quarta-feira, 20 de março de 2024

Bala de prata contra invasões do Ocidente: desdolarização do sistema internacional

A bala de prata contra as invasões bárbaras do Ocidente: desdolarização do sistema internacional

A desdolarização é urgente como um imperativo ético e humanitário contra as invasões bárbaras do Ocidente, escreve Mauricio Metri.

Maurício Metri* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Em 13 de fevereiro de 2024, o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de ajuda de 95 mil milhões de dólares para a Ucrânia, Taiwan e Israel. Segundo dados do FMI , este pacote representa um valor superior às reservas internacionais de 165 países. Ou seja, dos 194 países com reservas registadas em dólares, apenas 29 têm volumes mais significativos que o valor do pacote do Senado dos EUA. Este facto dá uma ideia da extravagância desta contribuição.

Esta notícia, transmitida quase normalmente, revela dois factos importantes. Em primeiro lugar, menciona-se a extraordinária e desproporcional capacidade de financiamento e despesa dos Estados Unidos, utilizada, entre outros objectivos, para o aumento do armamento dos seus aliados em conselhos estratégicos, a promoção de conflitos por procuração em regiões marcadas por fracturas geopolíticas e, de um ponto de vista numa perspectiva mais alargada, a execução de uma cronologia ininterrupta de guerras e intervenções militares desde 1991. Além disso, esta capacidade de financiamento e despesa também apoia uma ampla estrutura militar de alcance global com aproximadamente 750 bases militares fora do seu território nacional [1].

Em relação a esta capacidade desproporcional de financiamento e gasto dos Estados Unidos, seguem algumas breves observações discutidas em profundidade em outras ocasiões [2]. A posição do dólar americano na hierarquia monetária internacional e a forma como a economia mundial começou a funcionar após a Guerra Fria permitiram aos Estados Unidos impor o peso da sua violência ao mundo, principalmente devido ao papel que a sua dívida pública desempenha na o jogo económico global. É um sistema de extorsão porque, enquanto o mundo acumula, sem limites aparentes, títulos do Tesouro dos EUA, Washington leva a cabo uma ampla agenda de guerras e ações militares. O actual nível de endividamento do governo federal dos Estados Unidos só é comparável ao de períodos marcados por esforços de guerra significativos, uma vez que a sua dívida pública federal, medida em percentagem do PIB, já atingiu, por exemplo, níveis semelhantes aos do Segundo Guerra Mundial.

Estas vantagens ocorrem porque a absorção de títulos emitidos pelos Estados Unidos tornou-se uma política necessária para que outros estados atuem nos mercados cambiais em defesa das suas moedas e, assim, protejam, no limite, a sua autonomia sobre os instrumentos de política económica. Tudo é igual para os agentes privados, pois ter títulos do Tesouro dos EUA nas suas carteiras é imperativo para lidar com os elevados riscos de um sistema intrinsecamente instável. Esta situação é o cerne do poder monetário dos Estados Unidos, muito mais estratégico do que o próprio poder das sanções financeiras, cujas bases são também a posição do dólar no sistema internacional e amplamente utilizada por Washington contra os alvos da sua política externa.

O segundo facto relacionado com as notícias sobre um pacote de ajuda à Ucrânia, Taiwan e Israel diz respeito aos objectivos dos Estados Unidos. A prioridade não é propriamente Kiev, Taipei ou Tel Aviv, mas o papel que desempenham para Washington nas regiões onde se encontram. A extraordinária contribuição de recursos revela, na prática, os alvos prioritários da Casa Branca, nomeadamente Moscovo, Pequim e Teerão. Estes estão presentes há muito tempo em diferentes formulações da Estratégia de Segurança Nacional e nos documentos de política externa de Washington.

O ponto central é que o Atlântico Norte, particularmente os Estados Unidos, já foi superado pela Rússia no desenvolvimento de armas estratégicas, especialmente as hipersónicas. Este novo desenvolvimento representou uma revolução na arte da guerra e uma parte essencial do Ocidente ainda não o compreendeu completamente. Por outro lado, do ponto de vista económico, a China já é a maior economia do mundo , correspondendo, em 2023, a 18,82% do PIB mundial com base na paridade do poder de compra (PPC), enquanto os Estados Unidos, 15,42%. Para piorar a situação para o Ocidente, durante mais de duas décadas, Pequim e Moscovo têm desenvolvido e aprofundado parcerias estratégicas em vários domínios sensíveis das relações internacionais: armas, tecnologia, energia, moeda, finanças, etc.

