quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Festival da Lusofonia conta este ano com mostra gastronómica dos países de língua portuguesa




PNE - LUSA

Macau, China, 06 out (Lusa) - O Festival da Lusofonia em Macau vai apresentar este ano pela primeira vez, entre os dias 20 e 30 deste mês, uma mostra gastronómica dos países de língua portuguesa num restaurante local com a participação de chefes lusófonos.

Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, a par de Goa, Damão e Diu vão dar a conhecer ao longo de dez dias as respetivas culturas coexistentes em Macau, o único local na China a acolher uma iniciativa do género pelo seu papel político-estratégico de plataforma com os países de língua portuguesa.

O Festival da Lusofonia e a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa enquadram-se no Plano de Ação para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a lusofonia, salientou hoje em conferência de imprensa a secretária-geral adjunta do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Rita Santos.

Esse plano de ação, assinado em novembro de 2010 na 3.ª conferência ministerial do Fórum Macau, "realça a necessidade de existir um maior intercâmbio cultural entre a China e os países de língua portuguesa e Macau tem um papel de relevo a desempenhar", sustentou a responsável na apresentação do cartaz do evento.

Neste contexto, o Festival da Lusofonia conta este ano com um orçamento e programa reforçados, resultando de um investimento de 6,85 milhões de patacas (644 mil euros) do Secretariado Permanente do Fórum Macau e de 1,7 milhões de patacas (160 mil euros) do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais de Macau (IACM).

Alguns dos principais pontos turísticos de Macau, como o cenário arquitetónico português das Casas Museu da ilha da Taipa e o Largo do Senado, serão o palco do festival dirigido à população local e visitantes da Região e que pretende "refletir a especificidade de Macau que é este encontro das culturas da China e dos países lusófonos", observou Rita Santos.

O cartaz alarga-se pela primeira vez ao restaurante panorâmico da Torre de Macau, onde dez chefes de cozinha vão diariamente confecionar pratos típicos dos respetivos países de língua portuguesa.

A organização decidiu ainda lançar as "Paradas da Lusofonia" pelas ruas da cidade para atrair mais participantes, cujo número tem aumentado anualmente, como constatou o administrador do conselho de administração do IACM, Henry Ma, apontando que só na edição de 2010 o evento contou com a participação de 15 mil pessoas.

O festival abrangerá também uma feira de artesanato com 10 expositores das comunidades lusófonas locais e um da província chinesa de Jiling, espetáculos de artistas como a cantora portuguesa de ascendência cabo-verdiana Carmen Souza, os brasileiros Patubatê e os angolanos Acapaná.

Exposições da artista timorense Maria Madeira e de Manuela Jardim, da Guiné-Bissau, jogos tradicionais portugueses, torneios de matraquilhos e de futebol de 7, bem como passeios de pónei para crianças são outras das propostas do evento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana