo o caso importa dizer que conhecendo um pouco da realidade do nosso país, o custo de vida está elevado e toda essa situação social que estamos a viver, resolvendo, por exemplo, o problema da classe trabalhadora, estaríamos também a resolver grandes problemas que hoje infernam a nossa sociedade. Porque são os trabalhadores que têm dificuldades de alimentar as suas famílias, de ter acesso aos outros serviços públicos que são de necessidades básicas. Então, como organização da sociedade civil não temos como não nos solidarizarmos com os trabalhadores e apoiar de forma incondicional as suas lutas.

O Coro dos Farsantes -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Um dia descobrimos que as cantorias também eram luta. Escrevi uns versos que entreguei ao Mário Rui Silva (o maior depois de Liceu Vieira Dias) e ele pôs música lá dentro. Mas jurou que as palavras já eram musicais. Nesse tempo havia um festival em Luanda e convidámos Tino Catela, voz de diamante, para se apresentar no palco com a canção. Claro que a peça foi reprovada. As lagoas da chuva nos musseques eram mares cruzados por almirantes enfeitados com flores de fome. E os amigos morriam na prisão: Rei é capitão soldado e ladrão!

Reis jamais. Prisões nunca. Não à morte dentro ou fora das celas. Até na cama. Cada morto no genocídio da Faixa de Gaza somos nós que morremos definitivamente. Só existimos porque existem os outros, sejam vizinhos, próximos ou longínquos. Somos filhos da Humanidade ainda que alguns tenham sido perfilhados pela madrugada.

Se alguém morre na prisão o crime é múltiplo. Construir prisões é criminoso. Não estou a falar apenas de estabelecimentos prisionais, masmorras, cárceres, fortalezas. Também falo do lar doce lar. Da escola bafienta. Dos guetos. Das barracas. Prender seja quem for é crime contra toda a Humanidade.

Durante o ano de 2023 morreram 51 prisioneiros nos cárceres portugueses. Destes 14, dizem os carcereiros, suicidaram-se. Estão muito enganados. Morrem todos de pena. Não desenharam nas paredes das celas uma bicicleta para passearem nela pelas avenidas do sonho. Como fez o meu saudoso amigo Luís Veiga Leitão. Os carrascos pensavam que o poeta ia ajoelhar-se e pedir perdão. Qual o quê! Montava no desenho da bicicleta e passeava-se pelo mundo, pelas páginas dos livros, pelos corpos do delito de amor, pela atmosfera da liberdade.

(Acabo de ser informado que faleceu Amândio Clemente, o mais espantoso jornalista desportivo que conheci. Aprendi muito com ele. Às vezes ouvia-me e aceitava as minhas soluções. Tinha uma paciência infinita para com os jovens que davam os primeiros passos na profissão. Perdi um amigo. O Jornalismo Angolano perdeu um dos seus melhores profissionais. A equipa desportiva do Jornal de Angola, sob a batuta do mestre Honorato Silva, era excelente. Entre essa excelência estava o Amândio Clemente. Dedicava-se ao Jornalismo com o mesmo amor com que defendeu a Pátria nas fileiras das FAPLA. Comandante Amândio, estou a chorar por nós!)

Ao longo do ano de 2023 foram executados nas prisões dos EUA 23 reclusos. Morreram 1.700 durante a pandemia COVID-19. Todos os anos morrem às centenas. Causas naturais, suicídios, espancamentos, rixas entre prisioneiros. O sistema prisional do estado terrorista mais perigoso do mundo mata que se farta. Nunca se esqueçam do campo de concentração de Guantánamo. Estão lá prisioneiros que nunca foram julgados nem sequer acusados.

Mais lidas da semana