No quadro do Sudoeste Asiático, o cenário também não é muito favorável aos Estados Unidos. O Irão, o seu principal adversário regional, assumiu, ao longo da última década, uma posição chave na articulação de uma série de forças de resistência à política dos EUA neste conselho. Além disso, o Irão conseguiu resistir a pesadas sanções financeiras e desenvolver uma capacidade essencial de iniciativa estratégica. Além disso, as relações de Teerão com Pequim e Moscovo estão a avançar significativamente. Três acontecimentos recentes deram o tom das transformações. Em julho de 2023, quinze anos após o seu primeiro pedido, o Irão aderiu oficialmente à Organização de Cooperação de Xangai. Um mês depois, em agosto de 2023, foi formalizado o seu convite para aderir aos BRICS, ocorrendo efetivamente no início de 2024. Para tornar a região do Sudoeste Asiático ainda mais complexa, a Arábia Saudita seguiu o Irão, juntando-se aos BRICS. Associado a isto, as relações diplomáticas entre Riade e Teerão, cortadas desde 2016, foram retomadas em março de 2023 e formalizadas oficialmente em 6 de setembro de 2023, um mês antes da eclosão do conflito em Gaza. Para preocupação de Washington, Pequim mediou este processo.

Perante este quadro geral, o pacote de ajuda dos Estados Unidos à Ucrânia, Taiwan e Israel indica a vontade de Washington em continuar a apostar na instabilidade crescente de três regiões: a Europa, o Mar da China Meridional e o Sudoeste Asiático. Em última análise, pretende redesenhar estas tabelas reconfigurando as correlações de forças, tentando recriar fissuras entre países essenciais nestas regiões. Para isso, utiliza a crescente militarização, a promoção de rivalidades e a promoção e financiamento de guerras. É preciso ficar atento porque, neste jogo, os Estados Unidos têm uma arma exclusiva: uma capacidade de financiamento e gasto desproporcional devido à hierarquia monetária internacional e à forma como a economia mundial começou a funcionar nas últimas décadas.

No caso do Mar da China Meridional, podemos observar a consolidação de um limite crítico devido ao nível alcançado pelo processo de militarização de Taiwan devido à pressão dos Estados Unidos, que também continua a fortalecer os seus dois cinturões de base militar bloqueando a saída da China para os mares. Ben Norton, editor do Relatório de Economia Geopolítica, descreveu -o: “Washington aprovou a perigosa venda do sistema de comunicações Link 16 a Taiwan. Esta aprovação é o elo final daquilo que os militares dos EUA chamam de cadeia de morte de coligação transnacional contra a China e sinaliza um compromisso com a guerra cinética.” Perante iniciativas como estas e a capacidade de resposta chinesa, os países da região reagem de forma contraditória, aquecendo velhas fissuras e antagonismos que de outra forma estariam congelados.

Contudo, o que tem acontecido na Europa e, sobretudo, na Faixa de Gaza é ainda mais surpreendente. No primeiro caso, os Estados Unidos insistem em prolongar o conflito na Ucrânia para aumentar o fosso entre o Ocidente e a Rússia, restaurando, em última análise, o cordão sanitário entre Berlim e Moscovo, mesmo que, para o fazer, imponham elevados custos económicos à Europa. Esta situação, aliás, explica a aparente contradição em persistir num contexto marcado por uma Ucrânia já derrotada e sem hipóteses contra o poderoso exército russo. Contudo, Washington não procura exactamente uma vitória no campo de batalha; em vez disso, pretende defender o princípio da NATO desde a sua criação, há muito tempo: manter a Rússia fora da Europa, os EUA dentro e a Alemanha agachada. Deste ponto de vista, a guerra na Ucrânia serviu os propósitos da Casa Branca.

