SOL - LUSA
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, viaja na quinta-feira para os Estados Unidos para participar na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Timor-Leste, devendo reunir-se com o seu homólogo português.
«Será uma reunião onde iremos avaliar os últimos seis meses da presença da Missão Integrada da ONU para Timor-Leste (UNMIT) e também já estamos a antecipar o que será a decisão do Conselho de Segurança em Fevereiro em relação ao que será a extensão do mandato desta missão da ONU por forma a trabalhar e completar o seu trabalho até final de Dezembro de 2012», afirmou à agência Lusa o ministro. A reunião vai decorrer no próximo dia 22.
Segundo Zacarias da Costa, o «próximo ano será um ano de eleições e é importante que a presença da ONU seja visível no país».
Mas, disse, depois do período eleitoral vai começar a redução da presença da ONU que irá «culminar em Dezembro com o fim do mandato».
«Eu creio que Timor irá viver uma nova fase, uma fase ainda difícil porque é um teste à capacidade de liderança dos próprios timorenses, continuamos a precisar de apoio técnico, mas creio que também é uma altura depois de 10 anos de independência para também mostrarmos que conseguimos conduzir os destinos do nosso país», salientou Zacarias da Costa.
As autoridades timorenses e as Nações Unidas assinaram recentemente um Plano de Transição sobre a saída da UNMIT do país, para que decorra sem «sobressaltos».
Antes de chegar a Nova Iorque, o ministro timorense participa quinta-feira em Bali, Indonésia, na 19ª Cimeira das Nações do Sudeste Asiático.
Sem comentários:
Enviar um comentário