terça-feira, 15 de novembro de 2011

Timor-Leste: MNE espera que comunicado final de reunião de homólogos da ASEAN...




... considere admitir país na organização

MSE - LUSA

Díli, 15 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse hoje esperar que o comunicado final da reunião de chefes da diplomacia da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) considere admitir o país na organização.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da ASEAN estão hoje reunidos em Bali, Indonésia, num encontro que antecede a 19ª Cimeira daquela organização, a realizar entre quinta-feira e sábado, e de onde poderá sair uma posição sobre a adesão de Timor-Leste à organização.

"Creio que os meus colegas terão também essa perspetiva e espero que o comunicado final reflita aquilo que nós todos esperamos, que é uma admissão em princípio de Timor-Leste com algum tempo definido ou não de transição, mas o mais importante é o reconhecimento de que Timor-Leste faz parte da família do sudeste asiático e que a curto prazo iremos ser membro de pleno direito da ASEAN", afirmou Zacarias da Costa à Agência Lusa.

Segundo Zacarias da Costa, Timor-Leste vai continuar a trabalhar mesmo num cenário de transição "com mais ou menos anos" ou com um roteiro orientador.

"O mais importante é a reafirmação de que Timor-Leste faz parte da família do sudeste asiático e que a breve trecho seremos admitidos com membros de pleno direito", sublinhou o ministro.

Ainda no âmbito do processo de adesão de Timor-Leste à ASEAN, o Presidente de Timor-Leste vai reunir-se na quarta-feira em Bali com o seu homólogo indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.

Na sequência do encontro, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense dará uma conferência de imprensa em Díli.

O pedido formal de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi entregue à Indonésia, país que detém a presidência daquela organização, em março.

Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas têm sido os países mais entusiastas da entrada imediata e incondicional, enquanto Laos, Camboja e Birmânia chegaram a defender que primeiro Timor-Leste devia ter o estatuto de observador.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas, defendendo que Timor-Leste deveria aguardar pela consolidação da ASEAN em 2015, devido a ter ainda alguns problemas internos a resolver.

Sem comentários:

Mais lidas da semana