Os Estados Unidos parecem seguir uma lógica semelhante na Faixa de Gaza. Para alcançar objectivos geopolíticos mais amplos, apostam também na escalada de conflitos na região através do apoio e financiamento do genocídio israelita do povo palestiniano, que resiste há muito tempo a um Estado fortemente armado e estruturado num apartheid, colonial e regime racista. O que escapou a Washington foi que, devido à escala da violência, surgiram graves questionamentos no campo da ética internacional sobre as ações das Forças de Defesa de Israel. Face à desumanidade israelita, as autoridades do Atlântico Norte começaram a hesitar. Porém, já é tarde demais. Para o resto do mundo, se o Ocidente, ao qual Israel se liga, se autodenomina uma “civilização” e coloca os palestinos no campo da “barbárie”, é isso que a chamada “civilização” tem feito à “barbárie”. ”: o bombardeamento e a execução diária de uma população civil desarmada e faminta, composta maioritariamente por mulheres e crianças; a utilização da fome e das doenças como armas de guerra para exterminar os palestinianos, bloqueando alimentos e medicamentos; a destruição das infra-estruturas de Gaza, incluindo o bombardeamento deliberado de hospitais e escolas; e o assassinato daqueles que trabalham para ajudar as vítimas (médicos palestinos e funcionários de organizações internacionais) e jornalistas que ousam revelar ao mundo os crimes de guerra de Israel.

Neste cenário de horrores inimagináveis, fica a impressão de que Washington aposta numa possível escalada contra Israel na região, como é o caso dos ataques Houthi no Mar Vermelho, cujas consequências têm o potencial de alimentar antigas divergências entre diferentes intervenientes na região, como, por exemplo, entre a Arábia Saudita e o Irão. Não por outra razão, os EUA e a Inglaterra não perderam a oportunidade de bombardear rapidamente territórios no Iémen, dominados pelos Houthis. Este contexto explica, aliás, o cuidado com que o Irão se movimenta face a tal situação apesar de ter sido alvo de ataques terroristas. O Irão procura evitar uma escalada contra Israel, que possui armas nucleares, ao mesmo tempo que não deixa de coordenar e apoiar diretamente diferentes forças na região, como os Houthis no Iémen, o Hamas em Gaza, o Hezbollah no Líbano e grupos armados. no Iraque e na Síria.

Resumindo, não é difícil perceber que a energia que alimenta a máquina de violência dos Estados Unidos em diferentes partes do mundo (como a militarização no Mar da China Meridional, a guerra quente na Ucrânia, ou mesmo o genocídio na Gaza) provém de uma importante fonte de abastecimento: a capacidade desproporcional de financiamento e despesa dos Estados Unidos, derivada da posição da sua moeda na hierarquia monetária global e da forma como o sistema económico internacional tem funcionado desde o fim do Frio. Guerra. Desta forma, o mundo, ao continuar a absorver, sem limite aparente, títulos da dívida pública americana, financia a violência perpetrada por Washington, por mais contraditória que isso possa parecer.

Portanto, a desdolarização do sistema internacional tornou-se uma “bala de prata” para desmantelar uma parte essencial desta máquina de guerra sem confronto militar. Por esta razão, a desdolarização é urgente não só como um objectivo geopolítico de primeira ordem para o chamado Sul Global, mas também como um imperativo ético e humanitário contra as invasões bárbaras do Ocidente.

REFERÊNCIAS

[1] Para mais detalhes, consulte: Vine, D. Os Estados Unidos da Guerra: uma história global dos intermináveis ​​conflitos da América, de Colombo ao Estado Islâmico . Oakland: University of California Press, 2020.
[2] Para mais detalhes, ver: Metri, M. História e Diplomacia Monetária . Editora Dialética, São Paulo, 2023.; Metri, M. O poder monetário dos EUA e as lutas pela desdolarização internacional . Pesquisa Global, mar. 2021; Metri, M. Geopolítica e diplomacia monetária: o sistema global de tributação do dólar e as iniciativas de desdolarização da economia internacional . Economia e Sociedade, v. 3, pág. 719-36, dez. 2020.
[3] Para mais detalhes, consulte: Martyanov, A. Losing Military Supremacy: the Myopia of American Strategic Planning. Atlanta: Clarity Press, 2018.

* Mauricio Metri é Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (UFRJ). Doutor, Mestre e Pós-Graduação em Economia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana