Desta vez a Imagem Escolhida que habitualmente dedicamos aos cartoons nacionais e estrangeiros traz um Cromo tenebroso, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Ele, com voz afunilada com 'fliks-flaks' imprevistos parece estar na adolescência e na mudança de voz.
Carlos Moedas é de Beja (baixo alentejo) mas ocupa e dirige a autarquia de Lisboa para a descaraterizar a vários níveis com os seus estrangeirismos em pose de maloio com postura evidente e prejudicial de 'o estrangeiro é que é bom'. Passearmos na capital mostra-nos a imensidão daquilo que ele vai destruindo e descaracterizando em Lisboa naquilo que é histórico - lojas, praças, ruas, etc. etc..
Basta de tanta emigração concentrada na capital. Basta de entrarmos em lojas em que não nos percebem porque não sabem português e em que não têm os produtos habituais em Portugal para venda, nem sucedâneos. Basta de querer mudar Lisboa cegamente com mentalidade de maloio estrangeirado. Basta de propaganda fraudulenta de chico-esperto. Para quem nasceu e sempre viveu durante décadas em Lisboa, Moedas é uma ofensa extremamente prejudicial para a cidade capital de Portugal, Lisboa.
Redação PG
Sem comentários:
Enviar um comentário